sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[Resenha] A noite dos mortos-vivos e A volta dos mortos-vivos

|
Autor: John Russo
Páginas: 320
Editora: DarkSide
A história que deu início ao apocalipse zumbi, pela primeira vez no Brasil. Do roteirista de George Romero. Dois livros em um: inclui A Volta dos Mortos-Vivos. — “Seu livro… me guiou através do meu primeiro filme.” Quentin Tarantino








Fala galera, tudo belezinha? Então, quando recebemos esta maravilha da editora Darkside, fui correndo na Andressa e disse: "É meu". Porque convenhamos, é o clássico dos clássicos no que se refere a zumbis, e além de tudo, ser um livro baseado no filme é algo diferente (pelo menos pra mim), portanto eu queria ter essa experiência.

Vou falar das duas partes separadas...


Parte 1: A noite dos mortos vivos.

Primeiramente vale dizer que o filme/livro é um aprendizado pra quem se diz diretor/autor de algo com o tema de zumbi, simplesmente uma história escrita em 1967 consegue ser muito, mas muito melhor, do que qualquer Walking Dead, Z Nation, entre outras coisas sem sal que já li/assisti, pois os zumbis são realmente violentos, lutam pela comida, conseguem manejar objetos como pedras, porretes, e não simplesmente ficam cambaleando até algum idiota conseguir a façanha de ser morto por eles.

A noite dos mortos-vivos começa no cemitério de uma cidadezinha rural, um tanto isolada da cidade grande, onde o pai de Bárbara e Johnny está enterrado, e ao visitarem o túmulo do pai, encontram um ser cambaleante, andando aleatoriamente em meio ao gramado, e é ai que começam os problemas. Johnny acaba sendo morto pelo zumbi e Bárbara encontra refúgio em uma casa próxima. A partir dai o livro se passa somente dentro da casa, quando Bárbara consegue um refúgio, e aos poucos vão aparecendo outros sobreviventes, que também conseguiram fugir dos mortos-vivos.

Um deles é Ben, um homem que tem um instinto natural por sobrevivência e que imediatamente começa a reforçar a casa com pedaços de madeira, trancar portas, janelas, enfim, tudo para que os zumbis não consigam entrar. Outros personagens vão aparecendo conforme a história vai desenrolando. Temos o jovem casal, Tom e Judy, que logo encontram maneiras de ajudar Ben a manter a casa segura, e outras três pessoas, Harry, um covarde que se esconde no porão, Helen, a mulher de Harry e Karen, a filha do casal que foi ferida enquanto eles fugiam dos zumbis. A luta pela sobrevivência da raça humana começou.

Como esta parte só tem em 154 páginas fica difícil falar mais alguma coisa, porém o que acontece no fim me deixou sinceramente de queixo caído, pois os livros atuais me acostumaram muito mal, por serem fracos e previsíveis. Mas um clássico é um clássico e eu sabia que este não ia me decepcionar.

Por que será que as pessoas tem medo de morrer?
Não é pela dor.
Não sempre, pelo menos.
A morte pode ser instantânea e quase indolor.
A morte em si é um fim para toda dor.
Então por que as pessoas têm medo de morrer?

Parte 2 - A Volta dos mortos-vivos

Faz 10 anos desde que a praga dos mortos-vivos foi extinta, e os sobreviventes começaram a fincar estacas nas cabeças de todos os mortos desde então, para garantir que o terror nunca mais voltasse a ameaçar a espécie. Porém, quando um ônibus sofre um acidente e todos os seus ocupantes morrem, e não há tempo suficiente para que os moradores da cidade finquem estacas nas cabeças dos mortos antes da chegada da polícia, o inferno recomeça. É ai que vemos como o caos volta a dominar o mundo, pois numa noite comum os mortos se levantam novamente, para atacar e saciar a sua fome por carne humana.

São muitos personagens para citar nestas últimas 150 páginas, tantos que nem consigo falar sem dar um spoiler, mas vale destacar o mesmo que eu destaquei na parte anterior, as surpresas voltam a acontecer, e eu fiquei mais intrigado ainda e com gosto de quero mais! Pois o livro me deixou uma dúvida que não foi sanada, mas é óbvio que eu não vou dizer pra vocês qual é.

Enfim, vale MUITO a pena ler esse livro, eu praticamente devorei ele, é uma narrativa realmente assustadora, fluída, as vezes repetitiva, porém muito detalhista, e que me fez até sonhar com zumbis.

E qual de nós, depois de mortos, não desejaria renunciar à paz dos mortos e voltar à vida de novo?

20 comentários:

  1. Menino do céu, que livro em ??
    Olha eu não sou muito de ler esse gênero de livro, mas lendo a sua resenha e vendo os personagens lutando pela sobrevivência dentro de uma casa eu fiquei assim um pouco curiosa para saber o que acontece, mas o pior é vc achar que todos vão morrer no final, porque menino do céu, sempre tem isso em filmes. Mas tipo, não sei como é o livro. Nem nunca li nada parecido, mas a história deve ser muito bacana. Mas eu não gosto muito de terror não. Me custa até ver aquele filme Resident Evil. hahahahaha....Mas enfim...Olha eu acho que vc fez uma ótima abordagem do livro e espero um dia ainda ter coragem para ler esses livros. Mas parabéns e para minha amiga Andressa também pelo trabalho maravilhoso que fazem aqui =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muuuuito bom Silvana, deveria dar uma chance mesmo. Aposto que também não conseguiria desgrudar haha

      Excluir
  2. Eu não sabia que era baseado no filme e não ao contrário. Mas como não assisti os filmes para mim não vai fazer diferença hehe. Quero muito ler, ainda mais por ser de uma editora tão caprichosa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joga no youtube pra ti ver, nem que seja só uns minutos, vale muito a pena.
      É extremamente fiel, ao contrário do que acontece com os livros -> filmes.
      E a editora se puxou mesmo, tem umas imagens do filme dentro *-*

      Excluir
  3. Oh meu deeeeus essa maravilha de livro! A edição da DarkSide é de fazer babar, eu tô louquinha pra comprar JKASNFKASBGKABASOBA
    Legal saber que o livro é no estilo o de Star Wars, baseado no filme, e não o contrário. Eu tinha sérias dúvidas a respeito disso; achei que esse fosse o material original.
    Tive uma leitura infeliz envolvendo um livro com zumbis recentemente. Os de TWD tão se mostrando ótimos, mas eu morro de amores pela Noite dos mortos vivos até porque clássico é clássico, né! Me deu vontade de rever o filme depois dessa resenha.
    Como o ano tá só começando, esperando conseguir comprar o livro logo.
    Adorei o texto!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei de TWD, achei bem óbvio, sabe? Este da Darkside é muito louco! Tu fica "O_O" pqp sério que fizeram isso? kkkkk Leia se puder!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Artur.
    Ainda não li esse livro, o que é quase um pecado já que adoro zumbis e esse é o clássico dos clássicos. Porém, pretendo mudar isso em breve, principalmente porque o livro é imprevisível, como você disse. E, atualmente, tudo tem se tornado muito clichê.
    Sua resenha está ótima. Deu até vontade de rever o filme. rs
    Vi no comentário acima que você não gostou de TWD. Apesar de bem óbvio, é uma premissa que funciona. E os livros são bem melhores que a série televisiva.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Artur, não é nada como The Walking Dead (mas mesmo assim eu amo! rsrs), fiquei surpreendida ao ver que os zumbis nesse livro pegam pedras, porretes e tudo o mais. Achei um pouco cruel os finais, por isso me irritei um pouco, e também com o fato de A Noite dos Mortos só se passar grande parte dentro de uma casa, mas, olha, A Volta dos Mortos Vivos foi MUITO bom! Muitas reviravoltas e quê que foi aquele final? Quero mais!!!
    Amei a resenha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Artur.

    Confesso que não sou grande fã do gênero terror, mas ultimamente tenho me aventurado nele. Fiquei bem curiosa com esse livro depois que li a primeira parte de sua resenha. Qual final é esse, homem? Quero saber. Por você falar que é uma leitura fluída também me agradou. Adoro as diagramações da Dark Side e com certeza irei querer esse livro na minha estante.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro também. A darkside tem um jeitinho e um cuidado especial com os livros né? Eu fico mega feliz quando vejo as novidades deles e que a qualidade se mantém fodona. haha

    Sempre que posso, compro um livro deles. :D

    Quero muito ler Tubarão ♥

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Oi Artur..
    Apesar de ser um clássico, eu ainda não li. Não sou fã de zumbis, mas até leria a obra.
    E acredite, nunca vi o filme também, pelo menos não que me lembre.
    Mas gostei muito da resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Adoro quando alguém gosta de um livro que eu também gostei!! Me sinto mais acompanhada, rsrs.

    Adorei a resenha!! E este livro é lindo né? As imagens, fotos, tudo!!!



    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Artur.
    Gostei muito da sua opinião sobre a obra, a mesma me surpreendeu. Já havia visto este livro e pensei que seria algo similar á livros do mesmo gênero que não possuem conteúdo, que só se tornaram modinha. Porém pelo que disse na resenha é algo totalmente oposto, um livro que cativa e rapidamente se devora.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Normalmente vemos o inverso, adaptação do livro.
    Essa temática não me agrada, mas que bom que vc curtiu.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada da darkside, mas as edições são muito bonitas. Achei bem legal a forma em que comparou séries com o livro. E o rumo, com os zumbis, são diferentes, criados de modo que não conhecemos. E fiquei muito curiosa, ainda mais com o ligamento dos personagens. Já a segunda parte, é mais mais interessante. Pois o terror volta por um descuido. Gostei do fato de ter vários personagens. Mas vi que te animou bastante a leitura. Espero poder ler, ainda mais por ter valido tanto a leitura por tu.
    Abraços Artur,
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito de livros assim, assustadores.
    Mais acho que leria sim.

    ResponderExcluir
  15. Oi Artur!
    Apesar de ser um clássico, ainda não li. Gosto de livros deste gênero, e acho que irei amar a leitura.
    Bela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Artur. Nunca vi o filme acredita? Mesmo sendo um clássico e eu adorando zumbis (shameonme)
    pelo jeito você não gosta das histórias atuais de zumbis né? rs Eu particularmente amo TWD e As Crônicas dos Mortos (série de livros nacional,irrá).
    Bom, essas duas histórias parecem ser muito boas, diretas no assunto. Eu gostaria muito de ler e acho que vou procurar o filme pra ver.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não gosto de historias de mortos vivos mas essa resenha me deixou com vontade de ler o livro fiquei com dom dos personagens que depois de lutarem contra os mortos vivos e passarem por todas as dificuldades simplesmente começa tudo de novo !!!

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei MUITO surpresa com esse livro. Obviamente o primeiro é igual ao filme, que é sensacional tbm, mesmo para a época (foca na história! hahaha), mas o segundo volume é... grotesco, sabe. Me assustou de verdade, mais que qualquer filme boboca de zumbi. <3 :D

    Bjs

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir