segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[Resenha] Coração em chamas

|
Autora: Leila Krüger
Amar duas pessoas ao mesmo tempo, amar pelo computador, matar por amor, não saber que ama, desistir de amar. Coração em chamas! Apresentam-se aqui dez histórias confessionais de amor e loucura, vividas pelas mais diferentes figuras - uma garota de programa, um padre, um poeta, uma atriz famosa, um milionário e até um amigo do poeta Álvares de Azevedo, do século XIX, entre outros.








Coração em chamas recebi em parceria com a autora, Leila Krüger. O livro é composto de crônicas sobre amor, paixão, obsessão, ciúmes... Temas tão intensos como obsessão e ciumes só poderiam nos levar à uma leitura igualmente intensa, não é? Mas, assim como a autora retrata um lado "feio" deste sentimento, ela também traz a beleza do amor, e tudo de bom que vem junto. Eu li poucos livros de crônicas, mas os que eu li, me fizeram gostar cada vez mais deste gênero. Então quando recebi da Leila sua obra, fiquei muito empolgada para iniciar a leitura.

O livro é curto e possui uma leitura muito fluída. As crônicas são muito bem escritas, tanto que a cada uma delas, não parecia ser a mesma pessoa escrevendo, pois a Leila traz vários tipos de personagens e formas de narrar. Isso deixou a leitura incrível, ainda mais com um tema tão comum. Amor? É tão fácil falar de amor, e igualmente fácil banalizá-lo, mas a autora conseguiu trazer com suas crônicas histórias que poderiam muito bem ser verdadeiras. 

Em uma das crônicas a autora nos mostra um casal em que o homem tem o pensamento de que mulher tem que ficar em casa, cuidando dos filhos e da casa, e que não pode nem ficar de conversa com outro homem. O marido é tão ciumento, que quando vê a esposa batendo papo com outro, bate nele e nela, a ordinária, como diz. Algo sem cabimento hoje em dia, mas que infelizmente, ainda acontece muito.

Temos também uma crônica em que o homem ama duas mulheres, a esposa e a amante, cada uma com personalidades diferentes, mas que cativam de alguma forma. Ele acha que está certo ter e amar duas mulheres, e quem pode condená-lo? Quando se trata de amor não podemos dizer o que é certo e errado. Porém, o único erro dele é apenas a amante saber da esposa, e a esposa não saber que divide o amor do marido...

Eu não tenho coragem de ligar esse monitor faz três dias. Na verdade não tenho coragem de me olhar no espelho, tô me sentindo um trouxa.

A crônica que mais me marcou foi "Delete", em que o rapaz se apaixona virtualmente por uma garota que tem os mesmos hobbies que ele. Os dois entram madrugada adentro conversando e se divertindo, trocam segredos e falam do futuro, mas sempre que tentam se encontrar a garota dá alguma desculpa. O mundo dele cai quando descobre que ela não é real... Impactante e que acontece seguido ser enganado por relacionamentos virtuais, as pessoas nunca falam verdadeiramente de si mesmas na internet.

Coração em chamas é um ótimo livro para ter como companhia nas tardes preguiçosas, em que você não tem vontade de tramas muito complexas e grandes. As crônicas são leves e com leitura rápida, que te fazem refletir sobre o amor e o que mais vem junto com ele. Recomendo!

34 comentários:

  1. Dificilmente leio crônicas, mas acho que mais por falta de oportunidade mesmo.
    É a primeira resenha que vejo desse livro, gostei da ideia do livro.
    As crônicas parecem ser boas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então trate de ler logo, pois crônicas são muito legais de ler. Qualquer tema que peguem! *O*

      Excluir
  2. Primeira vez que vejo esse livro.
    Crônicas não despertam muito a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Amo crônicas! Nunca tinha visto esse livro, acredita?
    Gostei do tema do livro.. Nossa, quero ler já!
    Na internet tem muitos esses casos de homem não deixar a mulher ter amigos e tal. Infelizmente!
    Claro que também tem muitos relacionamentos na internet que dão certo.. Enfim, otimo livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro crônicas! *-*
      Pois é, realmente ainda vemos muito disso, infelizmente. :/

      Excluir
  4. Olá Dessa,
    Não conhecia esse livro, mas curti. É sempre bom ler um livro leve de vez em quando.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  5. Por ser em parceria, parabéns. As crônicas parecem incríveis. Além do mais, que se tem vários temas. Mas todos relacionados ao amor, seja qual forma. E por ele retratar o lado ruim disso, fiquei interessada, tem gente que é muito obsessivo com esse 'sentimento'.Uma pena ser curto, dava para fazer mais, são crônicas que mais chamam a atenção hoje. Fiquei tensa com a crônica do qual ama duas mulheres '_' eita. Fiquei ainda mais chocada com o virtual, quase nunca dá certo essas coisas de distância.
    Quero conhecer, deve ser uma delícia ler na tarde mesmo.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o livro por isso, ele vê o lado bom e ruim desse sentimento.
      Nunca dá mesmo, o melhor é pessoalmente!

      Excluir
  6. Oi Dessa, adoro livros de crônicas, eu não tinha ouvido falar desse ainda, mas me chamou muito a atenção. Espero ter a oportunidade de conferir mais dele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Sobre o livro do relacionamento na internet.

    Lembro de alguém me dizer: "Nem sou ciumenta, não me importo muito com isso" ehuehueh 8DDD < 3

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei bastante interessante.
    Vou procurar ler assim que tiver uma chance, porque as histórias devem ser ótimas.
    Mas na verdade estou dando um tempo agora, porque como já estou postando a minha caixinha de correio atrasada do ano passado, eu ainda vou ter que postar de janeiro, porque já fiz mais compras hahahaha...Vou ficar falida desse jeito, mas enfim... Vamos ver no que dá.

    Eu amei a resenha sério. Espero ter a oportunidade de ler.
    Gostei, ainda mais sendo crônicas. Agora tá virando moda =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimas mesmo, viu?
      Credo, como você compra! hahaha
      beijos

      Excluir
  9. Olá, Dessa. Tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, principalmente porque eu adoro narrativas mais curtas, estilo contos e crônicas. E claro, todo livro que fala sobre amor é bem vindo. Achei bem interessante, aliás, as diferentes construções e com personagens tão distintos.
    Espero ter a oportunidade de ler a obra em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  10. Dessa, gosto muito de ler crônicas. Já tinha ouvido falar nesse livro, não sei porque até agora não o li rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da capa do livro e fiquei curiosa com algumas das cronicas, como a Delete. Mas infelizmente não gosto muito de livros de contos ou cronicas, então vai ser difícil que eu compre.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dessa.
    Então curto crônicas, até escrevo algumas as vezes no meu blog. Leria sim o livro, gostei de seu ponto de vista sobre a obra.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dessa, tudo bem?
    O gênero crônica muito me agrada. Leila Krüger parece usar sentimentos que são inerentes ao ser humano. Parece ser um belo livro.
    Apenas uma sugestão: você poderia colocar em cada resenha a quantidade de páginas do livro lido e o ano de lançamento. =)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa pra ler esse livro, principalmente pelo conto em que o homem bate na mulher, um tema forte, mas infelizmente, como você disse, real. :/
    Amei a resenha! Um abraço, Dessa!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dessa.

    Não conhecia o livro e fiquei encantada com suas crônicas, acho que como você a que mais me chamaria a atenção é a do casal da internet.Eu já tive um relacionamento assim e fiquei muito magoada. Fiquei curiosa quanto ao desse casal.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance da internet se baseia muito em mentiras, acho que é difícil um relacionamento de internet dar certo. :/

      Excluir
  16. Crônicas não é muito comigo, mas gostei do tema amor, obsessão, ciúmes e tudo o mais.
    Ainda mais se for uma leitura rápida, como essa.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito de ler crônicas, mas fiquei bem curiosa com essa obra.
    O que me faria ler seria a última crônica citada, pois conheço pessoas próximas que passaram pelas mesmas desilusões com amores virtuais.
    Deve ser interessante ter vários pontos de vista diferentes de um sentimento tão belo, mas que por vezes pode machucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O bacana do livro é que a autora não foca só no lado bom ou ruim do sentimento, e sim fala um pouco de cada lado.

      Excluir
  18. Gosto de cronicas e gostei do livro.
    O fato de ser leve eu achei bem bacana.

    ResponderExcluir
  19. Adoro crônicas, fiquei bem curiosa para conhecer as da Leila. Gosto de autores que sabem dar voz a personagens de jeitos totalmente diferentes. É bem cansativo quando encontra uma voz muito proxima a outro... é um dom, sem dúvida.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  20. Olá Dessa!
    Confesso que não sou muito fã de crônicas, porém, gostei da sua resenha, acho que darei uma chance. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Acho que nunca li um livro de crônicas... Mas esse livro parece ser legal, um assunto bem comum né. Me interessei por "Delete" principalmente.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Não leio livro de crônicos mais gostei muito dos temos que a autora aborda eu quero ler pra ver como a Leila Krüger ira tratar com cada tema fiquei bem curiosa !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia! Mesmo que você não leia muito crônicas é uma ótima leitura!

      Excluir