sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

[Resenha] As artimanhas de Napoleão e outras batalhas cotidianas

|
Autor: Antonio Cestaro
Páginas: 100
Editora: Tordesilhas
Personagem de duas crônicas de Uma porta para um quarto escuro, primeiro livro de Antonio Cestaro, Napoleão, um porquinho-da-índia traquinas e vivaz, grande apreciador da generosidade das pessoas, despertou tanto interesse nos leitores que acabou se tornando o protagonista involuntário da segunda obra do autor. Napoleão é vegetariano e está namorando. Inteligente, aprendeu a se comportar em salas de concerto e foi sondado para participar de um desenho animado com grande campanha de mídia. Vive com o dono e a família do dono numa casa frequentada todos os dias pela Vânia, que os ajuda nos serviços domésticos. Eventualmente, visita o doutor Gildo, médico especializado em animais de grande porte que o atende em nome de uma amizade antiga. E frequenta também a dona Yolanda, vizinha da família e proprietária do Arquibaldo, um felino não muito confiável. Com esses personagens, situações banais do cotidiano e um olhar subjetivo, Antonio Cestaro constrói um conjunto de crônicas que discorrem sobre a condição humana e a relação das pessoas entre si, com a natureza e com a metrópole. Assim, em “Pé direito”, a compra de um tênis que servirá de cama para o Napoleão é o pretexto para uma discussão sobre ciclismo e paisagem urbana, industrialização e mão de obra infantil na China. Já a tocante “O que dizer?” fala de “literatura e das emoções humanas que as palavras não dão conta de descrever”. Música, natureza, alegria, tristeza, poesia, concreto, psicanálise, fantasmas e os laços de amor e amizade são os temas com os quais o autor tece uma narrativa leve e cheia de sentimento, cujo fio condutor é um porquinho-da-índia octogenário, criação do grande poeta Manuel Bandeira, que Antonio Cestaro faz ressurgir em uma realidade ficcional que “aproveita os sonhos para anular os limites do tempo, da matéria e da lógica”.

Quando recebi As artimanhas de Napoleão de surpresa da editora Tordesilhas me apaixonei na hora pelo livro. Ele é de capa dura e com ilustrações lindas, um mimo só. Fiquei muito curiosa para saber sobre o que se tratava, mas me segurei até resolver realmente ler, e assim, me surpreender. Enfim peguei o livro para iniciar a leitura, e o acabei em um dia, de tão cativante que é a obra.

O autor nos traz mais de 20 crônicas, todas elas em companhia com o porquinho-da-índia, Napoleão, um porquinho carismático e cheio de personalidade. Acompanhamos o dia-a-dia do autor com Napoleão, como se fosse algo banal, mas que na realidade traz reflexões sobre tema atuais.

Na infância, tive porquinhos-da-índia, e quando acontecia de um morrer, os quatro ou cinco que ficavam me ajudavam a tocar a vida. Depois cresci e entendi que a vida é muito mais preciosa do que eu pensava, ainda mais a curta vida de um porquinho-da-índia. Só tem um porquinho-da-índia que é imortal: o porquinho-da-índia do Manuel Bandeira.

Além desses dois personagens tão marcantes conhecemos também um veterinário, Gildo, antigo amigo. Yolanda, a vizinha espanhola, que tem um gato, Arquibaldo. E Vânia, a empregada que adoro ler mãos, borra de café e por aí vai...

As crônicas são curtas e bem leves de acompanhar. Não sei se ri mais de Napoleão ou de seu dono/companheiro. Lemos sobre o dia que o porquinho entrou em um cano e não queria sair, ou então de seus dias de namoro, tudo isso contado de forma descontraída e com várias ilustrações.


O livro é um amor, a escrita do autor é fluída, deixando a narrativa muito envolvente. Gostei de conhecer esse personagem, que apareceu em outro livro do Antonio, e que fez sucesso. Achei digno ele ter um livro só para ele!

As artimanhas de Napoleão é uma obra delicada e gostosinha de ler. Eu adoro crônicas, então foi melhor ainda de acompanhar a vida de Napoleão, mas mesmo quem não goste ou nunca leu, vai se surpreender e adorar! Recomendo!

19 comentários:

  1. Oi Dessa! Gostei bastante da sua resenha, parabéns!
    Esse livro parece ser uma fofura, lembrei muito do meu irmão. Que vontade de ler para ele!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O livro aparenta ser bem fofinho mesmo. As publicações desse gênero pela Tordesilhas sempre são muito bem feitas. Um porquinho chamado Napoleão ♥ como não amar, né? hahaha




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu gostei da sua resenha e principalmente do que o livro trás, mas sinceramente já não é meu gênero de leitura. Eu gostei da maneira que você desenvolveu falando da história, mas eu acho que não o pegaria para ler nesse momento. Espero ter a chance viu? E olha amiga, queria te agradecer mais uma vez pela sua amizade e por sempre estar presente nas horas que preciso. Muito sucesso pra vc SEMPRE. Adoro o seu blog e vc sabe né? =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Depois quando puder passa no meu cantinho que tem postagem nova tá?
    Se cuida querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não dá para se prender em um gênero de leitura, tem que explorar tudo sabe? Conhecemos ótimas obras assim.
      Sempre que precisar estou aqui! ♥

      Excluir
  4. Olá!

    Não sou muito de livros juvenis, mas ler que você se divertiu tanto com As artimanhas de Napoleão e outras batalhas cotidianas me deixou com vontade de ler a obra. Adorei a ilustração da foto, uma gracinha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros assim tipo cronicas e juvenil, achei bem curioso esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Quando li o título achei que fosse alguma coisa do Napoleão mesmo e não de um porquinho-da-índia com esse nome hahahaha parece ser um livro fofo, mas a capa eu só achei legal ser capa dura porque a ilustração é bem simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também pensei nisso em um primeiro momento... :P

      Excluir
  7. Gostei muito da edição, além de capa dura. Eu não sou de ler muitas crônicas, mas quando pego a maioria eu gosto um pouco. Por ter humor, leva também pontinhos a mais.
    Beijos Dessa

    ResponderExcluir
  8. Oie.

    Não sou grande fã de crônicas, mas o que me chamou a atenção nesse livro foi saber que é capa dura e vem com ilustrações. Um amor só. Se pudesse comprar com certeza iria querer esse exemplar em minha estante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é encantador, acho que até quem não gosta desse tipo de livro iria amar <3

      Excluir
  9. Eu adoro crônicas, com um livro ilustrado então, com certeza leria. Ele parece ser uma lindeza!
    Quero conhecer todos esses personagens incríveis.
    Se a escrita é fluída e a leitura rápida, melhor ainda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai se encantar com esses personagens tão carismáticos, viu!

      Excluir
  10. Oi!
    Adorei essa ideia de um porquinho-da-índia contando a historia adoro animais e esse e um livro que com certeza vou me apaixonar tanto gostei muito das ilustrações que o livro trás!!!

    ResponderExcluir
  11. Aii que gostoso ler um livro assim. Faz tempo que não leio.
    Ainda não conhecia a obra, mas acho que iria gostar sim.
    Gosto de cronicas, e o livro deve ser tão rapidinho né.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é beeem rápido de ler, leva algumas horas e você sai com um sorriso no rosto. :3

      Excluir
  12. Oi Dessa!
    Adoro crônicas, sendo assim é óbvio que vou quere ler. Adorei saber que a edição é em capa dura e que ainda por cima tem ilustrações, deve ser uma lindeza só.

    Beijos e um ótimo final de domingo.
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está lindo, Jessica, vale a pena ter na estante! *O*

      Excluir