sábado, 6 de dezembro de 2014

[Resenha] Messias de Duna

|
Autor: Frank Herbert
O Messias de Duna é o segundo volume da série criada por Frank Herbert, que aprofunda e estende o universo de Duna ao aliar discussões políticas, filosóficas e religiosas à sua épica história de poder, vingança e redenção. Na trama, doze anos se passaram desde a ascensão de Paul ao trono. Arrakis tornou-se o centro do Imperium, a partir de onde os fremen se propagam a fim de levar sua filosofia e sua forma de governar aos planetas por eles conquistados. Os inevitáveis conflitos gerados por esta expansão fazem com que importantes facções contrárias ao imperador reúnam forças para detê-lo. Uma disputa nos bastidores do poder está prestes a começar. Conspiradores tramam contra a atual ordem do Imperium. Conseguirão eles acabar com o reinado de Muab'Dib e com a guerra santa que os fremen travam em seu nome? Ao lado das trilogias Fundação, de Isaac Asimov, e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, a série Duna é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos.

 1. Duna


Messias de Duna é o segundo volume da série Duna, e vocês devem ter percebido o quanto eu adorei ela! Essa continuação só veio para me deixar ainda mais empolgada com esse mundo que Frank Herbert criou. A trama se passa muitos anos depois do que conhecemos, até tem uma menção a Hitler, e com isso, percebemos que essa grande ficção científica tem alguns elementos de distopia. E claro que essa combinação não poderia ser melhor! Minha única decepção com o livro foi o fato de que ele é bem menor que o anterior, menos da metade de páginas... 

Por ser curto, e uma continuação, a resenha não vai focar tanto na história, e vai ser bem breve. A trama se passa doze anos depois do final de Duna. Agora Paul Atreides é governante, e grande figura religiosa, considerado um Messias. Neste continuação vemos uma grande conspiração contra Paul e sua família. Alia, sua irmã, é alguém temida, com dons iguais, ou até maiores, que do irmão. 

- Um grande verme foi visto ontem, abaixo da Muralha Escudo - disse Chani. - Tinha mais de cem metros de comprimento, dizem. Os grandes assim raramente se aproximam desta região, agora. A águas os afasta, suponho. Dizem que esse veio para convocar o Muad'Dib de volta ao seu lar no deserto. 

É difícil falar da trama em si sem contar o que ocorreu no livro anterior, mas só posso adiantar que Messias de Duna continua sendo contado de maneira surpreendente e com os vários termos e expressões que já vimos no primeiro, e que acabam não sendo mais tão estranhos. A narrativa do autor é lenta e bem detalhada, mas nada que faça o leitor desistir da leitura, afinal, é sensacional saber como Paul está tantos anos depois e ver o resultado de tudo pelo que batalhou. Além de que, alguns personagens marcantes reaparecem, e com papeis importantes para o desenvolvimento da trama.

Poder e ganância ainda fazem parte da história, tanto que a conspiração para tirar Paul do poder parte de pessoas que já tentaram destruí-lo anteriormente. A trama deste livro é bem mais centralizada se comparada com Duna, que tinha vários acontecimentos, mas apesar disso, a leitura foi sensacional. Frank Herbert criou algo genial e espetacular. Quem é apaixonado por ficção precisa conhecer essa série. Não achei que a continuação iria se passar tanto tempo depois dos primeiros acontecimentos, já que são cinco livros, então estou curiosa para saber o que o terceiro livro trará. 

Messias de Duna mostra bastante um lado da fé, e em como ela desperta sentimentos mistos, desde veneração à ódio. Apesar de ser um livro curto o autor conseguiu desenvolver bem o enredo, para um segundo livro, foi tudo perfeito. Leitura recomendada!

26 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    Gostei de sua opinião sobre a obra, mas confesso que não costumo ler livros com pegada e gênero religioso. Para quem gosta do gênero pode vir a ser uma boa leitura.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você leu só o último parágrafo... rsrs A trama não tem nada de religioso, é apenas algo da história que aparece em certo momento, o foco da ficção é esse mundo que o autor criou e as conspirações entre as Casas. ;)

      Excluir
  2. Nunca li essa série. E vi que tem bastante confrontos e bastante coisas sobre conquistas, o que já me interessou, além de facções. Para ser considerada as melhores tem que ser boa mesmo.
    Adorei o fato de o autor detalhar bem de todas as formas, prefiro sempre assim, ainda mais em fantasias.
    Tem mais livros da série? E se tiver quantos mais tem? Eu gosto de fantasias, mas não muito de ficção, mas talvez eu goste.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ficção e tanto, Thayna! Bem escrita e desenvolvida, repito: o autor é um gênio!
      Se não me engano são cinco. :O

      Excluir
  3. Tem tanto tempo que li esse livro que nem me lembro direito da história. Acho que tem uns 20 anos que li ehehhe. Mas não cheguei a completar a serie. Eu lia na biblioteca e para ajudar teve um temporal e estragou alguns livros, entre eles os dessa serie.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter conhecido essa série antes, ela é muito boa! *-*

      Excluir
  4. Olá, Dessa. Eu tenho muito interesse por essa série, até porque ela envolve muitos assuntos que eu adoro, como: política e filosofia.
    E se você gostou, tenho certeza que vou gostar, já que temos opiniões bem parecidas quando se trata de ficção científica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bem seu tipo de livro mesmo, você iria adorar! *-*

      Excluir
  5. Oie Dessa
    não conhecia essa série, mas sua opinião positiva me deixou curiosa, por ter uma pegada religiosa e política.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga achei a trama do livro muito legal, mas sinceramente não faz muito meu genero, principalmente agora que ando mais para o lado dos ROMANCES sabe? hahahaha...Tenho curtido muitos livros assim e sinceramente já tá até que na hora de dar uma variada, porque já tem tempo que não leio outra coisa. Mas não estou me arrependendo de nenhuma das minhas leituras. A única que me decepcionou foi TWITTANDO O AMOR e SONHOS DESPEDAÇADOS. Mas até agora estou gostando de todos que estou lendo nesse mês de dezembro. Enfim...

    Espero que esteja bem...E outra coisa, senhorita Andressa, fica calma que logo logo estarei postando a minha caixinha de correio viu ?!! hahahahaha...Estou esperando os outros livros da Black Friday chegar. Porque talvez eu grave até um video. TALVEZ !!! hahahahaha

    Se cuida e bom domingo pra vc
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de romance, mas de vez em quando tem que dar uma variada, senão enche o saco. rsrs
      beijos

      Excluir
  7. Oiii Dessa. Gostei bastante da sua resenha. Acho que eu não cheguei a ver a resenha do primeiro livro, pois não lembro. Vou procurar aqui, Mas essa capa me atraiu bastante e pela sua resenha acho que eu gostaria bastante. E legal e curioso isso né? De o livro passar tantos anos depois e ter mais outros 3. Sinal de que muita coisa ainda vai acontecer =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas achei muito estranho, que ele já está bem velho nesse segundo livro. Tá, não idoso, mas mesmo assim. Daí imagino quantos anos ele deve ter nos outros. hahaha

      Excluir
  8. Oi Dessa!!!
    Apesar de nao ter muita pegada religiosa como voce disse, eu nao entendi o contexto principal da historia hahaa (eu=lerdo)
    Mas acho que nao me dou bem com obras filosóficas... mas mesmo assim gostei de estar no mesmo "ranking" comparado com Isaac Assimov (<3) e Tolkien (<3) haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é algo muito filosófico, não. haha
      Mas como eu disse, a trama aborda de tudo: política, religião, é quase um game of thrones, só que de ficção, sabe? haha

      Excluir
  9. É ruim mesmo quando a continuação de um livro que tanto gostamos é bem menor que o anterior.
    Estou curiosa pra ler essa série, pois só vejo elogios como os seus dela.
    Ótima resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia ainda o livro, depois confiro a resenha do primeiro, mas parece ser bem legal. Interessante essa mistura de fantasia e ficção científica, e ainda com uns tons de distopia... Deve ser uma sua super leitura!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa, tudo bom?
    Bom demais quando uma série tem uma boa continuidade. Fiquei curiosa porque possui elementos distópicos e isso sempre me atrai em um livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dessa.

    É tão bom quando lemos uma continuação que nos surpreende. Fiquei com vontade de ler Duna. Irei pesquisar mais um pouco e me decidir se compro ou não.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas adorei a premissa.
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido resenhas e elogios ao primeiro volume da série, o segundo ainda era novidade.
    Parece ser muito bom, bem no estilo que eu gosto.

    Estou seguindo vocês.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa..
    Eu não lembro dessa série, mas até gostei da descrição da história.
    É difícil mesmo falar, sem soltar spoiler.
    Leria o livro sim, mas não por agora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa, uma série com 5 livros e o segundo já da um pulo no tempo tão grande :o
    Engraçado o segundo livro ser menor, normalmente é o dobro do tamanho do primeiro né rs
    Depois que vi as resenhas aqui no seu blog fiquei muito interessada nessa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei chocada com isso. rsrs
      Pois é, é menos da metade do primeiro. Acho que a introdução precisou ser maior. hahaha

      Excluir
  17. OI Dessa, tudo bem
    Saudades de vir aqui!!!!!
    Depois de uma resenha empolgada como essa, não tem como não querer ler o livro!!!!!! Só fico triste por ser tão fininho, adoro aqueles livros com muitas páginas, e essa história merecia ter muitas páginas.
    Dica super antada.
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Não tinha ouvido falar dessa serie me parece bem diferente do que eu leio mas gostei da historia achei bem legal de um salto de anos com relação ao primeiro livro adorei a resenha e fiquei bem curiosa com o livro !!!!

    ResponderExcluir