quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

[Resenha] O guardião

|
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 344
Editora: Arqueiro
Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.
O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.

Fazia muito tempo que eu não lia um livro do Nicholas Sparks, então resolvi esse mês mudar isso e peguei O guardião para ler. Bem... foi uma surpresa incrível! Li poucos livros do autor (comparado com quantos já foram lançados aqui), mas os que li, percebi que sempre são o mais do mesmo: romance, alguma morte e blablablá. E não que eu não goste disso, na verdade adoro esses romances água com açúcar dele. Por isso, já nem leio mais as sinopses dos livros do  Nicholas, porque sei que tipo de história encontrar e que vou gostar, então quando terminei a leitura de O guardião imaginem minha surpresa ao descobrir que o autor criou um romance com suspense! Só fez eu amar o livro mais ainda. Adorei ser surpreendida com esse novo elemento!

A história nos apresenta Julie, uma mulher que perdeu o marido, e mais de um mês depois recebe uma encomenda em casa: um filhote de cachorro dinamarquês de Jim (o marido), com um bilhete dizendo para ela tentar ser feliz, e que sempre vai cuidar dela. Ela dá o nome de Singer ao cão, que vira seu fiel companheiro. Anos se passaram, e ela já está seguindo melhor com a vida, tem até encontros. Muitos destes encontros não são tão bons, até que aparece Richard, um homem charmoso e muito educado, que a encanta com seu jeito doce.

Temos também Mike, amigo antigo de Julie e Jim, que com o tempo acaba se apaixonando por ela. Julie sabe dos seus sentimentos, mas não sente nada por ele, então resolve deixar as coisas como estão. Porém, com o tempo, Julie vai percebendo que ele é aquele amigo que está sempre lá por ela, então porque não gostar dele? Mas e Richard? Eles se dão tão bem também...

Amigos como Mike eram raros, por isso Julie se sentia mal por lhe esconder alguns dos aspectos mais íntimos de sua vida - como alguns de seus encontros recentes.
Julie não tinha coragem de entrar em detalhes sobre isso, porque Mike... bem, não era nenhum segredo que ele gostava dela e Julie não queria ferir seus sentimentos.

O elemento surpresa do Nicholas Sparks é um stalker. Um psicopata que segue Julie em tudo que é lugar. Faz ligações, e não a deixa em paz. A situação foge do controle, e assim, ela resolve prestar queixa. O problema é que na frente dos outros essa pessoa não aparenta ter nada de errado, e Julie não tem como provar essa perseguição psicológica que está sofrendo. O psicopata é alguém inteligente e perigoso, e esse toque sombrio no romance deixou tudo muito empolgante!

Logo que sabemos quem é o perseguidor achei que a narrativa ficou muito enrolada nessa parte, que o autor poderia ter dado um fim nisso logo... Porém,  passada essa sensação de repetitividade, somos surpreendidos com as descobertas sobre essa pessoa, e a investigação para descobrir quem ele realmente é e qual seu passado. A partir daí fica muito emocionante, e a leitura flui rapidamente. Não conseguia desgrudar do livros nas páginas finais, só ficava torcendo para pegarem logo o cara.

Adorei a trama de O guardião, achei diferente, mas ao mesmo tempo temos o costumeiro romance e partes tristes na história. Quero ler mais livros desse tipo do autor, ele desenvolveu muito bem a trama, fiquei envolvida com os personagens e com a situação da perseguição. Leitura mais que recomendada.

29 comentários:

  1. Oi, Dessa! Tudo bem? Faz tempo que não leio algo do Sparks também e aproveitando essa nova leva de filmes adaptados dos livros do autor que serão lançados, vou acabar lendo algum deles...
    Sobre "O Guardião", esse é um livro que estou super curiosa para conferir justamente por esse novo elemento, curto um suspense e quero saber se o Nicholas se deu bem ao escrever algo assim. Já havia desistido de esperar que ele saísse realmente da sua zona de conforto escrevendo cosias novas, espero que "O Guardião" seja um bom começo de uma nova fase do autor, quem sabe. De qualquer forma, estou empolgada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, finalmente ele saiu da zona de conforto e veio nos trazer algo do tipo. <3
      Não que eu não goste do estilo dele, mas chega uma hora que dá vontade de conhecer algo diferente do autor. rsrs

      Excluir
  2. Eu realmente não gosto dos livros do Nicholas - gostei apenas de Dear John - e não consigo retomar a leitura deles. Acredito que eles sejam muito "feitos para vender". Tem um molde, uma premissa pronta.
    Parabéns pela organização e capricho com o blog! Adorei conhecê-lo e com certeza voltarei mais vezes!
    Beijos carinhosos,
    Vitoria!
    P.s: venha conhecer minha web novela! Caso 54 - Tales, até onde o amor pode te levar? Posts todas as quartas!
    http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/p/web-novela.html

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu definitivamente não gosto dos livros do Nicholas Sparks. Acho muito iguais e dramáticos

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    Eu adoro os livros do Sparks, ultimamente não tenho lido muita coisa dele. Tenho esse livro aqui na minha estante mas ainda não o li, assim que terminar a minha atual leitura vou lê-lo.
    Beijos e muito obrigada pela dica! :D

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então trate de tentar lê-lo logo, viu! Você vai adorar, com certeza. *-*

      Excluir
  5. Eu também gosto muito dos livro do Nicholas,ele sabe fazer romance rs
    Gostei de saber que esse não e tão igual aos outros,amo suspense,e agora suspense com romance? Adoro! Quero muito ler,já tenho ele aqui,só esperando para ser lido ^^
    Amei a resenha.
    Beijos

    Cantinho da Bruna
    @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
  6. Muito tempo? E eu que tenho uns 4 livros dele aqui e não li nenhum? Acho chato quando o autor não muda um tanto dos personagens e enredos. Mesmo sendo o mesmo. Não posso falar se curto ou não água com açúcar, porém, eu quero ler sim, e o primeiro poderia ser dele, ou alguns de época da Julia Quinn que estou muito curiosa. Julie é realmente típica de Sparks. Achei bem legal a parte de o marido ter morrido e deixado o cão para ela depois de um tempo. Ai credo, odeio stalkers '-', gentem! Deu um terrorzinho agora. Gostei da resenha e de modo que o livro tem seu enredo.
    Beijos Dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Você tem que ler logo! rsrs
      Você vai gostar desse livro, pois ele é bem diferente do que o autor está acostumado a escrever. ;)

      Excluir
  7. Eu também estou há um tempo sem ler Sparks. Já estou com saudade!!

    Já li este e adorei, mas eu sempre adoro os livros dele, então... Sempre vou gostar!

    Amei a resenha ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dessa. Tudo bem?
    Eu tenho um trauma desse autor. Já li quatro livros dele e nenhum me agradou. Acho ele muito repetitivo. Mas confesso que esse livro me chamou a atenção, principalmente por essa pessoa perseguindo a protagonista.
    Se um dia eu vencer o trauma, lerei essa obra. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu gostei de todos que li, mesmo sempre sendo tudo igual quase. rsrs
      Leia mesmo! ;)

      Excluir
  9. Oi Dessa..
    Agora eu quero ler este livro. Não sabia que ele criou um suspense no livro. Eu adoro os livros dele, apesar de muitas vezes desejar um final diferente. Nunca pensei muito em ler este, mas depois de sua resenha, fiquei curiosa menina..rs
    É claro que não poderia faltar o costumeiro romance, ou então não seria Nicholas Sparks.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele criou! Achei o máximo. rsrs
      Não pode faltam mesmo, ele mudou um pouco mas também não abusem. hahaha

      Excluir
  10. Para ser bem sincera eu nunca li esse livro, eu não sou muito chegada á livros mais eu me interessei bastante por esse.

    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/
    ♡ Beijos ♡

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa,
    Mesmo n gostando tanto assim de romances, resolvi dar uma chance para o Sparks há alguns anos e li uns três livros dele. O unico que realmente gostei foi Noites de Tormenta, e os outros achei bem fraquinho. Mas é bem como vc disse: sempre parece ser mais do mesmo. Então fiquei surpreso q ele conseguiu inovar um pouco. A ideia do stalker é realmente interessante, então talvez eu dê uma chance para o livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Também passo por essa de achar que é tudo a mesma coisa os livros dele rs Mas pra passar o tempo é bom. Esse eu não li ainda e achei bem interessante ele colocar um stalker, finalmente uma coisa diferente na trama haha

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa!
    Deixei os livros do NS há um tempo. Como você mesmo disse, sempre a mesma coisa, mortes desnecessárias, romance e balá blá blá. Esse me pareceu diferente, e esse suspense é algo novo na sua escrita. Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu ando com medo de ler livros do Nicholas e me decepcionar novamente... um deles foi o do filme que estreou a pouco tempo. Não sei como faz tanto sucesso... tem tantos autores que mais potencial nesse gênero... sinceramente. O único que curti mesmo foi Um porto seguro ♥ esse sim, tanto o livro como o filme me agradaram. kkk

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Apesar de amar romances, eu reluto bastante a ler algo do Nicholas Sparks, acho que todos os livros dele tem a mesma "formula", os mesmos clichês, e O guardião não parece fugir muito disso, apesar do elemento surpresa que comentou ter, o stalker.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, por conta deste elemento, fugiu bastante da mesmice. rsrs

      Excluir
  16. Gosto de ficar envolvida na historia! Eu amo isso em um livro, mais nunca conheci este, gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Ainda não li nada do Nicholas Sparks. Fiquei feliz em saber que esse livro muda um pouco da escrita dele. Eu realmente fico sempre pensando que vindo dele são romances água com açúcar. Kkkk"
    Depois tentarei fazer a leitura desse livro. Uma.pena que no final ele deu uma enrolada. =\
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oiee Dessa!
    Não li este livro, pois até hoje li apenas um dos livros do escritor e espero um dia ler mais obras dele. Nem sempre vejo resenhas positivas e por isso fico com receio, e sei que cada um tem sua opinião. Espero ler e gostar assim como você

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, dê uma chance, como você disse, cada um tem uma opinião, e pode ser que você curta. rs :D

      Excluir
  19. Oi!
    Não gosto muito dos romances de Nicholas Sparks porque são sempre muito dramáticas mas me surpreendi com a resenha do livro "O Guardião" principalmente porque tem um ar de mistério no livro o que gosta muito nos livros que leio !!

    ResponderExcluir
  20. Oi Dessa, tudo bom?
    Gosto desse livro do aut
    or justamente porque ele foge a regra dos romances que ele costuma escrever. A narrativa tem vários elementos que o Sparks insere em suas obras, mas também tem o suspense que deixa tudo mais instigante. Gostei do mocinho da história também e O Guardião também foi uma grata surpresa quando li.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir