Autor: Richard Matheson
Páginas: 384
Editora: Aleph
Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.
Esse é um daqueles momentos em que você amou o filme, mas que depois de ler a obra, sabe que não teria gostado tanto assim se fosse ao contrário. Sim, o livro é muito melhor! Desde que a Aleph anunciou o lançamento de Eu sou a lenda eu estava louca para fazer a leitura. Na época em que assisti a adaptação de 2007, com Will Smith, eu não sabia sobre a obra, então quando eu descobri esse detalhe fiquei muito empolgada, pois eu curti bastante o filme, e sabia que a leitura não ia me decepcionar. Escrito em 1954, o autor nos mostra um mundo pós-apocalíptico diferente e original. É absurdamente incrível a trama criada por Richard Matheson, e quem disse que um livro escrito há tanto tempo, e com um tema que hoje em dia já está um pouco saturado (vampiros), ia continuar fazendo tanto sucesso? Podemos atribuir isso ao enredo proposto e a mensagem que a leitura passa.
Robert Neville é o único sobrevivente de uma praga que assolou o mundo. Não sabemos o motivo, e sinceramente, isso dá algo a mais na narrativa. Começou aos poucos: pessoas ficando doentes, mortos tendo que serem queimados, até que tudo foi tomado por vampiros. Vampiros que já estão mortos e vampiros que estão vivos. Pode parecer contraditório, mas o autor faz tudo ser bem fácil de entender. Tirando, talvez, as partes mais científicas. Acompanhamos Robert sobrevivendo a cada dia. Ele precisa deixar a casa arrumada para quando a noite chega e os vampiros a cercam. Procurar comida também é algo fundamental.
Apesar de ter assistido ao filme, sabia que não iria ser tudo igual. Por isso, fiquei pensando em quanto o tempo o autor iria continuar narrando a rotina e pensamentos de Robert, porque por mais que eu tenha gostado de conhecer melhor esse personagem tão marcante, não conseguiria aguentar por muito tempo. É então que somos surpreendidos com uma grande reviravolta. Algo para dar um clímax de tirar o fôlego. Algo que irá definir o resto dos acontecimentos e surpreender o leitor ainda mais com o final.
Olhou para trás e viu que eles o alcançavam, viu seus rostos branco-acinzentados se aproximando, e seus olhos negros estavam fixos em seu carro, fixos nele.
Eu sou a lenda possui uma leitura muito rápida, sério. Você simplesmente não vai conseguir largar o livro, pois é bem interessante o modo como o autor narra a história. Temos uma conexão muito grande com Robert. Eu achei muito engraçado ele falar consigo mesmo, em pensamento, mas ao mesmo tempo triste. Ele é solitário, e quase posso afirmar que o que ele mais deseja não é uma cura, e sim, uma companhia. É quase palpável sua carência por contato humano, e não digo nem fisicamente, até mesmo uma conversa o deixaria mais determinado a não desistir.
Descobri que o autor também escreveu Amor além da vida, que também possui adaptação. Eu já li essa obra, e sinceramente, se não tivesse associado o nome, nem teria imaginado isso. Essa obra é muito diferente de Eu sou a lenda, e fiquei muito surpresa quando descobri.
A edição da Aleph está fabulosa, o livro é em capa dura e com vários detalhes internos. Sério, muito lindo. É o tipo de livro que não sai da estante nem para empréstimo. Amei todo o cuidado que a editora teve. Definitivamente um clássico que merece ser lido. E não tenham medo, apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, a escrita é muito fácil de entender, e a leitura flui rapidamente. Recomendo!
A edição da Aleph está fabulosa, o livro é em capa dura e com vários detalhes internos. Sério, muito lindo. É o tipo de livro que não sai da estante nem para empréstimo. Amei todo o cuidado que a editora teve. Definitivamente um clássico que merece ser lido. E não tenham medo, apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, a escrita é muito fácil de entender, e a leitura flui rapidamente. Recomendo!
Gente, se eu já acho o filme demais, só de saber que o livro é muito melhor eu já preciso ler o quanto antes!!! Pelo visto esse autor é muito bom e eu nunca tinha lido nada dele. Vou anotar sua recomendação! Sinto compaixão por personagens carentes e/ou solitários! Gostei da resenha.
ResponderExcluirBeijos
-Mari
Olá! Assisti ao filme e gostei muito! É claro que o livro deve ser bem mais repleto de informações, e fiquei feliz em saber que somos surpreendidos ao.longo da leitura, e que a mesma flui bem. Fiquei curiosa...beijos!
ResponderExcluirhttp://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Oi Dessa, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirEu também vi o filme e adorei, ficava super nervosa durante os acontecimentos e fiquei muito feliz com o desfecho que foi feito. Recentemente descobri esse livro e por ter gostado tanto do filme, fiquei empolgada. Que bom que o livro é muito melhor, e consegui sentir esse sentimento de solidão ao ler seu texto, ele é um personagem muito forte. Sua resenha ficou ótima e não vejo a hora de ler!!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Acho que sou a única aqui não viu o filme :P
ResponderExcluirEsse gênero eu prefiro ler do que assistir e com a sua resenha (1ª que vi do livro) fiquei bem curiosa com a história, pois nunca me deparei com vampiros em um mundo pós-apocalíptico e com apenas uma pessoa mais normal. Já vi várias fotos e vídeos com esse livro e já achei a edição maravilhosa, imagine "ao vivo"??
Beijão
Giovana - deiumjeito.blogspot.com.br
Oláá
ResponderExcluirEu to com o livro aqui e adorei a edição, está muuuito linda, nunca vi o filme mas fiquei super curiosa para ler e pretendo em breve, ainda mais depois de saber que é super rápida, sua resenha está ótima, bela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oiee ^^
ResponderExcluirEu gostei do filme, mas ver você dizendo que vou amar o livro me deixou animada para ler. Confesso que não sabia da existência do livro *-* Prometo que vou tentar ler sem comparar com o filme, mas, provavelmente, não vou conseguir. Deveria ter lido o livro primeiro *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
O filme é um bom filme para quem não conhece o livro ou não conhece os quadrinhos. Depois disso, se for pensar só em filme, tudo bem a gente até gosta, mas se for pensar em adaptação, não tem como achar que ele foi bom...rs
ResponderExcluirEssa edição da Aleph é uma das mais desejadas na minha estante.
Acho incrível quando um livro com mais de 60 anos ganha vários tipos de leitores. Digo isso pois eu sou uma das leitores que não curtem o estilo do livro, mas mesmo assim sou apaixonada por ele :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Oi Andressa!
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti o filme, e gostei muito da trama. Estou curiosa para ler o livro e saber se a adaptação foi bem feita.
Quanto ao livro Amor além da vida, eu não consegui ler, simplesmente a trama não me conquistou, e posso dizer que não tem nada a ver com o filme.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Não assisti ao filme nem li o livro, mas só pelo fato de ser o mesmo autor de Amor além da vida, já estou querendo ler (e ver o filme!). Gosto muito de livros de capa dura, mas não gostei dessa capa, achei um tanto sem graça. Mas isso não importa, afinal, não devemos julgar o livro pela capa, embora seja sempre prazeroso apreciar uma capa bonita.
ResponderExcluirOiiie, Andressa, tudo bem? Você acredita que nem li o livro e nem assisti o filme? rs Sabe não sou chegada nesses enredos de pós-apocalíptico, sabe eu tenho medo kkkk Mas a capa é linda, e sou soube muito bem transparecer com sua resenha o que o livro tem de melhor.
ResponderExcluirParabéns@
Beeijos literários.
Amantes da Leitura
Olha até então eu só assisti o filme, mas desconhecia completamente o livro.
ResponderExcluirAgora tá aparecendo todos os livros que fizeram o filme, impressionante viu!?
Mas eu gostei bastante da sua resenha, até porque me parece ser uma estória legal, mas quando tu citou que ele fala sozinho, no filme Will Smith fala com os bonecos lá como se eles fossem pessoas de verdade e acho até engraçado, mas aqueles monstros dá até medo no escuro menina do ceu. Mas mesmo assim acho legal conhecer a estória do livro sim. Não sei se leria por conta do gênero, mas vai que eu goste tbm né?
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-entre-nos.html
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não assistir ao filme todo, apenas o fim e mesmo assim, adorei. Adoro quase todos os filmes do Will Smith. Fiquei surpresa quando descobrir que tinha o livro e, claro, bastante curiosa pois o livro é sempre melhor que o filme. E por causa da sua resenha eu fiquei bem curiosa. Espero ler logo.
Beijão :*
Delírios Literários da Snow
Olá,
ResponderExcluirEste é informar o público em geral que a senhora deputada Marshal Chukwuka, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (marshalchukwuka@gmail.com)
Oi,
ResponderExcluirNão assisti ao filme e nem li o livro, na verdade ainda tinha visto nada dele nos blogs que sigo, uma leitura um tanto diferente por sinal, com toda certeza leria o livro primeiro e depois assistiria ao filme, que bom que mesmo sendo um história escrita tantos anos atrás a linguagem é até fácil e rápida.
Beijos Mari - Stories And Advice
Eu assisti o filme umas mil vezes e tenho a mesma emoção a cada vez eu amo esse filme, o livro tudo eu acho esse filme o melhor do mundo amo muito esse filme vou assistir até chegar o 2 o 3 o 4 até aos meus 100 anos eu vou assistir esse filme
ResponderExcluir....simplesmente o melhor FILME DO PLANETA