segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[Resenha] A formatura

|
Autora: Joelle Charbonneau
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


1. O teste
2. Estudo independente


Leiam a resenha sem medo, pois eu aviso onde pode ter spoiler. ;)

E mais uma trilogia se encerra, depois de terminar Reiniciados resolvi pegar A formatura para saber o final que a autora deu para O teste. São muitas emoções! Ler dois finais de trilogia tão seguido assim é de cortar o coração. Duas distopias ótimas que eu adorei. Enfim, estou aqui para falar de A formatura, e preciso compartilhar com vocês tudo o que eu senti com a leitura...

O que eu gosto/gostei dos livros é que eles começam exatamente de onde o anterior terminou, não é uma cena aleatória iniciando a história, é a mesma cena do final, e continuando a partir dali. Confundi muito? haha Mas sério, é muito bom isso, porque muitas vezes não lembramos direito do final, e assim, conseguimos relembrar dos últimos acontecimentos. 

Esse livro foi intenso do início ao fim. Novos segredos, novas dúvidas em relação ao que é certo e o que é errado, novos desafios para Cia... A trama finaliza de forma espetacular tudo que acompanhamos em O teste e Estudo independente. Conhecemos melhor novos personagens, que se mostram importantes para o desenrolar da história, e nos despedimos de alguns... pois é.

Pode conter spoilers dos anteriores.

Cia continua alguém que não se corrompeu por querer entrar na universidade e se livrar dos "concorrentes", e agora, finalmente na universidade, sua bondade ainda é palpável, porém, notamos que alguns acontecimentos a colocam em luta consigo mesma. Fazer algo ruim pode ser compensado por ter dado em algo bom? Várias dúvidas. Cia lembra muito do que passou pelo Teste, as mortes desnecessárias, a crueldade, e assim, precisa lutar junto com os rebeldes, e alunos da universidade, para melhorar isso.

Meu pai me disse para não confiar em ninguém. Desobedeci a essa ordem mais de uma vez - muitas vezes em meu prejuízo

Tomas e Cia continuam juntos, e o que não teve de foco no romance nos anteriores, nesse é bem visível. Um precisa se 'segurar' no outro para conseguir seguir em frente. E apesar de adorar distopias sem um pingo de romance, gostei do relacionamento dos dois na trama. Mas, fiquei torcendo por um Cia+Raffe, fui só eu? haha

Podem ler de novo! :)

A autora terminou a trilogia muito bem. Vários acontecimentos surpreendentes e chocantes, e o final mesmo é daqueles que deixam uma dúvida no ar, e te fazem imaginar o depois, mas não de uma maneira ruim, pela primeira vez adorei esse tipo de final, porque ele não é totalmente sem explicação. A leitura foi muito fluída, a narrativa da autora é ótima, só achei uma pena que no meio de tantas reviravoltas só tivemos o ponto de vista de Cia, isso limitou bastante o desenvolvimento da história para o leitor. Bem, vou finalizar a resenha antes que ela fique gigante, rs... A formatura é um livro maravilhoso, e o que falar então da trilogia em si? Mais que recomendada, ainda mais para os fãs de distopia! ;)

22 comentários:

  1. Olá, Dessa. Acredita que eu ainda não tive como começar a ler essa trilogia? Como eu estou com muitas em aberto e pouco tempo disponível, tenho evitado começar outras séries, infelizmente.
    Mas fico feliz em saber que a série terminou bem. Me dá mais ânimo para continuar a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? ah, então trate de ler logo,porque ela é ótima! *-* Espero muito que tenha uma adaptação também!

      Excluir
  2. Você é corajosa, viu? Não teria coragem pra ter duas trilogias que amo seguidamente. rsrsrsrs
    Agora fiquei bem curiosa pra saber como a autora conseguiu te fazer gostar de um final que nos deixa imaginando o que aconteceu depois.
    Amei a resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, arrisquei! Ainda bem que terminaram bem, só é ruim a separação. rsrs

      Excluir
  3. Oie! Não gostei muito dessa trilogia, vou esperar para ler as continuações!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/12/o-enigma-da-espada.html

    ResponderExcluir
  4. Olá. Cia está me conquistando cada vez mais. Eu ainda não li essa trilogia distópica. Mas esses testes me deixaram bem ansiosa e tensa por essa guerra que pode começar.
    Ainda bem que a autora conseguiu dar emoção e ser intenso do início ao fim. Tramas e coisas que vão se desenvolvendo e mais personagens claro.
    Uma pena ter mortes ( comum ). Ainda bem que tudo foi bom, ocorreu o fim de modo ótimo, mas esse final meio solto com essa dúvida... kk :)
    Quase não leio distopias, mas quero pegar essa e também Reiniciados.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,você não sabe o que está perdendo! Tanto essa trilogia, quanto reiniciados são muito boas! *-*
      Tente ler logo!

      Excluir
  5. Oiii Dessa. Adorei a sua resenha. E é muito bom quando um trilogia termina assim né? Super bem. Também acho isso legal, de ter a última cena no próximo livro para relembrar. A última série que li foi Percy Jackson e no fim de cada livro tem a primeira cena (capítulo) do próximo. O que nos ajuda a lembrar quando vamos ler o seguinte, mas nos deixa loucos para ler o próximo quanto terminamos o anterior. credo, isso ficou confuso, mas acho que deu pra entender. kkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, odeio me decepcionar com os finais. u.u
      Entendi sim! hahaha

      Excluir
  6. Ops, tive que ler a resenha meio por cima por motivos de: quero ler a trilogia, muuuito, e não queria pegar spoilers. mimimi

    To só esperando sair uma promoção boa pra poder comprar esses livros, o/

    Att.,
    Eduarda Henker
    Só Mais Um - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aviso onde tem spoiler, então pode ler tranquilamente. :)

      Excluir
  7. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Eu entendo bem seu sentimento, acabei de ler o segundo livro de uma trilogia também e estou agoniada para ler o desfecho. É um sentimento de alívio misturado com saudades, pois passamos a fazer parte do universo e não queremos que ele acabe.
    Eu quero muito ler essa distopia também, mesmo que não tenha tanto romance assim. E esse final que nos deixa refletindo, com cenas chocantes, tem como não querer ler, impossível!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Quero tanto saber o que vai acontecer, mas ao mesmo tempo não quero me despedir da trama. :/

      Excluir
  8. To tentando ganhar esse livro aqui rs Não comecei a trilogia ainda por querer ler os 3 seguidos. Você acha que teria sido melhor uma narrativa em 3° pessoa Dessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho, sabe? Porque há momentos que você quer saber o que acontece com outras pessoas, mas você só tem o ponto de vista da Cia. :/

      Excluir
  9. Oi Dessa!!!
    Acabei de ler A Formatura na semana passada e eu gostei bastante...
    Esperava outras coisas no final, principalmente sobre o estágio da Cia, mas até que o livro me surpreendeu muito.
    Com certeza virou uma das minhas trilogias distópicas favoritas... uma ótima indicação pra quem quer ação, aventura e um pouco de romance sem mimizice haha
    Super indico!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você também gostou! *-* hahaha
      Sim, leitura mais que recomendada, ainda mais por não ter mimimi. :P

      Excluir
  10. Oi Dessa, tudo bom?
    A trilogia O Teste foi uma das melhores surpresas desse ano. Porém, tive uma opinião um pouco diferente em relação ao último livro. Acho que a autora perdeu muito tempo com as divagações da Cia quando deveria ter explorado outros temas importantes nessa narrativa. Além disso, não foi fácil aguentar o mimimi da Cia sobre as pessoas que ela teve que matar..
    Ah, eu também shipava a Cia com o Raffe. <3
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mimimi dela realmente foi chato, mas fora isso gostei de tudo. Uma pena só a narrativa ter sido só do ponto de vista dele, acho que isso que deixou tudo mais maçante.

      Excluir
  11. Eu nunca li a trilogia o teste mais estou bem interessada as capas são perfeitas e muito gente fala do livro e só ouvi coisa boa e uma leitura que quero fazer nessas ferias !!!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas tenho bastante vontade de ler, pois todos parecem ser ótimos. Gosto de livros assim que tem acontecimentos surpreendentes, e principalmente pela leitura ser fluída. Com certeza irei ler todos :D

    ResponderExcluir