quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

[Resenha] Os bons segredos

|
Autora: Sarah Dessen
Páginas: 408
Editora: Seguinte
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 


Eu nunca havia lido nenhuma obra da Sarah Dessen então, quando a Editora Seguinte ofereceu Os bons segredos para resenhar no blog, aproveitei a oportunidade. Sempre li muitos elogios quanto a escrita da autora, e a vontade de ler algo dela sempre foi grande, mas realmente faltou um empurrãozinho. Depois de finalizar a leitura entendi porque os leitores falam tão bem da Sarah, minha primeira experiência com a escrita dela foi sensacional. 

A história inteira me prendeu e me fez mergulhar em sentimentos diversos: a leitura me arrancou sorrisos, me fez ficar roxa de raiva, fez eu me apaixonar por um personagem completamente fictício - mas quem liga? -, e me emocionar. Porém, mesmo sentindo tudo isso, achei que todo o suspense que a sinopse e a narrativa dão foi desnecessária, porque se for se basear nisso, vai haver muita decepção. Algumas questões achei que poderiam ter sido narradas de forma mais profunda, para dar ênfase no segredo envolvido, que no fim, não é nada muito chocante, apesar de ser horrível, claro. Eu realmente resolvi deixar de lado esse ponto, aproveitando vários outros elementos da trama.

Sidney é invisível dentro da própria família. Sempre ofuscada pelo irmão mais velho, isso só piora quando ele acaba machucando uma pessoa e vai parar na prisão. É então que praticamente os pais vivem para ele, sem prestar muita atenção na filha. Cansada de ser julgada pelos atos do irmão, e querendo começar do zero, ela resolve mudar para uma escola pública, bem diferente da anterior, mas lá, acaba conhecendo amigos inesquecíveis e que vão fazê-la se descobrir como pessoa.

Eu adoraria sentir pelo menos uma vez a sensação de me deparar com uma coisa quebrada e enxergar uma saída em vez de um final.

Os bons segredos nos mostra a vida de um adolescente, época em que é tão bom se apaixonar. Ou que os problemas com os pais se tornam uma tempestade em copo d'água. No entanto, Sarah nos leva mais adiante ao nos mostrar problemas familiares intensos e angustiantes. Sidney vive a culpa do irmão, é invisível para os pais e precisa lidar com uma situação muito constrangedora. Sua vida tem muitos altos e baixos, quando o leitor acha que tudo vai ficar bem, percebe que seria fácil demais, e lá vem a autora destruir nossas esperanças.

Sobre os personagens: senti muito pena de Sidney, mas ao mesmo tempo, muita raiva por ela não se impor e dar um basta em tudo. Me dá nos nervos esse tipo de personagem passiva, que deixa as coisas como estão. Em compensação, adorei toda a família Chatham, com sua alegria de viver e simplicidade. Acho que essa amizade foi algo bom para Sidney, que a fez amadurecer e enxergar a vida com outros olhos. 

A trama tem seus altos e baixos, assim como a vida de Sidney, mas de forma geral foi uma excelente história. Pode não ter nada de insperado e chocante como o aguardado, mas me encantou mesmo assim. A leitura é muito fluída, terminei em poucos dias por falta de tempo, senão teria sido em algumas horas. Já quero ler mais livros da autora! E eu me apaixonei por essa capa, achei demais os cavalos escapando do carrossel. Recomendo!

21 comentários:

  1. Olá linda,

    Personagens passivos dão nos nervos de todo mundo. Dar vontade de dar uns tapas para ver se eles acordam para a vida, mas cada um tem seu tempo de reagir aos acontecimentos diários.

    Beijos!
    Feliz 2016!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa.
    Eu ainda não li nada da autora e só vejo elogios a esse livro. A premissa da história é muito boa e o tema abordado me interessa bastante. Quando os pais deixam claro suas preferencia por algum dos filhos, é claro que alguma coisa dá errado. E não sei mas já comecei não gostando da protagonista por ser passiva. Dá vontade de entrar na história e dar uns safanões na pessoa hehe. Mas é um livro que eu quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu sou doida para ler Os Bons Segredos, porque a Pam recomendou e achei o livro sensacional. Quero muito conhecer a escrita da Sarah Dessen e espero ler em breve. Gostei da sua resenha, mas acho que ficaria chateada com a personagem porque odeio personagens passivos e sem atitude. Mas okay.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha... os melhores personagens são aqueles que nos dão vontade de matá-los!!
    Eu não conhecia a autora e sua obra, mas parece ser uma leitura bem interessante. Gosto bastante da Editora Seguinte, de forma que arriscaria a leitura. Que a parceria dure!
    Feliz 2016!
    Até + ver! Nu.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem?
    Ainda não li nada da Sarah Dessen, mas tenho muita curiosidade de conhecer a escrita da autora!
    Achei a premissa de Os Bons Segredos bem interessante e se eu tiver oportunidade quero ler.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    Esse livro é uma das minhas metas de 2016 e confesso que fiquei um pouco receosa com a leitura agora.
    Gostei muito da sua resenha e acho que você levantou pontos extremamente importantes. Quero entender o que acontece com a Sidney e qual o segredo.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ele não me chama a atenção! Acho que tb não gosto de personagens passivas, e apesar de tudo que esse livro parece ensinar, ainda não me despertou interesse...

    Bjus e feliz 2016!
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu também nunca li nada da autora e sempre tive muita vontade, apesar que várias pessoas me falaram que não é bom começar por esse livro, mas seilá, acredito que se eu tivesse uma oportunidade não pensaria duas vezes para ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa, e´tão bom quando nosso primeiro contato com o autor nos faz se apaixonar por sua escrita *-* O livro em si parece ser bem legal com um bom drama, personagens passivas também me incomodam bastante, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler o livro e conhecer a escrita da autora *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, dei um sorriso enorme aqui quando você disse que gostou da escrita da autora, sou apaixonada pelas histórias Teen dela desde que li A Caminho do Verão, que aliás recomendo. É tão com quando alguém curte o mesmo que a gente. quanto a esse livro estou com ele aqui e com certeza esse ano ainda farei a leitura, estou bem curiosa pela história, já que li só elogios sobre a história.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da autora e na época do lançamento desse livro fiquei com muita vontade de conhecer a escrita da autora devidos aos imensos elogios, que bom que se apaixonou pela escrita já no primeiro contato. Fiquei curiosa de como esses altos e baixos se relacionam com os bons segredos!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tá ai um livro que vou ler este ano com toda certeza. Só vejo críticas positivas sobre ele. Me chama atenção esse drama familiar, e também da protagonista não ser coitadinha, ao contrário, ela faz de tudo para enfrentar o que vier. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Nunca li nada da autora,na verdade nunca tinha visto esse livro.
    Mas a sua opinião me cativou muito em relação ao livro.
    Vou colocar na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu não li nada dessa autora. Gostei muito do enredo. Adoro livros adolescente, todo o drama vivido nessa fase é revelador. Também não gosto de personagens que passa tudo calado, mas fazer o que né?
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ou Andressa,
    Sou mais uma do coro não li nada da autora, mas sua resenha me fez já correr na livraria e comprar o meu.
    Sobre personagens ( e pessoas) passivos às vezes tenho vontade de entrar no livro e esbofete- los kkkkkkk.
    Mas um livro bom é aquele que mexe com o sentimento do leitor e esse é um deles pelo visto.
    Adorei a dica.
    Bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ou Andressa,
    Sou mais uma do coro não li nada da autora, mas sua resenha me fez já correr na livraria e comprar o meu.
    Sobre personagens ( e pessoas) passivos às vezes tenho vontade de entrar no livro e esbofete- los kkkkkkk.
    Mas um livro bom é aquele que mexe com o sentimento do leitor e esse é um deles pelo visto.
    Adorei a dica.
    Bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amiga a companhia das Letras me enviou esse livro, mas quem leu mesmo foi a Agatha. Até dei o livro de presente pra ela que sinceramente adorou a leitura. Eu também estou doida para ler, mas vou pegar em ebook já que estou me acostumando com o meu kindle agora. Espero poder gostar, porque me parece ser uma estória tocante e reflexiva sobre nossa vida do dia a dia. Acho muito legal. Vamos ver se rola nesses meses seguintes ai =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-2015-livros-e-outras.html

    ResponderExcluir
  18. Olá, você acredita que nunca tinha parado para ver que era um cavalo fugindo do carrossel na capa? o.o
    Eu acho que gostaria bastante de ler um livro assim que mesmo sendo cheio de drama, ainda sim é um terreno firme sem grande turbulências e fora que tu diz ser bem fluído e isso é maravilhoso, fiquei bem interessada em conhecer a escrita da autora.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    Sua resenha passa exatamente o que iremos encontrar na história e a intensidade. Já tinha visto alguns comentários bons e ruins. Quero ler ele para poder tirar a minha conclusão. A capa é muito bonita e expressa muito a ideia do livro.

    Feliz 2016
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa!!
    Sempre tive certa curiosidade em ler algo da Autora, e desde que Os Bons Segredos foi lançado eu tenho visto bons comentários sobre ele, acho que finalmente é minha chance.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie, Nunca li nada da autora, mas estou bem curiosa a respeito desta obra, afinal estão flando muito a respeito e minha curiosidade acabou crescendo

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir