sexta-feira, 27 de novembro de 2015

[Resenha] Star Wars: Marcas da guerra

|
Autor: Chuck Wendig
Páginas: 408
Editora: Aleph
Trilogia: Aftermath, 1
O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro.
Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim... e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muitos e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes Sith Palpatine e Darth Vader?

Fiquei muito contente quando eu recebi a prova de Marcas da guerra, pois além de ser a primeira vez que eu recebo uma prova, é do universo de Star Wars ♥. Uma obra importante desse universo, que se passa entre o episódio VI e VII. O episódio VII, intitulado como O despertar da força, será lançado no dia 17 de novembro, e é uma das adaptações mais esperadas. Star Wars é uma série conhecida mundialmente, e com essa obra é possível o leitor saber o que aconteceu depois da queda da segunda Estrela da Morte e da morte de personagens tão importantes como Palpatine e Darth Vader. Não sou fãzona de Star Wars, mas pelo pouco que assisti - sim, não terminei todos os filmes ainda! x_x - e li, é impossível não gostar da trama e dos personagens. Eu adoro ficção científica, e o universo criado por George Lucas é algo fantástico, e como pudemos perceber, muito vasto. É incrível a quantidade de livros que são lançados por diversos autores, todos muito empolgantes, e o melhor de tudo é que a Aleph está trazendo todos eles para os fãs.

Marcas da guerra se passa meses depois do último filme, e através da narrativa de Chuck percebemos que a morte de Darth Vader e Palpatine não acabou com o Império. Ele continua lá, vivo e tentando sobreviver. A Nova República precisa tentar se estabelecer, eles não venceram completamente a batalha, o Império está se reerguendo, e a almirante Sloane é a prova de que eles não vão desistir. A narrativa do autor é intercalada entre várias histórias paralelas, mas que conforme a trama se desenvolve, percebemos que se transforma em uma coisa só. 

São muitos personagens, e confesso que no início fiquei um pouco confusa, mas essa estranheza se dissipa ainda nos primeiros capítulos, pois Chuck consegue envolver o leitor com sua narrativa leve e fácil, a trama cheia de reviravoltas só contribui para fazer o leitor se prender a leitura. Para quem estava esperando alguns dos personagens mais conhecidos da série aparecer, talvez vá se decepcionar. Alguns são só citados, outros temos um rápido vislumbre... Mas, não se desanimem, os personagens citados são muito interessantes e incríveis, sendo alguns deles novos. Eu amei Norra, uma piloto que mostra ter muita garra. 

O Império finge empenhar-se pela lei e ordem, mas, no fim das contas, empenha-se em vestir a opressão com a fantasia da justiça.

Eu gostei muito de Marcas da guerra, me fez ter vontade de assistir todos os filmes (alguns novamente) e ler todas as obras já lançadas desse universo que ainda não li. Depois de terminar a leitura percebi que mesmo que não existisse os filmes, eu teria me interessado muito pela obra, então não é por ser um clássico, a trama é realmente maravilhosa. A história nos mostra que o lado do bem um dia pode se tornar o lado do mal. O Império de hoje já foi a Nova República de ontem. 

Uma obra que indico mesmo para aqueles que não gostam dos filmes, pois garanto a vocês que a leitura é ótima e muito rápida de ler. A edição da Aleph, mesmo sendo a prova, está incrível. Cheio de detalhes incríveis por dentro, e com uma capa muito bonita. Mal posso esperar para ler os dois últimos da trilogia O despertar da força, que pelo que eu vi, serão lançados em 2016 e 2017. Enquanto isso, confiram as outras obras que a editora já lançou de Star Wars! ♥

E o pessoal da Aleph também falou sobre Marcas da guerra, confiram:



15 comentários:

  1. Oi
    eu gosto de star wars. ....gosto....mas tem um aqui em casa que surtou com seu post. Meu filho tem todos os filmes e tudo que é livro sobre....nem gosta né?
    Legal saber que ao ler o livro teve vontade de ver...ou rever os filmes. Isso diz muito da leitura!
    Teu post está ótimo! Mais que ótimo nas palavras do cara aqui em casa...Parabéns

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee.
    Gostei bastante da resenha, mas como nunca li nenhum livro da série e nem me lmebro de ter visto aos filmes acabei por ficar um pouco perdida, rs. De fato não curto muito este universó porém nunca li nada, mas um dia vou tentar e espero gostar

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio star wars, não consigo assistir e nem ler os livros. Mas meu noivo é fanático, tem os filmes e inclusive já tentou me convencer a assistir. Mas quando tento, cinco minutos já me disperso.
    Ė uma pena porque muita gente gosta dessa série!
    Sua resenha ficou bem bacana e passei o link para o meu noivo!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andressa.
    Que bom que gostou do livro e indica ele. Mas eu infelizmente não tenho vontade de ler os livros da saga. Até acho lindo essas edições da Aleph, mas tem tantos livros lançados, cada um por uma editora e ainda mais são autores diferentes que escrevem os livros. Eu fico perdida hehe. E também não assisti os filmes.

    ResponderExcluir
  5. Não sou uma Grande fã do de Star Wars, comecei a me ligar mais ao universo com a trilogia do Anakin, então não posso me colocar no mesmo patamar daqueles que amam tudo, por que não tenho muita paciência com a trilogia do Luke, Han Solo e Leia, mas esses livros do Universo Expandido e Legends parece um imã de tão atraentes que são. O Marido mesmo já comprou vários.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oláá!!
    Confesso que mesmo com todo o sucesso de Star Wars, não assisti nem um filme e nem li nem um livro!!
    Mesmo assim sou curiosa em relação a essa história devido ao meu marido gostar tanto e sempre insistir em que tenho que conhecer!!
    Adorei a resenha, só serviu para eu tomar a decisão de pelo menos ver o filme!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Oii, nunca li nada sobre, e nem assisti aos filmes! Tem um amigo que não para de falar de Star Wars, hehehe, até cansa, meu Deus, hehe

    Adorei a resenha.
    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OIii!

    Eu não consigo gostar de SW pq sempre fico com sono HSUAHUSHAUS tenho um professsor que é loooouco para que eu comece e goste hahahah mas não consigo. Fiquei MUITO feliz em saber que mesmo não sendo fã tenha gostado do livro.
    Sua resenha ficou muito boa e mesmo não gostando fiquei animada por ela!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Sou apaixonada pelos três primeiro filmes lançados de Star Wars e pelo Darth Vader, dos outros só assisti ao primeiro e não gostei tanto, assim não me estimulou a ver os outros. Estes lançamentos recentes dos livros não me animaram muito, acho que ficou um pouco superficial, mas sua resenha diminui esta impressão, talvez me animo de ler no futuro.

    Abraços Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.
    Eu adoro suas resenhas, e isso não é novidade. Mas, dessa vez, não me senti cativada a ler essa obra. Eu ainda não li nada do universo Star Wars e talvez seja pelo fato de não ser uma fã dos filmes. Aliás, pretendo assistir a todos em breve, antes do lançamento da tão aguardada adaptação em dezembro. Enfim, gostei da sua resenha e fico feliz pela obra ser tão boa, mas não é para mim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu não curto nada a franquia? Eu não gostei muito dos filmes e até tentei ler alguma coisa mas definitivamente não é meu estilo.
    Acho incrível a legião de fãs que o universo tem.
    Que legal que você recebeu a prova e que o livro está incrível. Acho muito legal quando as editoras capricham e a Aleph parece fazer isso em todos os livros.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,

    Já vi várias essas resenhas sobre essa saga, mas nunca me interesse nem pelos livros e nem pelos filme. Ms acho incrível o tanto de gente que gosto de aplaude ele. Parabéns!

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Muito legal a sua resenha. Cresci com os meus irmãos vendo Star Wars (que são os 3 primeiros filmes antigos lançados, mas que não são os primeiros da série. Complicado isso..hahaha), e confesso que também não sou muito fã dessa saga. Mas ao ver tantos livros sendo lançados e muitos comentários positivos e estou começando a ficar bem interessada neles viu. E vou dar uma chance para eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Eu sou fã do universo do Star Wars, pena que ainda não vi todos os filmes, estou com vontade de fazer uma maratona, assistindo todos de uma vez só, risos...Nunca li nenhum livro da série, mas se tem reviravoltas que tornam impossível largar a leitura além de personagens fantásticos, com certeza vou querer toda a coleção. Adorei sua resenha, além de me deixar empolgada, você me deixou com saudades dos personagens que são tão queridos por mim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu ainda não li e nem assistir nenhum filme, mas assumo que sou louca para assistir. E já estou ansiosa para assistir o filme que vai estrear agora em dezembro e claro ler esses vários livros que estão sendo lançados.
    Fiquei bem curiosa com essa e já quero muito ler.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir