segunda-feira, 30 de novembro de 2015

[Resenha] Desaparecidas

|
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 304
Editora: Verus
As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta.Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados.
Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.


Desaparecidas é o primeiro livro que eu leio da autora, eu solicitei por conta disso e também pela sinopse que me chamou a atenção. Um drama, duas irmãs, desaparecimentos... Foi impossível não querer ler. E depois de fazer a leitura da obra, virei fã da Lauren. Sabe aquele momento que você não sabe se ama ou odeia o autor? Tive meu coração despedaçado, mas ao mesmo tempo achei tudo incrível e bem pensado. Fui enganada, mas me senti satisfeita de ler algo tão genial. 

Dara a Nick são irmãs inseparáveis, além de melhores amigas. Mas, o relacionamento das duas muda quando Dara começa a sair com o melhor amigo de Nick. Nada é mais do mesmo jeito, como se após isso, a relação delas tivesse esfriado e se tornado superficial. Porém, tudo piora quando após um acidente de carro Dara fica cheia de cicatrizes. Nick sabe que ela a culpa por isso, e precisa conviver com o gelo que a irmã lhe dá. Além de tudo, ela também acha que a irmã está metida em algo perigoso. Uma garotinha de 9 anos sumiu, e quando Dara também desaparece, Nick acha que as duas coisas podem estar ligadas.

Infelizmente, vou ser bem vaga em relação a história, posso dizer que é basicamente isso que o enredo apresenta, mas ao mesmo tempo não é. Só que não posso contar muito. O que eu posso dizer é que Desaparecidas é muito surpreendente. Toda essa tensão entre as irmãs e o difícil relacionamento entre as duas é bem presente, mais o clima de suspense, como se a qualquer momento algo ruim fosse acontecer só contribui para deixar a trama mais atraente ainda.

É isso: de alguma forma, nessas fotos, o mistério do acidente está escondido, e a explicação para o comportamento subsequente de Dara, para seus silêncios e desaparecimentos.
Não me pergunte como eu sei. Eu simplesmente sei. Se você não entende isso, acho que nunca teve uma irmã.

Dara é bem problemática, a típica adolescente rebelde que usa drogas e bebe. Apesar de ser muito popular, ao contrário de Nick, percebemos que ela sente um pouco de inveja da irmã. Nick é mais certinha, mas comete erros como qualquer um. Essa disputa da parte de Dara é absurda, ela acha que vive à sombra da irmã mais velha, mas não há nenhum motivo. As duas tem personalidades diferentes, mas cada uma é marcante de seu jeito. Eu achei muito bacana o relacionamento das duas, antes de tudo ficar estranho, e queria muito que a diferença entre eu e minha irmã não fosse tão grande só para poder ser assim também.

A obra é bem rápida de ler, a autora intercala a narrativa entre o presente, passado e passagens do diário de Dara, então é bem fácil se ambientar na história e no relacionamento de Nick e Dara. E o final? Foi incrível! Não esperava por nada daquilo, até achei que fosse uma piada da autora, e quando percebi que era verdade tive que reler algumas partes para entender o que eu perdi. E na verdade eu não perdi nada, a Lauren que conseguiu me enganar bonito mesmo. Depois dessa revelação dá para perceber como tudo se desenvolveu do jeito certo, sem nenhuma ponta solta. Com tudo muito bem amarrado, a autora criou um enredo inteligente e que dá um tapa na cara do leitor. Recomendo demais o livro.

17 comentários:

  1. Andressa, nossa que livro!!! eu não conhecia ainda e lá estava eu pronta pra dizer que não gostei do livro, mas aí li a sua resenha e tudo mudou. A princípio eu não tinha gostado da capa e a sinopse achei interessante, pensei que o livro não seria bom, mas a sua resenha me instigou muito, parece coisa de filme, acho que deva ter momentos muito pesados e você não quer parar de ler. Esse clima de que algo de ruim vai acontecer me chamou atenção de cara, quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  2. Nossa...eu preciso muito ler esse livro. Adoro um suspense, desses então que quando chega no final nos surpreendemos tanto ao ponto de voltar as páginas e questionar como não vi isso?! Eu amooo!
    Parabéns pela sua resenha que nos contou pouco mais o suficiente para despertar a minha curiosidade.
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Apesar de eu não gostar muito de livros com dramas de adolescentes, esse me pareceu incrível, porque são irmãs e desaparecidas, tem tudo pra dar certo.
    Adoro essa sensação de finais bombásticos, onde você fica perdido questionando se pulou alguma palavra, e vendo depois que tudo era verdade.
    Adorei a sua resenha e saiba que o livro já foi para os desejados :)
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Já havia lido um outra resenha deste livros e não me chamou muita atenção . Mas sua resenha me deixou curiosa e fez eu me interessar por ele, que já adicionei, e espero poder ler logo.
    Parabéns pela resenha; pois mostrou pontos importantes de leitura rápida, boa narrativa e história bem amarrada.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Oi vi este livro semana passada ,mais não dei tanta atenção a ele , e agora me arrependo disso , este parece ser o tipo de livro que gosto , com elementos que aprecio em uma leitura , emfim deixarei em minhas metas para o ano que vem , sua resenha esta muito boa
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma birrinha com a Oliver desde que li a trilogia Delírio. Achei boa, mas senti falta de muita coisa.
    Esse livro aí eu nunca li. Fiquei até com vontade depois da resenha, mas como você disse que é um pouco pesado vou esperar um pouco.
    bjs
    Diário de uma Psicopedagoga - http://goo.gl/Xkq1YH

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Nossa pela capa, não dava nada pelo livro, mas lendo a resenha fiquei com muita vontade de ler, achei muito interessante a história dessa duas irmãs, mas o que mais me chamou minha atenção foi o desaparecimento da garotinha, e o que ela e Dara tem haver com isso, esse final também parece ser incrível mesmo, realmente estou muito, muito curiosa.
    Dica anotadíssima.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, não conhecia esse livro e gostei muito do enredo, me lembrou muito e é bem parecido com a história do livro Corações Feridos, depois leia se ainda não conhece, é maravilhoso. Anotei essa dica, porque se me lembrou o livro que citei é porque deve ser bom, espero curtir tanto quanto você a leitura do mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tudo bom?
    Já li Delirio e Antes que eu vá, gostei de Delirio, e odiei Antes que eu vá, acho que não me arrisco a ler outro livro da autora, mas a sua resenha me deixou curiosa para ler esse livro! Quem saber eu não me arrisco?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga quando fui comprar a distopia da autora eu vi a sinopse do livro
    e até tive interesse em fazer a leitura dele, mas depois eu pensei bem
    e vi que não estava no momento sabe? Mas me parece ser uma boa estória em se tratando da estória de duas imãs gêmeas. Ainda mais quando uma desaparece assim do nada. Interessante. Mas eu ainda não sei quando irei ler.

    Esse mês mesmo vou ler a distopia DELIRIO dela.
    Vmos ver se eu vou gostar. A'te porque estou bastante curiosa sobre a estória =x



    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Não dava muito pelo livro até você dizer que é surpreendente. Só li um livro da autora até agora, mas mal me lembro do que se tratava *-* não gosto muito de livros com desaparecimentos e coisas do tipo, mas, depois da sua resenha, fiquei muito curiosa para conhecer as irmãs, e para saber o que aconteceu com a Dara.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiiie Dessa,

    Esse livro pela premissa parece ser maravilho heim? Quero saber o final dele kkk para saber o que acontece com as irmãs. Nunca li nada da autora, mas acho que vou dar uma chance através desse livro. Adorei a sua resenha.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Adoro ser enganada (só para constar: só nos livros, risos...). Quando um autor engana o leitor, é porque o texto é inteligente, surpreendente e cheio de mistério. Fiquei triste em saber que ela se droga e que fica se achando inferior a irmã, pelo visto, acho que deve ter namorado amigo da irmã só para tirá-lo dela, acho triste quando as pessoas agem dessa forma. Meu lado de detetive amador está super curioso, PRECISO ler esse livro!!!!!!!! Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??

    Já me peguei olhando pra esse livro diversas vezes na livraria. O enredo é sensacional, mas a forma como é narrado, intercalando as três partes, me deixou mais curiosa ainda pra saber da história!
    Amo livros que nos surpreendem no final é que não deixam pontas soltas... A pior coisa é ficar pensando se a autora esqueceu de concluir aquela parte que falta, se era de propósito ou se vem continuação por aí hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa,
    Eu já sou super fã da autora, porque adoro a trilogia Delírio, muito perfeita *-*
    Não sabia que a autora havia lançado outro livro e fiquei muito, muito curiosa com esse livro. A premissa é muito interessante e conhecendo sua escrita como conheço deve se super envolvente e rápido de ser lido, como você disse.
    Adorei sua resenha e estou super curiosa para conhecer a história. A Dara problemática e a Nick certinha, quero saber esse final surpreendente rs.
    Beijos,
    Bru
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Meu Deus, eu naõ li esse livro, mas já vi algumas resenhas para ele. Eu gosto do enredo, mas fiquei com o pé atras com a forma como ela conduziu e te fez ficar confusa com o enredo SHUAHSUAHS
    Gostei do fato dele ser bem fechadinho e ter esses capítulos intercalados *-* Adoro acontece.
    A resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir