sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

[Resenha] O maravilhoso mágico de Oz

|
Autor: L. Frank Baum
Páginas: 208
Editora: O melhor de cada tempo
Série: Mundo de Oz, 1
Dorothy é uma órfã que vive no interior do Kansas com seus tios. Inesperadamente, um ciclone a leva para uma misteriosa e fantástica terra, um lugar mágico e colorido, cercado por um deserto imenso e governado por um mago poderoso. Em seu caminho, Dorothy enfrenta muitos perigos como bruxas malvadas e monstros gigantes, mas conhece também três amigos incríveis que vão ajudá-la nessa jornada: um Espantalho que deseja um cérebro, um Leão que queria ser corajoso e um Homem de Lata que espera ganhar um coração. Os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz que, segundo dizem, pode realizar todos os seus desejos, e assim Dorothy poderá, finalmente, voltar à casa de seus tios.

Eu já havia lido esse clássico escrito por Baum, mas este é aquele tipo de história que você precisa reler muitas vezes, pela bela mensagem que traz e por ser tão cativante e leve. Quando eu vi essa edição da Vermelho Marinho, que saiu pelo selo O melhor de cada tempo, eu precisava muito ler. E foi através dela que descobri que na verdade há uma série sobre o mundo de Oz, imaginem a minha empolgação quando soube disso. Foi muito bom reler a obra, e poder entender coisas que antes não tinha reparado.

Dorothy, como a maioria deve saber, é a garotinha que é levada por um tornado quando estava dentro de casa, e assim, vai parar na terra de Oz. Lá ela conhece bruxas boas e más, e companheiros que irão ajudar na sua jornada para chegar até Oz, o grande e poderoso mago, e assim poder voltar para o Kansas. Espantalho, Leão e Homem de Lata também querem muito algo, e vão junto com a menininha e seu cãozinho, Totó, em busca do homem que tem fama de poder fazer qualquer coisa. Com certeza alguém desse tipo pode conseguir um cérebro, um coração, coragem e uma forma de voltar ao Kansas, correto?

É muito bonito acompanhar esse grupo tão diferente, mas unido. Porém, o mais interessante é que o autor nos faz perceber de que não precisamos de um coração para ser bom, um cérebro para ter grandes ideias e de coragem para ser valente e admirado. Ok, na vida real precisamos, sim, disso, mas temos personagens que não possuem nada disso, e ao mesmo tempo conseguem ter essas qualidades. O Espantalho não tem cérebro nenhum, apenas palha em sua cabeça, porém, tem ótimas ideias e sugestões. O Homem de Lata não possui coração, mas é bondoso e fica sensibilizado se machuca algum ser e o Leão é covarde, mas quando precisa ajudar os amigos, faz isso sem medo nenhum. O autor nos mostra que às vezes podemos ser aquilo que queremos sem precisar de algo, pois já temos.

Não há ser vivo que não tenha medo quando enfrenta perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo quando se tem medo.

A edição da editora está muito linda, tem várias ilustrações, e possui uma capa belíssima. Eu estou ansiosa para ler o resto da série, já tem três livros lançados aqui. Para quem ainda não leu este clássico: leia logo! O maravilhoso mágico de Oz tem uma leitura leve e rápida, indicada não apenas para crianças, até mesmo os adultos podem explorar o Mundo de Oz! E quem já leu pode dar uma relida e conferir esta edição maravilhosa da Vermelho Marinho. Recomendo!

11 comentários:

  1. Essa edição está linda mesmo. Só assisti O Mágico de Oz, não li nada. Esse grupo nos mostra que as diferenças podem nos unir quando há respeito. Acho que todo adulto pode explorar (continuar explorando) o mundo infantil, pois é um mundo enriquecedor sempre. Adorei a resenha
    -Mari

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu não sabia que existia uma série sobre o mundo de Oz e fiquei bem interessada porque esta história me cativou quando eu ainda era bem pequenina. Amei sua resenha e sempre que sentir saudade, releia mesmo, acho que é um reencontro com nossos momentos bons quando relemos algo que nos satisfez no passado.
    Que 2016 seja maravilhoso para todos nós!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Faz muito tempo que li o livro e acho que está mais do que na hora de reler essa história que tem uma mensagem super legal. Eu não sei ao certo o que achei dessa capa - estou em dúvidas se gostei ou não...rs mas adorei saber que a edição tem ilustrações (acho que isso dá um super toque extra e eu adoro!).
    E é uma série? Não sabia mas fiquei super curiosa e interessada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu amo essa história. É uma das melhores da minha infância e sempre gosto de relembrar ela. Eu gosto da forma como o autor mostra que, as vezes achamos que necessitamos de coisas que na verdade não precisamos. Que já temos gestos bondosos e não precisamos de uma coração para isso, porque esse jeito já está dentro de você. É um ótimo livro.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  5. Não me lembro de ter visto Oz depois de "me entender como gente" e preciso mudar isso faz tempos, eu sabia que se tratava de um livro (já vi edições por aí), mas não que se tratava de uma série! Já que esse é um lançamento mais recente vou ficar de olho!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Eu não sabia que tinha uma série sobre o mundo de Oz *o* essa história me lembra mto minha infância, então ia amar ler a série, com certeza. Nunca canso dessa história, e é verdade, trás vários ensinamentos, é preciso ter atenção a eles. Vou procurar pelos livros, valeu pela dica!
    Xx

    ResponderExcluir
  7. Olha eu adoro o Mágico de Oz. Até então eu só vi o filme que sinceramente nào canso de assistir quando passa na TV. Mas eu nunca li livros sobre sabe? Eu achei muito fofo esse e acho que iria gostar bastante. A estória nos faz viajar e o legal de tudo é que nos passa umas mensagens muito bacanas. Espero poder um dia comprar um livro deles, porque quero também para os meus sobrinhos.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/especial-de-natal-boas-festas.html

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Não conhecia esta edição do livro. Eu nunca li o livro desta história, mas já assisti a alguns filmes que são sempre fascinantes, cheios de magias e ensinamento. Gostei bastante de sua resenha que nos traz de forma rápida a essência da história.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei ler sobre esse livro que me traz ótimas lembranças da minha infância. Ainda pretendo lê-lo com o meu sobrinho. Espero que ele goste tanto quanto eu gostei. Concordo com você, acho que a leitura de clássicos como esse nunca cansa, e o bom é que, assim como os adultos leram conosco no passado, podemos ler com as nossas crianças no presente. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, tudo bem?

    Eu ainda não li esse livro, e nem vi nenhum adaptação... #shameonme. Mas parece ser uma história além de divertida, bonita e que nos ensina muito. Adorei os personagens e essa ideia de que a gente já tem o que precisa para sermos nós mesmo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Acredita que quando eu era pequena amava esse universo de O mágico de oz? Porém, nunca li nenhum livro. E atualmente não sou mais tão fascinada assim.
    Realmente esta edição está lindissíma!

    Beijos,
    entreoculoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir