quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[Resenha] Não conta pra ninguém

|
Autoras: Fernanda Omelczuk; Georgina Martins, Mariana G. M. de Faria e Vera Maia
Os oito contos que compõem esta obra são frutos de autoria feminina, revelam perspectivas sensíveis e densas ao tratarem de situações-limite, com estilos peculiares. Povoados por personagens adolescentes, que modulam de maneira bastante interessante vozes e pensares reveladores.









Não conta pra ninguém é um livro de contos em que quatro autoras se juntaram para falar de assuntos bem reais: preconceito, bullying, abuso sexual... Nesses contos conhecemos crianças e adolescentes que de alguma forma passaram por algo cruel e constrangedor, algo que acaba desfazendo toda a inocência que sentimos no início de cada história.

Eu adoro contos, mas esses mexeram mais comigo do que qualquer outro livro, pois trazem uma grande carga emocional, que choca e emociona o leitor. Cada trama é bem curtinha, mas esses oito contos conseguem transmitir sua mensagem. Vou falar um pouco daqueles que mais gostei.

Balde de água fria, da Fernanda Omelczuk, fala de uma menina que adora nadar. Na piscina, ela conhece o garoto mais incrível: Marquinhos. Ele parece tão querido, e ainda por cima parece gostar dela também, mas após uma festa, descobre que Marquinhos não é o que aparentava ser, não. Algo que vai mudar a vida da menina.

Leo e o super-homem, da Georgina Martins, conta a história de Leo, que desde criança gostava de brincar de casinha e bonecas. O pai nunca aceitou pensar que o filho podia ser gay, e sempre batia nele e o colocava de castigo. Leo cresceu reprimido pelos pais, mas a mágoa maior foi por seu pai não aceitar quem ele era.

- Maria, amanhã nós vamos sair para comprar umas roupinhas e aproveitar pra dar um passeio, você preciso conhecer a cidade grande, tem muita coisa pra conhecer, mas tem de ser devagar, sem pressa. Ele falava enquanto passava a mão nas minhas pernas.

Brincadeira de criança, da Georgina Martins, nos apresenta Maria, uma menina com muitos irmãos, que perdeu o pai, e desde então quem ajuda a mãe com comida é o tio Francisco. O ano é 1943, Maria nunca gostou das brincadeiras do tio de passar a mão em suas pernas, ou dos presentes: calcinhas. Porém, ninguém mais via que tinha algo errado nisso, e assim, deixaram ela ir morar com os tios, para cuidar da esposa doente de Francisco.... Lá, toda inocência de Maria foi tirada.

O julgamento de Felipa, da Vera Maia, começa com a seguinte cena: Felipa amarrada em uma cadeira na frente da sala toda, enquanto é "julgada" por perder o campeonato escolar. Por ser gorda, os alunos a ridicularizam mais ainda, e fazem diversas maldades. Será que ninguém vai ajudá-la?

Hora do recreio, da Mariana G. M. de Faria, nos mostra uma mãe adolescente. Quando estava grávida todos a paparicavam, mas após ter o bebê, virou a adolescente que fez burrada, e recebe vários olhares de pena dos professores e dos colegas.

Esses contos foram os mais impactantes para mim, mas na verdade gostei de todos. As autoras escrevem muito bem. Recomendo a leitura de Não conta pra ninguém. 

26 comentários:

  1. Adoro contos. Acho que você sabe disso.

    Linda resenha!!! Quero muito ler. Ainda mais por serem contos tão profundos, pelo menos foi isso que vi aqui.

    Adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem profundos mesmo, Alessandra! Você que adora contos vai curtir bastante a leitura!

      Excluir
  2. Nos últimos dias eu até comecei a ler contos. Mas percebi, que eles acabam do lado e a história fica mais vazia. É claro que não é todos.
    Este livro é novidade para mim. Gostei dos temas que ele aborda e leria sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sempre bate aquela sensação de quero mais, o ruim dos contos é isso. Mas também é uma leitura bem rápida, vale a pena.

      Excluir
  3. Gostei do que o enredo se trata. A diversidade, e ainda mais com crianças. O que é horrível. Por serem contos, achei melhor ainda. Por não focar em uma coisa só e dar oportunidades a outros.
    Abraços Dessa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E o bom é que não é só um tema específico, vemos histórias bem diferentes uma da outra.

      Excluir
  4. Não sou muito fã de contos, mas adorei o nome desse livro e os temas que el contêm. Se der vou ler sim. Gosto de histórias que mostram o outro lado do felizes para sempre.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dessa.

    Depois de ler você falando dos contos fiquei imaginando a carga dramática que esse livro tem. A que mais me chocou foi a do Tio que leva a menina e tira a sua inocência. O do pai que não aceita o filho que gostar de brincar de bonecas também. '-'

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu achei que o livro era mais infantil, mas a carga emocional dele é para alguém mais adolescente, pois como você viu os temas são bem intensos.

      Excluir
  6. Resumindo...Cada um dos contos nos passa uma lição diferente em suas histórias pelo que pude perceber, porque se tratando de assuntos diferenciados, já chama bastante atenção dos leitores, como chamou a minha. Eu achei bacana. Eu tenho alguns livros de contos aqui em casa, mas até agora eu não os li, porque eu quero ler meus livros de histórias mesmo. Mas depois que eu tiver liberada do compromisso eu acho que vou começar a ler mais contos, porque de uma certa forma é uma delicia ler várias histórias diferentes, principalmente nas férias como vc fez.

    Amiga olha vc me surpreende com suas resenhas e sempre irei te apoiar e acompanhar, porque
    admiro muito sua escrita e principalmente sua amizade que é bastante importante pra mim =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são temas diferentes, mas se for perceber, são todos marcantes e dramáticos.
      Tente ler mais contos mesmo! São uma leitura rápida e fácil de ler, é bom para intercalar com histórias e tal.
      Obrigada, amiga! ♥

      Excluir
  7. Não sou muito de contos, prefiro um livro "completo" numa história só, mas esse parece super interessante, ainda mais com toda essa carga emocional e sobre os problemas que nós, mulheres, enfrentamos várias vezes durante a vida.
    Gostei.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro contos, ainda mais os que criticam nossa realidade, nos fazendo questionar pensamentos, ações e conjecturas. Então, com toda certeza, esse livro me interessou. Vou colocar na minha meta de leitura.
    Não conhecia a obra, então adorei a dica e a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da dica! Espero que você consiga ler em breve! :D

      Excluir
  9. Olá, Dessa.
    Confesso que ao dá uma olhada rápida na capa do livro não daria nada, mas após ler sua resenha e saber que o livro se trata de contos com assuntos tão fortes e infelizmente tão presentes em nossa realidade o vi de outra forma. Queria muito ter a oportunidade de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu gosto de livros de contos essa obra parece ter narrativas impactantes e envolventes. Confesso que fiquei curiosa para saber mais sobre todas as histórias que você citou. Não conhecia o livro, mas já vou marcar no Skoob.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei toda arrepiada só de ler essas pequenas descrições, imagine então lendo os contos!?
    Fiquei bem curiosa com o livro, pois gosto de tramas assim: Impactantes e com grande carga emocional. E o que é pior é que não é tão distante da nossa realidade.
    É um livro que pode entrar para a listinha de aquisições desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! É bem envolvente e intenso!
      Espero que você leia em breve! *O*

      Excluir
  12. Oi, Dessa, tudo bem?
    Gostei muito da capa de "Não Conta pra Ninguém".
    Parece ser um livro curto, afinal, são apenas oito contos, mas com temas muito relevantes e que muitas pessoas vão se identificar, não é?!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  13. Poxa, não conhecia o livro e me encantei com ele através da sua resenha. Gostei muito da premissa do primeiro conto e o da Felipe. Ambos bem inusitados. :D

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  14. Ah gente, temas fortes e impactantes!
    Quantos não sofreram e sofrem até hoje, com algum desses temas... triste realidade.

    ResponderExcluir
  15. Amo contos, ainda mais reunidos em um livro só!
    O que achei mais atraente neste livro é o fato de conterem historia de pessoas que sofreram no passado.

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa!
    Gosto muito de contos, apesar de achar que eles sempre acabam na melhor parte. Achei a temática do livro ótima, e deve ter uma carga emocional imensa. Gosto de livros com temas fortes... tá ai, dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, contos sempre nos deixam querendo ler mais. rsrs

      Excluir
  17. Nunca tinha visto esse livro mas me interessei muito Dessa. Não sou muito fã de contos por serem curtos sabe, mas gostei dos temas abordados nesses.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Ainda não tinha visto esse livro e não gosto de livro de contos mas me interessei bastante pelas historia adorei essa ideia de um livro só com assuntos polêmicos e quero da uma olhada pra ver se gosto !!

    ResponderExcluir