sábado, 14 de novembro de 2015

[Resenha] Alice no país das Armadilhas

|
Autor: Mainak Dhar
Páginas: 256
Editora: Única
Série: Alice no país das Armadilhas, 1
O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia que ela mesma está destinada a consumar — uma profecia que se baseia nos restos chamuscados do último livro encontrado no País das Armadilhas, uma obra chamada Alice no País das Maravilhas . Uma mistura incomum de mitos, teorias conspiratórias e Lewis Caroll, Alice no País das Armadilhas pode parecer mais uma história de zumbi, mas é uma metáfora instigante de como tendemos a demonizar aquilo que não compreendemos.

Eu fiquei enlouquecida quando soube do lançamento de Alice no país das Armadilhas, pois amo releituras, e saber que era uma distopia com zumbis só contribuiu ainda mais para meu interesse em ler. No entanto, não posso dizer que esta obra seja propriamente uma releitura. O autor inicia com cenas parecidas da trama original, mas o caminho que ele segue é completamente diferente. Alice no país das Maravilhas foi usado como base para a trama, e eu realmente gostei do enredo criado. Porém, como fã de zumbis, não curti como eles foram retratados. Confesso que foi original eles serem vistos como vítimas e que poderiam viver lado a lado com os humanos, mas eu queria que eles fossem totalmente o oposto, queria mais sangue, mais violência e mais terror. Afinal, zumbi sempre me lembra isso. Então nesse sentido eu me decepcionei, ainda mais por eles não serem tanto o foco, e sim, uma consequência de algo maior.

Alice é uma habilidosa matadora dos Mordedores. Um dia, enquanto ela está de vigia, nota um zumbi entrando em um buraco, corajosa e muito curiosa, ela vai atrás dele. Lá embaixo descobre o esconderijo deles, e acaba ficando presa. Quando achou que tudo ia acabar mal, a Rainha deles lhe diz que ela é a menina da profecia, aquela que irá ajudá-los. Tudo isso tirado de um livro: Alice no país das Maravilhas. Vários fatos são revelados, desde como iniciou a Insurreição, que os deixou nesse estado atual, até os segredos que o Comitê esconde de todos. 

A questão política é bem forte no livro, e foi realmente incrível entender os motivos de como o apocalipse iniciou. Foi algo bem elaborado e empolgante de acompanhar. Mesmo que eu não tenha gostado tanto da parte dos zumbis, me interessei bastante pelo enredo e apreciei cada momento da leitura. Alice é uma personagem incrível. Forte, corajosa, boa de luta e alguém que se preocupa com o próximo. Uma verdadeira líder, que inspira os outros pela sua garra, e por não baixar a cabeça para o Comitê Central. 

- Esse sempre foi o problema de vocês, humanos. Transformam em objeto de ódio tudo o que não conseguem compreender. É tão mais fácil detestar e destruir do que procurar entender.

Eu achei que o autor criou uma história realmente sensacional, porém, nas páginas finais achei pouco desenvolvido, tudo foi meio corrido. Mas, aquele final valeu por tudo. Foi demais! Mal posso esperar pela continuação, espero que a editora traga o resto da série! ♥ Alice no país das Armadilhas não superou minhas expectativas, mas foi uma excelente leitura. A narrativa do autor é um pouco cansativa em algumas partes, mas quando a ação realmente começa, fica tudo muito empolgante!

Alice sentou-se, enquanto processava tudo aquilo. Quantos milhares de pessoas haviam morrido por causa de sua decisão idiota de pular num buraco para ir atrás de um Mordedor, atitude que havia desencadeado tudo isso? Ela gostaria de poder voltar atrás.

E o que falar desta capa? Eu achei o trabalho da editora muito lindo! A capa tem algo meio sombrio, que combinou perfeitamente com a história. E a letra está em um tamanho muito bom para ler. Um livro muito interessante, quem curte distopias vai amar! Todos os elementos que o autor usou casaram muito bem. Recomendo!


7 comentários:

  1. Olá!

    Li esse livro recentemente e adorei!! A capa é mesmo maravilhosa e o autor criou uma trama crítica e cativante! Entretanto, senti o desenvolvimento da obra um pouco acelerado...

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Oláá
    Parece ser uma ótima leitura e a capa realmente é linda, uma pena que no final deu uma caida né? Mas ainda assim quero muito ler e espero adorar, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho uma pena quando a história está indo maravilhosamente e, no final, fica tudo corrido. Mas como você disse que o final valeu por tudo, creio que a qualidade do livro não tenha ficado comprometida por isso. Fiquei curiosa, pois gosto muito dessa intertextualidade, de textos atuais que dialogam com clássicos, e Alice no País das Maravilhas está entre os meus clássicos preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Quero muito esse livro. Achei a história muito bacana, até nunca li nada com essa mistura de zumbis e personagens que conhecemos. Parabéns pela resenha, gostei da sua sinceridade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OI Dessa!
    QUe legal, ainda não tinha lido nada mais aprofundado sobre o livro, então não sabia que Alice era uma matadora de zumbis. Eu já estava querendo ler esse livro, mas agora então, estou desejando demais essa leitura. Vi o livro na livraria e a editora caprichou mesmo, a capa está linda demais!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amei a capa desse livro. Nossa, perfeita. Me deixou curiosa por causa do título também, Alice no País das Armadilhas e eu amo Alice kkk' Já adicionei a minha lista de livros para ler. Sua resenha também está bem legal! Me convenceu a ler o livro! Parabéns.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante a premissa deste livro hein!!! Achei curioso esta parte dos zumbis que você mencionou. Colocados no lugar de vítima... Acho que pode ser meio engraçado... Também gosto de livros que a leitura flui sabe. Ação mesmo. Anotei a dica aqui!


    Beijinhos!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir