terça-feira, 27 de janeiro de 2015

[Resenha] Os Goonies

|
Autor: James Kahn
Páginas: 240
Editora: DarkSide
O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.








Tem coisa melhor do que assistir um filme e saber que há também o livro? Quando é de um clássico, é melhor ainda! Os Goonies é da década de 80, e mesmo eu nascendo só nos anos 90, o filme ainda fazia sucesso. Esqueci quantas vezes assisti na sessão da tarde, sem enjoar nenhuma vez! O filme de Spielberg fez parte da minha infância, e por isso fiquei tão ansiosa e feliz quando a DarkSide anunciou esse lançamento. Finalmente fiz a leitura do livro, e foi como voltar aqueles tempos de criança. ♥

Não lembrava de alguns detalhes da trama, e mesmo lembrando de outros, a leitura foi muito prazerosa. O livro é uma adaptação perfeita do filme, bateu até aquela vontadezinha de assistir de novo. A trama mostra uma história de amizade linda, com direito a uma aventura cheia de perigos. Não tenho mais oito anos, mas adorei acompanhar essa turma tão cativante. Os personagens são muito diferentes uns dos outros, o que só torna tudo mais especial ainda. 


Mikey, o asmático cheio de doenças é meio que o líder do grupo, ele tem um irmão mais velho, Brand, que é bonito e forte. Dado é o asiático inteligente, que está sempre inventando alguma armadilha que sai de suas roupas, e que quase nunca dão certo. Gordo, é bem... o guloso, vive comendo e inventando histórias, que até ele acredita serem reais. Bocão é o palhaço do grupo, sempre fala alguma bobagem. Mikey, Dado, Bocão e Gordo se consideram os Goonies, pois moram nas Docas Goon.

Seis vezes cinco
Esticando os pés no embalo,
Ao ponto mais baixo
Para ganhar o seu regalo.
Fizemos uma pausa, calculando.
"Seis vezes cinco. Isso é trinta", eu disse.
"Brilhante", disse Bocão.
"Esticando os pés", disse Dado. "Todos nós esticamos os pés quando andamos..."
"Então é isso", eu disse. "Se dermos trinta passos em direção ao ponto mais baixo, nós vamos chegar ao tesouro."

Eles estão para ser despejados de lá, pois um homem rico na cidade comprou as terras para construir um campo de golfe. Desolados por se separarem, é aí que iniciam uma aventura incrível após descobrirem um mapa pirata antigo. O pirata mais conhecido, Willy Caolho, deixou em um lugar cheio de armadilhas, um grande tesouro. Não bastasse tudo isso, essa turma ainda dá de cara com um grupo muito procurado, os Fratelli. O perigo fica muito maior! Mas eles não vão desistir de procurar o tesouro que pode fazer com que eles tenham suas casas de volta.


A narrativa de Os Goonies é leve e descontraída, a história é muito bem contada, você dá boas gargalhadas. Adorei o livro, foi uma forma de conhecer melhor os personagens, gostei principalmente do famoso Sloth, a "criatura" que os Fratelli mantêm acorrentada (isso que é da família!). Ele é muito inteligente em alguns momentos, acho que nunca percebi algo de bom nele quando assistia o filme, na verdade só sentia medo, rsrs. Leitura mais que recomendada, tanto para quem assistiu o filme, tanto para quem nem conhece a trama!


A edição da DarkSide está linda demais, como sempre! Cheia de detalhes especiais. E o bacana é que no início de cada capítulo há um "resumo" do que esperar dele. Livro lindo de se ter na estante, ainda mais com essa capa incrível! ♥

27 comentários:

  1. Oi, Dessa.

    A diagramação da Dark Side sempre ganha nota 10 comigo. Acho super lindas. Mas falando de Os Goonies eu me lembro pouco do filme por conta de tanto tempo que assisti, mas adoro descobri quando tem um livro do filme. Ele sempre deixa nós nos aproximarmos mais dos personagens. Talvez depois eu compre esse exemplar tão lindo. Venho tentando ler mais aventuras esse ano.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles sempre capricham e muito! *-*
      Compre mesmo, já vi ele várias vezes em promo no submarino, fica de olho!

      Excluir
  2. Ontem a noite fiquei olhando pra este livro demoradamente. Quase peguei ele hoje cedo, mas preferi adiantar o que estou lendo.
    Que bom que você gostou!!

    Eu sou apaixonada pelo Gordo!!! Acredita que eu tinha uma camiseta do Sloth até outro dia, mas já estava tão acabada que precisei me desfazer, mas muito em breve comprarei outra dele!

    Amei a resenha!! Ainda bem que lerei logo <3

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você precisa ler logo, ele é ótimo! *-*
      O gordo é um sarro, né? rs Sério, que legal deve ser a camiseta! ou devia... rsrs

      Excluir
  3. Oie, Dessa.
    Nunca assisti Os Goonies. Dá pra acreditar?
    Mas eu simplesmente amei sua resenha e muito provavelmente vou estar lendo o livro <3 Essa não é uma promessa vazia como muitas que vejo por aí, sério. Venho avisar a você quando resenhar! Hahahaha
    Tem post novo esperando por você no Me Livrando.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sério? Poxa, você precisa assistir então! *-*
      E leia o livro mesmo, vale a pena! Me avisa mesmo quando sair a resenha. :3

      Excluir
  4. Amiga eu, meu irmão e uns amigos dele estavamos conversando uns tempos atrás sobre filmes e eles contaram um pouco sobre esse filme OS GOONIES. Até falaram para mim assistir que eu iria gostar bastante. Eu vi uns tempos atrás passando no telecine, mas já estava terminando e então nem vi. Espero ter a chance de ver o filme e ainda ler o livro, porque eu também não sabia que tinha o livro, mas fiquei sabendo através do meu amigo secreto que queria o livro hahahaha...Mas tipo, na submarino estavam vendendo o livro em capa dura e com mapa e eu preferi comprar pra mim né? Mas eu nem comprei ainda hahaahaha...Mas enfim...Olha eu fiquei bastante curiosa com a história. Amo aventura. Espero gostar bastante. Parabéns amiga. E olha me desculpa por ter dado uma sumidinha do seu blog, mas andei um pouco chateada com algumas coisas. Espero que vc n se importe.
    Se cuida viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga assistir todo o filme, porque é muito bom! Não sei se vai sentir a mesma coisa do que se fosse criança, que nem foi comigo, mas vale a pena!
      Compre quando ver no sub, eles colocam direto em promo. *-*
      Espero que tenha melhora, amiga!

      Excluir
  5. Oii
    Acredita que nunca vi este filme. Eu sei, mas pode acreditar rs
    Gostei da história, gostaria de ler o livro, ainda mais com tantos elogios.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa,
    Acredita que nunca assisti o filme? Pois é, #ShameOnMe. Quem sabe me redimo lendo o livro logo de uma vez...
    A DarkSide sempre capricha nas edições, né? Impossível não querer todos os livros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse filme... esse livro... essa edição perfeita!
    Eu já sou mega fã do trabalho da Darkside, esse está impecável mesmo.
    Tive a oportunidade de fazer uma releitura e foi tão legal :D

    Boa resenha, como sempre. :D




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  8. Gente, os Goonies é tudo de bom, tanto o filme quanto o livro. Aliás, até achei o livro ainda melhor, apesar dele ser baseado no filme. O autor soube transferir muito bem o conteúdo e a Darkside caprichou na edição.
    Meu personagem favorito é o Bocão. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Achei que nunca ia pensar isso, mas o livro é adaptado do filme e consegue ser melhor. ♥

      Excluir
  9. Finalmente meu box está quase aqui em casa. Vai vir este, mais psicose e um outro, que é de mortos vivos. Não me lembro direito. Por ser clássico, fiquei bem ansiosa. É meio difícil eu pegar uma leitura do tipo. Nunca vi o filme, mas depois da leitura, quero ver. E gostei do fato de personagens serem originais. Acredito que a leitura seja mesmo leve e que essas crianças sejam muito divertidas.
    Abraços Dessa
    ThayQ.
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A capa é demais mesmo!
    Pra ser sincera, não é meu gênero favorito, mas sua resenha foi bem positiva e já li que este livro tem uma narrativa bem descontraída, então eu acho que me arriscaria nessa leitura!

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!
    Que capa é essa menina??? Esse nao é meu gênero favorito, mas a sua resenha me ganhou em cheio. Quero ele na minha estante já! hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa, tudo bom?
    Ai, esse filme é da minha infância e sempre tive curiosidade para ler o livro. Parece ser uma leitura bem leve e interessante. Além disso, acredito que seja voltada para todos os públicos e tem a cara da sessão da tarde. A Darkside tem edições lindas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dessa!
    Livro da Darkside já é fácil de se desejar por causa do ótimo trabalho que eles fazem com as edições, ainda mais se é uma obra divertida dessa. Já faz muito tempo que eu não vejo esse filme, e lendo a resenha me bateu até vontade, e de ler o livro também.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu adoroooooooo goonies!!!!! Até hoje, se o filme repete, eu paro tudo!!!!!!!! Acho que é um clássico inesquecível, muito divertido, dá muita vontade de ser daquela turma. As crianças de hoje precisam de filmes como esse. Não sei se a edição do livro que eu tenho é igual a sua, mas quando a gente abre a orelha, tem uma mapa!!!!!! É o máximo!!!!!
    Eu devorei o livro!!!!!!
    Ah, que saudades!!!!!!! Deu vontade como você de rever esse filme agora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que eu não assisto ele, acho que vou dar um jeito de achar para ver *-*
      Tem essa edição e a de capa dura também. ♥

      Excluir
  15. Oi Dessa.
    Assisti ao filme faz tanto tempo que nem lembro direito da trama, fora que faz muito tempo que não passa na tv :/ (pelo menos não que eu tenha reparado haha)
    Achei super legal a DarkSide lançar esse livro, com certeza deixou muita gente daquela época feliz. Tenho vontade de ler pra poder me aventurar de novo com essa turminha, e qualquer livro da DarkSide compensa ter né, o capricho deles como livro é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca mais vi na tv, faz tempo... :/
      Sim, os livros deles ganham só pela edição, a história pode nem ser tão boa assim. ahha

      Excluir
  16. Olá!

    Essa edição da DarkSide é mesmo divina! Eu já ouvi falar muito desse livro, mas nunca vi o filme ou mesmo li o livro. Apesar de ser do estilo juvenil, a história parece mesmo bem divertida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Já assisti o filme e gostei!
    Mai não sei se seria do mesmo jeito com o livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Não conhecia a serie "Os Goonies" não assistir o filme mas me interessei muito pelo livro achei a capa muito massa e o livro ta linda principalmente pelos mapas fiquei fascinada pela historia não sabia que iria gostar tanto !!!

    ResponderExcluir