sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

[Resenha] A vida como ela era

|
Autora: Susan Beth Pfeffer
Páginas: 378
Editora: Bertrand
Série: Os últimos sobreviventes, 1
Quando Miranda começa a escrever um diário, sua vida é como a de qualquer adolescente de 16 anos: família, amigos, garotos e escola. Suas principais preocupações são os trabalhos extras que os professores passaram tudo por causa de um meteoro que está a caminho da Lua. Ela não entende a importância do acontecimento; afinal, os cientistas afirmam que a colisão será pequena. Mas, mesmo assim, acredita que esse será um evento interessante a se observar, com binóculo, do quintal de casa.
Para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e isso altera de modo catastrófico o clima do planeta. Terremotos assolam os continentes, tsunamis arrasam os litorais e vulcões entram em erupção. Em 24 horas, milhões de pessoas estão mortas e, com a Lua fora de órbita, muitas outras mortes são previstas. Os supermercados ficam sem comida, e Miranda e sua família precisam, então, lutar pela sobrevivência em um mundo devastado, onde até a água se torna artigo de luxo.

A vida como ela era foi uma surpresa que eu recebi da Bertrand, e que eu amei! Antes mesmo do livro chegar eu já tinha lido a sinopse e me interessado pela trama, adoro esses enredos apocalípticos e tal, então quando o recebi fiquei ansiosa demais para ler. ♥

Pela premissa achei que com todo esse caos iria ter uma narrativa cheia de ação, porém, me enganei. Esse primeiro livro, - sim, é série! -, basicamente nos traz uma introdução, como tudo começou, além de narrar o dia-a-dia de uma família tentando sobreviver. Pode parecer chato, mas pelo contrário: é intrigante, empolgante, triste e reflexivo.

Um meteoro está para colidir com a Lua. Algo normal, que faz as pessoas irem às ruas para assistir esse grande "evento". O que os cientistas não imaginavam é que algo iria sair muito errado... O impacto é tão catastrófico que muda todo o clima do mundo. Tsunamis fazem cidades desaparecerem, vulcões entram em erupção, e isso parece ser só o começo do fim.

Miranda, uma adolescente de 16 anos, é quem narra os acontecimentos (em forma de diário) sobre como ela, seus irmãos e sua mãe fazem para tentar sobreviver no que restou do mundo. Através de seus relatos percebemos o que uma mãe faz para que seus filhos vivam mais um dia. O que antes não tinha importância, como comida e água, agora são essenciais, porém escassos. Perguntas sobre o futuro ficam sem respostas, nessa situação tão crítica. Ninguém sabe como vai ser o dia de amanhã. Morrer porque a Lua esmagou a Terra? Ou de fome? Frio? Doenças?

Mas meu mundo está cada vez menor. Sem escola. Sem lago. Sem cidade. Sem quarto. Agora, não tenho nem mesmo a vista das janelas.
Sinto como se eu estivesse encolhendo junto com o meu mundo, diminuindo e endurecendo. Estou me transformando em uma pedra e de certo modo isso é bom, porque pedras são eternas.
Mas, se é para viver assim eternamente, então não quero.

Apesar de A vida como ela era ser uma grande introdução da história, foi incrível acompanhar praticamente cada dia da vida de Miranda. Em alguns momento ela se mostrou mimada e egoísta, e em outros, corajosa e forte. Ela é uma personagem que não tem como odiar, apenas sentir pena. Miranda e a família são sobreviventes, todo dia, um  dia de cada vez.

A leitura do livro é muito fluída, mesmo algumas partes sendo um tanto quanto repetitivas. É angustiante toda essa batalha para sobreviver. E também, muito reflexivo. Fiquei imaginando se algo assim realmente acontecesse... E é até difícil, pois não sei se eu teria forças para passar por tudo o que Miranda passou. Achei esse enredo genial e muito bem trabalhado. Isso de a autora narrar quase  todos os dias, e não fazer algo tão corrido, deixou a leitura muito mais real e impactante. Eu já não conseguia mais largar o livro, de tanta angústia e curiosidade sobre o que estava acontecendo e o que ainda estava por vir...

A série Os últimos sobreviventes possui quatro livros. Eu mal a iniciei e já virou uma das minhas favoritas. Estou ansiosa para a continuação, fazia tempo que uma história não me prendia tanto. Recomendo a leitura!

27 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    Assim como você, eu adoro literatura pós-apocalíptica. Essa sensação de fantasia, distopia e fim dos tempos dá uma emoção e tanto. A princípio, também imaginei que fosse ter a ação, mas mesmo você dizendo que não tem, vou querer ler a obra. A premissa é ótima, principalmente por ser narrada em forma de diário.
    Lerei em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muita emoção mesmo, adorei a trama!
      Não tem muita, achei que ia ser um deus dará, gente tentando roubar as coisas dos outros e tal, mas ainda não teve nada do tipo. rs

      Excluir
  2. Hey, Dessa!

    Concordo com o comentário acima, literatura pós-apocalíptica é mesmo fascinante. Se você achou um livro reflexivo, se imaginando na história, realmente mostra como é uma narrativa intrigante e envolvente.
    Interessei-me em ler!
    E hey tem novo texto lá no blog, te convida a dar uma conferida!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa
    Também adoro enredos apocalípticos.
    Gostei desse livro, pois ainda não conhecia.
    Gostei de ver os elogios, deve ser ótimo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa fiquei mt mt curiosa!!!! O que me desanima é a série ainda não esta completa. Não aguento mais sofrer por séries incompletas!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A editora já está para lançar o segundo, acho que vai sair bem rápido por aqui. :D

      Excluir
  5. Oi Dessa!
    Minha experiência com esse livro foi bem diferente da sua.
    Não consegui me conectar com a narrativa da Miranda e nem acredito que ela era a personagem certa para contar essa história. Na verdade, achei que os eventos "patinam" demais mesmo para uma introdução, mas certamente a autora os desenvolverá mais a fundo nos próximos livros.
    Para ver como nenhuma leitura é igual a outra, não é mesmo? Rsrs. Que bom que sua experiência foi melhor que a minha :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu gostei da narrativa feita por Miranda, mas acho que se fosse por um dos irmãos também ia ser legal.
      Com certeza ainda tem muita coisa para desenvolver, espero que fique mais empolgante ainda.
      Não é mesmo, rsrs. É bom ter opiniões contrárias!
      bjs

      Excluir
  6. Adorei a ideia de a personagem contar os acontecimento em forma de diário. A resenha ficou ótima.

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!
    Não sou muito fã deste tipo de livro, mas a dica foi anotada.
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A premissa desse livro é muito interessante, tenho muita curiosidade pela leitura, mas infelizmente agora não estou começando novas séries, esse ano quero ler tudo que está empacado na minha estante antes de começar coisas novas...
    Mas gostei muito da sua resenha, adicionei o livro no skoob para leituras futuras!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, haha,. Mas olha, a editora já está lançando o segundo, então logo tem todos por aqui!

      Excluir
  9. Oi, Dessa!
    Essa série é bem intrigante. Fiquei cuiosíssima!
    Geralmente a meioria dos livros de série que tem o propósito de nos introduzir na história, acaba se tornando chato. Adorei saber que esse não é cansativo.
    Vou adicioná-lo a minha lista de desejados.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dessa.

    Parece que todos os parceiros da Bertrand recebeu esse livro. já li várias resenhas e cada uma conseguiu me deixar mais animada com a leitura do livro. Adoro leituras reflexivas e fiquei bem curiosa em saber a respeito da vida dessas pessoas. Mesmo que seja em forma de diário.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era parceira deles na época, sou da Record, mas eles enviaram como uma ação. Bacana né? :D

      Excluir
  11. Uau Dessa! Nem de longe imaginaria que esse livro trata sobre isso!
    Amei demais,e estou bem curiosa também,mas fico me perguntando,como ela conseguiu escrever um diário com tantas coisas acontecendo(tipo,o mundo acabando '-')? rs
    Eu o leria sem dúvidas,estou até que precisando ler livros com esse assuntos ><
    Amei a resenha.
    Beijinhos
    Cantinho da Bruna
    @cantinhodabruna



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi uma forma de extravasar, e também de colocar pra fora tudo que sentia, já que não podia falar pra família e preocupar e chatear eles mais ainda, sabe?

      Excluir
  12. Olá, Dessa.
    Este livro parece ótimo, gostei muito de sua opinião e não sabia que o mesmo fazia parte de uma série. Ele tem uma capa que me parece tão só de um único livro, enfim...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Dessa, adorei a sinopse e a resenha.
    Parece super interessante. Adoro essa coisa mais apocalíptica, luta pela sobrevivência.
    Bom saber que é muito bom e com a linguagem fluída.
    Quero conhecer mais da Miranda.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eita giovana, mais uma série? hahaha assim você me mata, Dessa.
    Sua resenha me fez ficar com vontade de ler. Eu não costumo ler muitos livros dessa editora, porém, é um gênero que muito me agrada. Vou anotar e botar na minha wishlist. :D

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a maioria das séries da Bertrand, *-* E essa me encantou também ♥

      Excluir
  15. Ouvi muito sobre o livro. E também, por ser apocalíptico eu já tinha uma curiosidade. Achei bem legal sua resenha, vi outras em que criticavam muito o livro e a classificação ser muito baixa. O que acontece é bem intrigante e também como os cientistas terem se enganado. Os personagens parecem legais mas me pareceu um tanto entediante. Principalmente Miranda por além de ser o que disse, parece meia imatura para a idade. Gostei da temática e quero ler para descobrir e viver as sobrevivências dos personagens.
    Bjs Andressa,
    ThayQ.
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos esses pontos "negativos" só serviram para deixar a história mais real, sabe?

      Excluir
  16. Parece aqueles filmes que sempre passam na Globo de um vulcão em erupção, tsunami e afins, e eu particularmente adoro histórias assim. Me dão medo porque eu acho que são o mais perto de acontecer de verdade com a gente e me imaginar num mundo devastado assim é desesperador. Imagino pelo que a Miranda passou. To doida pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Também adoro esse tipo de história. hahaha
      Leia logo, Nath!

      Excluir
  17. Achei essa uma boa historia, falar sobre o mundo e seus acontecimentos, gosto disso.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei muito dessa ideia e o primeiro livro a resenha que mostra como realmente tudo começou a acontecer a maioria conta por meio de pequenos flash e não a historia toda e completa e muito legal saber que a historia também flui pois estava preocupada em ela ficar um pouco massante!!!

    ResponderExcluir