sábado, 19 de dezembro de 2015

[Resenha] Elo

|
Autora: Imogen Howson
Páginas: 384
Editora: Farol Literário
Série: Elo, 1
Elissa costumava ter tudo: a atenção de todos, popularidade e um futuro promissor. Mas os três últimos anos fizeram sua vida mudar radicalmente: ela vem lutando contra terríveis visões, dores-fantasma e misteriosos hematomas que aparecem do nada. Depois de muitas idas e vindas a especialistas, surge uma promessa de cura, uma cirurgia para apagar a parte superativa do seu cérebro, que provoca tais alucinações. Às vésperas da operação, no entanto, Elissa faz uma descoberta chocante por trás daquelas visões: ela enxerga o mundo pelos olhos de outra garota.



Depois de terminar a leitura de Elo percebi o quão pouco a sinopse nos diz sobre a trama. Eu já havia gostado bastante da história, mas depois de tudo, me surpreendi demais com o que eu encontrei na obra. Eu não esperava nada do que foi descrito, exatamente por a sinopse não revelar quase nada. Talvez isso seja algo bom, fazer o leitor se surpreender, mas ao mesmo tempo, pode ser que o leitor não se interesse o suficiente e acabe não pegando o livro para ler, perdendo assim uma leitura incrível. Eu sou apaixonada por distopias, não teve nenhuma até hoje que não foi satisfatória e que não gostei, mas quando essa mesma distopia tem elementos de ficção científica, aí sim é muito amor envolvido. ♥ 

Elo tem uma história que prende do início ao fim, a trama começa de forma confusa, mas quando tudo vai se encaixando você percebe que está no meio de algo terrível e intenso. A narrativa da autora nos permite imaginar certas situações, e nos faz ficar muito próximos a personagem Elissa. Dizer o quanto eu amei o livro é pouco, é uma distopia digna de entrar no meu top 10. Pode ser que algumas coisas não funcionem para todos os leitores, depois que eu terminei a leitura fui conferir outras resenhas para ver se a opinião era a mesma, e percebi isso. Mas acho que vale a pena dar uma chance ao livro, independente das diversas opiniões sobre a trama. Elo tem seus defeitos? Com certeza, como por exemplo, algumas cenas corridas, que poderiam ter sido mais exploradas e desenvolvidas. Mas, de modo geral, o enredo me empolgou.

Elissa está há alguns anos sentindo dores, tendo sonhos estranhos que a fazem acordar gritando, sem falar nos hematomas que surgem do nada. Sua vida social é nula depois que esses ataques começaram. Ela é vista como esquisita e até mesmo como alguém que quer chamar a atenção. No entanto, às vésperas de fazer uma cirurgia que irá curá-la de todos esses sintomas, Elissa descobre que tudo que ela sonhou realmente aconteceu. E o pior de tudo, a garota que sempre aparece nos sonhos é alguém igual a ela. 

Imagina você descobrir que tem uma pessoa exatamente como você, que é rotulada como seu estepe, mas que na verdade é sua irmã gêmea? Secoia é um planeta que não permite ter mais de dois filhos, e gêmeos não são mais algo comum. O que o governo faz é algo detestável e desumano. Por isso, Elissa não pode deixar sua irmã gêmea voltar para o lugar onde faziam experimentos terríveis, assim, as duas fogem. Mas algo tão polêmico não pode ser vazado, o governo faz de tudo para capturá-las.

Apesar do ritmo rápido da narrativa, há também momentos que ficamos presos na mesma ladainha, e isso meio que irrita. Principalmente por ter que enfrentar o dilema de Elissa. Ok, ela sofreu durante anos, tanto fisicamente quanto emocionalmente, mas quando ela ligava o botão do "sou fútil e egoísta" simplesmente não dava para aguentar. Me irritei muito com ela. Mas, sua irmão gêmea também não ficou para trás, sua teimosia foi algo que me fez querer ser a irmã dela só para dar uns tapas bem dados. 

Às vezes, descobrir que se pode confiar em alguém é tão devastador quanto descobrir que não se pode.

Elo tem uma leitura fluída, pois sempre tem algo acontecendo. Essa fuga é interminável, mesmo quando elas conseguem alguma ajuda. Sim, o livro fica a maior parte do tempo na fuga das duas, mas é incrível a apavorante o que vamos descobrindo no caminho. Secoia tem um governo que parece bom, mas por trás dessa fachada, é cruel e sem escrúpulos. Uma distopia maravilhosa, que ainda bem, tem uma continuação. Não achei que o final deixou algo muito em aberto e chocante para precisar disso, mas vai ser legal saber mais como estão os personagens depois de tudo o que aconteceu. Recomendo!

13 comentários:

  1. Olá, Andressa.
    Sinopse é um problema na maioria dos livros. Tem algumas editoras, Arqueiro por exemplo que conta a história toda na sinopse, eu já nem leio mais as sinopses dos livros deles. Agora tem outras que falam tão pouco que não conseguem despertar a curiosidade no leitor. Ainda bem que existem as resenhas hehe. Distopia é um gênero que gosto muito e pleo o que você falou da história eu fiquei com vontade de ler. Ainda não conhecia esse livro então estou me baseando na sua opinião hehe.

    ResponderExcluir
  2. Já quis ler esse livro desde que vi a capa pela primeira vez, acho linda demais. Para ser bem sincera, prefiro sinopses que dizem pouco, gosto de me surpreender ao máximo durante a leitura. Atualmente nem leio muitas, porque já peguei vários spoilers nelas, e odeio isso. Amo distopias, e com certeza com ficção científica envolvida vou gostar mais ainda! Adoro livros em que sempre tem algo acontecendo, a leitura flui bem mais. Espero conseguir ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Que resenha em!? Também amo ler uma distopia, apesar de ter lido poucas. Essa com certeza vai para a lista e já fiquei irritada com as érsonagens só de ler sua resenha, no entanto, a vontade de conhecer a história é ainda maior.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, sabe que eu não sou muito chegada em distopias, mas eu não conhecia esse livro ainda e pela sua resenha parece muito bom, eu daria uma chance a ele com certeza, fiquei bem curiosa.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gostei bastante da sua resenha, Elo não me pareceu ser uma distopia, por essa razão, eu acredito que leria, a capa se parece com aquela série do Stieg Larson.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha deixei de ler sinopses inteiras há um tempo. Leia as primeiras linhas, ali eu já consigo perceber se vou ou gostar, ou pelo menos me interessar pela leitura. Dia desses, li um livro que nos agradecimentos, que vinham no início do livro, tinha um spoiler monstro do final da história. Eu adoro distopias, mas ando meio ressabiada. As contemporâneas sempre tem um bendito de um romance que sai de pano de fundo e vira a parte principal da história. Não gosto disso. Nesse, pelo que entendi não tem romance, corrija-me se estiver errada. Mas mesmo assim, não despertou meu interesse, principalmente na parte onde diz que se irritou com algumas atitudes da personagem. Mas gostei da ideia de ter alguém igual a mim por aí. Adoraria ver.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    A premissa desse livro é bem bacana e me deixou bastante curiosa. Outro ponto que me conquistou é o fato de o livro ter bastante acontecimentos e um leitura fluída. Sou grande fã de distopias e sempre estou lendo uma quando posso, e essa, com total certeza, vai entrar para minha lista. Muito obrigado pela dica!

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bom?
    Olha eu já tinha gostado pela capa mas nao imaginei que seria tão desenvolvido assim, tem ainda coisas espaciais e outros planetas!
    Já pulou lugares na wishlist sim

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro, mas pela resenha parece uma leitura muito instigante. Achei muito interessante essa descoberta de Elisa ter uma irmã gêmea e toda essa fuga deve tornar o ritmo de leitura eletrizante. Com certeza quero ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oiie flor,

    Essa sinopse, ou quando falam demais ou não falam nada, deveria ter um padrão né? Não costumo ler distopias, e esse me pareceu ser né? Mas apesar disso gostaria de saber como é olhar pelos olhos de outras pessoas, deve ser muito esquisito né? Coloquei ele na lista para quando eu for ler esse gênero já ter ele anotado. Adorei a sua resenhas e as suas considerações.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Olá , tudo bem?
    Eu amei saber que a sinopse não conta quase nada da história e fui lendo sua resenha com medo de que contasse muito, pois fiquei super interessada em ler esse livro, parece ser bem do jeito que gosto cheio de segredos a serem descobertos e uma história bem diferente como pano de fundo.
    Vou ir atrás e ler com meus próprios zóios hahahahah
    Beijos e parabéns pela resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  12. Distopias! *-* Adorei sua resenha. Muito objetiva e com pontos importantes muito bem ressaltados. Acho que ficaria irritada com algumas coisas que você mencionou e por isso mesmo fiquei mais curiosa pela história. heheh Primeira vez que ouço falar do livro.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Realmente não sei se leria esse livro por ele ser uma distopia, mas é bem dramático e eu gosto disso, eu particularmente não gosto quando a sinopse não diz muito sobre o livro. Essa história parece tão curiosa, mas enfim...

    até mais

    jamilsonoliveira.com

    ResponderExcluir