sábado, 12 de dezembro de 2015

[Resenha] Quem teme a morte

|
Autora: Nnedi Okorafor
Páginas: 412
Editora: Geração
Numa terra devastada por uma hecatombe nuclear, uma jovem e misteriosa mulher com o incomum nome de Onyesonwu – que pode ser traduzido como Quem Teme a Morte – descobre que tem superpoderes e foi escolhida para salvar a humanidade. Este seria um romance distópico como qualquer outro se não transcorresse na África e sua autora não fosse a surpreendente Nnedi Okorafor, elogiada pelo prêmio Nobel nigeriano Woyle Soyinka. Fantasias, batalhas, tradições e alta tecnologia, sonhos, visões, discriminação racial e sexual, tudo se mistura numa narrativa tensa e poética que confere uma nova linguagem para os romances do gênero.

Eu não costumo ler muitos livros de fantasia, é quase como se eu tivesse ficado adulta demais para esse gênero literário. Mas resolvi aproveitar a oportunidade que a editora Geração me ofereceu e cai de cabeça nessa estória que apesar de futurista, tem sua essência centralizada na magia. E apesar do meu receio inicial, fui envolvida de uma forma bem positiva pelo enredo.

Essa aventura se passa na África, em um futuro não muito distante em que a Terra foi arrasada, e apesar de se passar no futuro, o que deu o toque especial no enredo foi justamente a magia envolvida. A protagonista, Onye pertence a um tipo de casta, se é que podemos chamar assim. Uma casta criada pela violência e mantida pela discriminação, mas desde jovem ela sente uma ligação com a magia e tem que enfrentar justamente as discriminações criadas pelos costumes e dogmas que ainda existem. Somado ao fato de termos uma heroína mulher, o que torna toda a aventura mais interessante.

É exatamente por isso que ele não quer ensiná-la! Você age como uma mulher. Suas emoções correm soltas. Você é perigosa.
Eu tive que me esforçar para não provar a observação de Mwita. 

E como não podia deixar de ser, toda aventura precisa de um bom romance, e a autora também não decepciona nesse quesito. Mwita, par romântico de Onye, e ao mesmo tempo rivais na disputa pelo aprendizado do sábio e feiticeiro Aro, agia algumas vezes com preconceito e inveja, mas a maior parte do tempo o romance é lindo e torci de verdade para que o caminho do amor fosse mais fácil para os dois.


E assim a conexão foi feita. Nós havíamos sido amigos, brigado, aprendido, rindo um com o outro, mas, nesse momento, percebemos que estávamos apaixonados. Essa percepção foi como ligar um interruptor. 

E enquanto tudo isso acontece, Onye se esforça para aprender tudo que precisa saber para cumprir a profecia destinada a ela antes da sua partida rumo ao desconhecido. Antes que a aventura a leve com Mwita e suas amigas ao destino previamente traçado para todos eles.

De acordo com minha mãe, todas as coisas estão determinadas. Para ela, tudo tinha um motivo, desde os massacres no oeste até o amor que ela encontrou no leste. Mas a mente por trás de todas as coisas, ao que eu chamo de destino, é dura e cruel. É óbvio que ninguém pode se considerar uma pessoa melhor se simplesmente se curvar diante do destino. O destino é imóvel, como um cristal, opaco na escuridão.

Uma das coisas que mais gosto de ler, é sobre personagens femininas fortes, dispostas a tudo pelo que elas acreditam, e esse é um desses livros em que eu me sentia orgulhosa a cada passo de progresso de Onye, como se fossem minhas próprias batalhas. E sim, o final não é exatamente o esperado, mas surpreendente o suficiente para que eu desejasse uma continuação.

12 comentários:

  1. Oiee ^^
    Eu também adoro ler livros onde as personagens principais são mulheres fortes e determinadas, mas achei esse livro um pouco cansativo, por mais que tenha gostado da história. Confesso que eu nem me lembro como foi o final desse livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/a-deusa-cega.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Tudo bem?

    Bacana este livro.
    Embora não conhecia, mas pela resenha, achei muito interessante.
    Irei ler algum dia desses! ;)

    Beijos!
    Participe do Natal Literário no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  3. Oiii, nunca li um livro que se passe na África e não conhecia a autora. A capa eu achei linda! E já gostei da ilustração da personagem. Adoro livros que tenham profecias e que os personagens são fortes e/ou escolhidos para uma missão de tamanha importância como salvar a humanidade. Mas de saber que se passa na África, vejo a personagem como uma mulher extremamente forte, mais forte do que se fosse de outro lugar. Não sei porque, mas imagino o povo de lá assim, com uma força incomum de encarar os desafios. Adoraria conhecer o país além do que vejo na TV. Adorei sua resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  4. Olá, nossa que livro forte!!! eu gosto muito de personagem femininas assim, acho que muda um pouco a visão do sexo frágil e embeleza a trama, também acho muito interessante essas ficções onde a Terra foi arrasada, ou que se passe em um futuro diferente do que imaginamos, quando vi a capa e o título da obra, eu achei que não fosse me interessar, mas ao final da sua resenha eu me vi curiosa para ler esse livro

    ResponderExcluir
  5. Olha o livro me parece ser muito envolvente.
    Adorei a maneira como voce se expressou sobre a estória
    e acho que até iria gostar, mas como estou no clima de leituras
    mais leves eu acho que por agora esse livro não funcionaria pra mim, mas mesmo assim adorei. Eu acho que vou deixar para fazer a leitura ano que vem e provavelmente em ebook, porque já estou com muitos livros na estante e que nem cabe mais =x Mas mesmo assim parabéns amiga, adorei tudo que você escreveu e espero que seus outros leitores também gostem =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-misterio-da-caveira-de-cristal.html

    ResponderExcluir
  6. Este é um livro que é totalmente meu gênero, distopia com personagem feminina forte, mas o santo não bateu sabe? Pois o lado mágico deve envolver toda uma mitologia africana que não curto muito :/
    Que pena que o final não foi tão satisfatório, pois é ele que manda a vibe da avaliação da história em seu geral.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também gosto de personagens femininas fortes e achei a protagonista desse livro fascinante. No geral, gostei da leitura, mas fiquei muito insatisfeita com o final e não entendi porque na sinopse disseram que trata-se de um romance distópico. E, apesar de considerar o livro muito bem escrito, achei algumas cenas bem violentas e difíceis de digerir, por isso não leria de novo. Não encontrei nada sobre uma continuação, mas procurei informações há um ano e meio atrás e algo pode ter mudado. Já que desejou uma continuação, sabe algo sobre a existência de uma?

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, achei a premissa do livro bem interessante gosto dessas fantasias, mas acho que me embolaria nos nomes são muito diferentes meu Deus!! kkkk Mas tirando isso essa história de acabar o mundo e ser salvo por uma personagem feminina com uma missão me deixou bem curiosa, inclusive por dizer que a personagem é forte e que corre atrás de seus ideias e missão com unhas e dentes.
    Ainda não conhecia esse livro, adorei a sugestão.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  9. Ai Ana...

    Então eu ainda não sou adulta não....hehehehe....apesar dos meus 41 aninhos, acho que não cresci!
    Menina eu adoro fantasia e estou de olho nesse livro tem um bom tempo, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre... E só posso dizer que agora eu fiquei com mais vontade ainda de ler!

    Apesar de tu não apreciar o estilo, não deixou parecer na tua resenha, ela está ótima!

    Parabéns

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?

    Nossa, eu amo fantasia e acho que nunca vou me cansar desse gênero.. mas que bom que mesmo você não curtindo tanto, você deu uma chance para a leitura e acabou gostando. Acho que nunca li nada passado na África... e fiquei curiosa para conhecer esse mundo que o autor criou.

    Adoro protagonistas fortes e determinadas, dispostas a lutar por aquilo que acreditam e ótimo quando conseguimos acreditar na história. O romance também parece bem construído. Gostei das mensagens que o livro aborda também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Menina, não existe isso de adulta demais para fantasia. Este gênero é um deleite para todas as idades. E, sinceramente, eu sou doida por uma boa fantasia. Adorei a premissa do livro e já o coloquei na minha lista para 2016. Eu também gosto de personagens femininas fortes. E cá para nós, finais surpreendentes são simplesmente fascinantes. Adorei a sua resenha, pois achei uma leitura bastante agradável. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem???
    É tão bom quando pegamos um livro despretensiosamente e nos pegamos de surpresa com a leitura... que bom que você curtiu... eu gostei da premissa desse livro... tem um quê distópico... ainda não sei se essa mistura combina muito, mas confesso que fiquei bem curiosa com a premissa... a capa ficou ótima... adorei... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir