sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[Resenha] Futilidade ou O Naufrágio do Titan

|
Autor: Morgan Robertson
Páginas: 112
Editora: O melhor de cada tempo
Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente, como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos?
Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, Futilidade é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida: teria sido coincidência ou providência?

Como não se interessar por uma obra que conta a história de um navio que colidiu com um iceberg e naufragou? Porém, apesar de parecer muito com a história do Titanic, Futilidade ou O Naufrágio do Titan foi escrito mais de uma década antes desse grande momento. Saber isso só me interessou mais ainda, e foi a razão de eu solicitar a obra. Um clássico que previu um acontecimento famoso, que rendeu até um filme. Arrepiante um autor escrever sobre algo que aconteceria anos depois, não é?

A trama nos apresenta John Rowland, um marinheiro do Titan, que antes disso, teve seu coração partido por uma jovem chamada Myra. Ateu, ele deixou bem claro sua falta de fé, o que fez Myra se afastar dele. Sem seu grande amor, se jogou na bebida e começou a trabalhar no navio. Sua infelicidade, ou talvez a melhor coisa que lhe aconteceu depois de tantos anos, foi encontrar Myra. No entanto, casada, com uma filha e com muito ódio dele. Depois de alguns acontecimentos, somos levados ao ápice da história: o naufrágio do Titan. John precisa sobreviver até conseguir voltar para casa. Mas ele não está sozinho.

Setenta e cinco toneladas acelerando pela neblina a uma velocidade de quinze metros por segundo: um peso morto, colidindo contra um iceberg.

Como a trama é muito curta, não vou falar tanto dela para não estragar a leitura para vocês. Mas posso dizer que esse clássico é sensacional. Algumas cenas beiram ao cômico, e eu realmente curti a narrativa do autor. Ela é direta e fácil de entender, apesar de ter sido escrita há tanto tempo. Claro que a tradução ajudou, o trabalho está muito bem feito, e todos os termos náuticos possuem nota de rodapé para auxiliar o leitor.

A capa está muito bonita e condizente com a trama. Foi uma leitura de algumas horas que me encantou e me fez querer conhecer mais obras desse autor tão fabuloso. Futilidade ou o Naufrágio do Titan é uma obra repleta de conflitos sociais e religiosos. Recomendo!

22 comentários:

  1. Oi Andressa!
    Confesso que desconhecia esse clássico e também que foi escrito antes do tragédia do Titanic. Dá para se pensar que de certa forma, o autor previu o acontecimento. Pena que o livro tem poucas páginas, pois se mostrou uma leitura bem interessante \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Confesso minha total ignorância, até a leitura da sua resenha, da existência desse livro!
    Fiquei muito interessada e vou procurá-lo!
    Sua resenha ficou ótima, pois incitou a curiosidade sem muito contar!
    Abraços!
    Elaine M. Escovedo
    www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Andressa,
    tudo bom?

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas que capa é esse?? Adorei.
    Realmente, muita curiosidade de saber como uma pessoa escreveu sobre algo que depois, chegou a se concretizar, deve ser bem interessante mesmo !!!
    Vou pesquisar mais sobre o livro e add na minha lista!

    Bjoks


    Every Little Book

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    nossa, juro que pensei que era um plágio do Titanic! que coincidência macabra, credo....

    adorei a tua resenha! Não conhecia nem o autor, muito menos o livro....e gente...que capa linda e essa???

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia o livro e já me encantei pela capa. Nossa, que linda! Sem contar que a sinopse é bem diferente dos livros que eu costumo ler e fiquei muito curiosa para saber o que acontece. Gostei muito da sinopse!
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensei que um livro que narra uma tragédia dessas proporções poderia ter cenas que beiram ao cômico. É muito interessante (e assustador) mesmo o fato dele narrar um acontecimento bem parecido a um que acaba acontecendo poucos anos depois. Amei a capa e com certeza leria o livro, mesmo não sendo fã de livros tão curtos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa.
    Eu não conhecia esse livro ainda mas já me interessou. A capa está linda e só de saber que foi escrito antes da grande tragédia, já dá aquela vontade de ler ele. Que bom que você se encantou a ponto de querer ler outras coisas do autor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Interessante saber deste fato... não sabia que havia uma história por trás.. que tinha algo semelhante a história do Titanic. Deve ter sido uma leitura bem legal... não sei se me interesso, porque não gostei da capa e tenho evitado alguns clássicos, ando meio cansada deles, sim é bem feio falar isso, mas é a verdade... porém achei a proposta bem legal... e ainda bem que pra você a leitura fluiu... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, fiquei mega curiosa com esse livro, eu não fazia ideia da existência dele e que o autor "previu" o que aconteceria anos depois, nossa achei muito interessante mesmo e só posso dizer que estou doida para ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da premissa do livro e a da sua opinião, porém acredito que não iria aproveitar a leitura do livro se a realizasse agora, mas com certeza ele está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia a obra e me interessei bastante por ele, o fato de ter poucas páginas me animou um pouco, estou precisando ler livros curtos kkkk gostei bastante da capa e a sinopse tbm.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar sobre o livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Me interessei bastante por conhecer a história, ainda mais depois de saber que foi escrito bem antes do naufrágio do Titanic.
    Parece ser uma leitura instigante.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Você me deixou arrepiada, e sabe justamente por já termos visto acontecer, não é nada impossível, principalmente na época em que o livro foi escrito, onde a tecnologia não era tão avançada quando agora. Da mesma forma que sofri no Titanic, acho que sofreria lendo esse livro também, me sentiria presa no navio tentando desesperadamente me salvar junto com os personagens. Não conhecia a obra, mas não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Nunca ouvi falar desta obra, mas só pelo fato de ela ser anterior ao Titanic e meio que ter previsto a tragédia que viria a acontecer, já me interessei! Titanic é um dos meus filmes favoritos.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Que capa bonita ♥ Ainda não conhecia esse livro, mas ele me chamou a atenção, a não ser pelo pequeno número de páginas, que, confesso, me desanimou um pouco. Parece ser uma premissa interessante, vou colocá-lo na listinha de desejados :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa que incrível!! Não conhecia esse livro.
    Assustadora coincidência essa!! A Capa é linda e como sou fã do filme de James Cameron sobre a tragédia e ex fanática de Jack e Leonardo Dicaprio por causa do filme kkkk Morri de vontade de ler.
    Adorei conhecer esse livro e ler a sua resenha.
    Parabéns.
    Vou atrás do livro.

    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  17. Olá! Caramba!!! Antes do Titanic? Que premonição arrepiante!!! Fiquei super curiosa para ler...Tipo, estou processando isso...é louco! Gostei dos pontos que você mostrou e o suspense que você deixou! Parabéns!!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Primeiramente , ual que capa!!
    Não conhecia a obra (gente, que arrepio!) nem a editora! Ual amo isso!

    Fiquei mega super interessada, vou comprar com certeza! Titanic é o filme (história) que apesar da tragedia, eu mais amo nesse vida, incrível algo ter sido escrito antes e ser tão parecido!!

    Pena ser tão curtinho, queria 400 páginas rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Oiê!
    Uau! que profético! Me interessei tanto pela situação da escrita quanto pelo dilema religioso. Um clássico bem atual. E a capa é linda!
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus que história sensacional! A capa já é maravilhosa e a história? Nem sei o que dizer, estou com ele no carrinho neste exato momento. Amo a história do Titanic e por essa história ter sido escrita antes e com tantas semelhanças eu só amei mais.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá flor, tudo bem?

    Que estória é essa, meu Deus, logo de inicio achei que fosse um mega plágio, mas foi antes? que incrivel, sua resenha ficou bem clara e deu pra entender bem a estória gostei bastante e estou ansiosa para ler.

    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro e achei interessante uma certa premonição do autor do que aconteceria uns anos a frente.
    Quero saber como vai terminar a história. Pena que é um livro curto
    Beijo

    ResponderExcluir