quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[Resenha] Indo longe demais

|
Autora: Tina Seskis
Emily Coleman tem uma vida aparentemente feliz, um filho adorável e um marido perfeito, mas, numa certa manhã, decide deixar tudo para trás... Para onde ir agora? O que fazer? Emily está perdida, sozinha no mundo e, por mais que ela tente, não consegue fugir de um passado perturbador. Com uma narrativa ágil e instigante, Tina Seskis conduz o leitor por frustrações, medos e traumas da protagonista que, depois de uma reviravolta em sua vida perfeita, decidiu que o melhor a fazer seria fugir do próprio destino. Com um final surpreendente e uma trama de tirar o fôlego, Indo longo demais é um suspense fascinante, que prende o leitor do início até a última página.



 
Recebi Indo longe demais de surpresa da Record, e assim que resolvi ler a sinopse fiquei muito curiosa para conhecer a trama. Me pareceu uma história cheia de suspense e segredos, daqueles que tem fazem não querer mais parar de ler. E realmente foi uma leitura deste tipo, além de, surpreendente e chocante. Antes de fazer um resumo para vocês do enredo do livro, preciso salientar que a autora escreve muito bem, e me enganou direitinho em alguns momentos, sua narrativa é espetacular e bem desenvolvida.

Emily tem uma irmã gêmea, Caroline, somos apresentados aos primeiros anos de vida das irmãs, e em como a mãe delas reagiu ao saber que não ia ter uma filha, mas sim duas. Sabe a gêmea má e a boa? A história é quase isso, mas o foco não é esse relacionamento entre elas, ou sobre suas personalidades tão diferentes. Já no início de Indo longe demais sabemos que Emily largou marido, filho e fugiu, por algum motivo que não sabemos. Só percebemos que é algo grande para fazê-la até mesmo usar seu nome de solteira Catherine Emily Brown, e começar uma nova vida.

Esses são os piores momentos, sozinha no meu quarto, preocupada com a forma como Ben e Charlie estão se virando, se fiz a coisa certa afinal, mas é tarde demais agora, não posso voltar. 

Ficamos com aquela dúvida: o que será de tão ruim aconteceu para ela fugir da família? E assim, vamos acompanhando seu recomeço, seu novo emprego, novas amizades, novos problemas e a mesma dor de sempre por ter deixado o passado para trás, mas passado esse que de vez em quando a atormenta, e não sabemos o motivo! Só no final que vamos descobrir o que a levou a isso, e preciso informar que é chocante, algo inesperado e que me pegou totalmente desprevenida. Me senti sem rumo e fiquei tentando imaginar como a autora conseguiu me enganar daquele jeito.

A narrativa da Tina é divida entre o presente e alguns flashbacks do passado de Emily, Caroline, dos pais, e até mesmo de sua nova amiga, Angel. É desta forma que cada vez mais nos prendemos na trama, e acabamos por odiar ainda mais a tal gêmea má! Caroline é problemática desde criança quando percebia que a mãe gostava mais da irmã. Desde então é anoréxica, bebe muito e está sempre falando alguma bobagem. O verdadeiro problema da família. Egoísta e insensata, ela é o tipo de personagem que amamos odiar, pelo menos foi para mim. 

Quando descobrimos o motivo de Emily querer recomeçar sua vida entendemos melhor suas atitudes, que antes me davam raiva, no entanto, não a livrou cem por cento do ódio que senti por ela ser tão fraca e egoísta. Deixar a família para trás, e de um jeito que nunca mais a encontrassem, foi algo extremo demais. Compreensível até certo ponto, mas totalmente desnecessário.

Indo longe demais é um livro que é contado de forma incrível, todos esses flashbacks e mudanças de narrativa deixaram a trama muito mais empolgante. Foi bacana acompanhar esse novo recomeço de Emily, mas também foi muito bom saber um pouco mais sobre sua família desestruturada, e os acontecimentos que levaram a essa escolha. A trama do livro é muito envolvente, e eu realmente não esperava aquele final! Segredos que vão se revelando gradativamente, personagens marcantes e cheios de defeitos, escolhas que mudam vidas... Impossível não ter adorado o livro! Recomendo.

24 comentários:

  1. Amo quando um autor nos engana e no final temos um BUM! Como eu não percebi isso antes? :D
    Curiosa pra saber o motivo da Emily ter largado a família desse jeito, espero que seja um ótimo motivo!
    Boa resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e é realmente o que a autora faz! hahaha
      Olha, o motivo não é ruim, mas meio que dá raiva dele.. ;x

      Excluir
  2. Olá, Dessa.
    Tenho muita vontade de ler esse livro e a vontade aumentou agora depois dessa sua resenha.
    Realmente tem que ser um motivo muito grande para abandonar a família e fugir do passado, espero não sentir tanta raiva da protagonista como você. Mas mesmo que eu sinta, ainda acho que irei curtir a obra.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mesmo eu sentindo raiva dela, fiquei com vontade de acompanhar o desenrolar da trama,rsrs.

      Excluir
  3. Oi Dessa! Tudo bem? Gostei do seu entusiasmo na resenha me deixou bem motivada, gosto de como tu sempre trás coisas novas para o blog! E eu adoro conhecer!

    Adorei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. É difícil de eu encontrar um livro de suspense que consegue me enganar no final. Esse me parece muito interessante (apesar do clichê de irmãs gêmeas boa e má), porém gostei da sua resenha. Conseguu passar bastante informação sem dar nenhum spoiler, hahaha.

    Beijinhos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui! haha Me coçei para não falar nada a mais. :P

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro ainda. Me interessei pelo mistério e fiquei querendo saber o porque dela ter largado a família. Mas ainda assim, não sei se leria no momento.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu não dava nada pela capa e sinopse do livro mesmo gostando de mistérios assim, só comecei a ver futuro no livro depois da sua resenha. Fiquei bem curiosa pra saber sobre essas duas irmãs e o porquê da Emily ter fugido, é bem estranho.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive a impressão de ser uma capas de HarlanC, claro que não é. Mas olhando de relance, me lembra e por isso tenho curiosidade no livro. Parece ter acontecido algumas coisas bem ruins com Emily, o passado dela é mesmo uma grande dor talvez. Eu gosto de quando a autora faz Flashbacks em livros, fico bem curiosa a respeito de protagonistas que me conquistam. Espero poder ler e descobrir o motivo de Emily, mas também achei extremo esse comportamento dela.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro flashbacks, fica tudo tão emocionante. *-*
      E sim, muiito extremo, se você ler também vai ficar com raiva como eu. u.u

      Excluir
  8. Oi Dessa, tudo bom?
    Que suspense interessante!!! Eu adoro livros assim e tem um tempinho que não leio nada do gênero.
    Fico imaginando o que aconteceu com a personagem para ela fugir dessa forma e ainda tem o lance da irmã gêmea.
    Gostei muito da proposta. Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey Dessa, não sabia ainda deste livro,mas gostei da trama dele,irmãs gêmeas,má e boa,até parece ser legal,gosto de alguns livros de suspense,talvez o leria,sua resenha está ótima ;)
    Abraços
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa!!!
    Acho que o livro tem uma trama bastante original e que chama a atenção até mesmo de quem não gosta muito de suspense e investigação (não é meu caso)...
    Nem conhecia o livro mas agora já adicionei na lista pois quero saber porque a Emily deixou tudo.
    E também quero saber o que tem de perturbador no passado dela :OO
    Mesmo com os problemas que você percebeu na personagem como seu egoísmo, acho que dá pra considerar, já que tem um final surpreendente.
    Ótima indicação!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é o tipo de livro que mesmo quem não goste do gênero, vai acabar se envolvendo com a trama.

      Excluir
  11. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha. O livro me chamou bastante atenção. Nossa, fiquei super curiosa pela leitura. Será que irei gostar? Porque gosto de livros que me prendem e me fazem querer saber o que irá acontecer nas proximas paginas. Acho que isso até ajuda na leitura, porque lemos rapidamente e isso é muito bom pra falar a verdade.

    Espero ter a chance de ler, porque eu ADOREI a sua resenha
    vc se expressou muito bem sua danada. Lá vai mais um para minha lista de desejados hahahahaa
    Espero poder receber da RECORD algum presentinho de NATAL também. Estou doida pra receber. Enfim...Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta desse tipo de leitura, é um boa pedida! Realmente ficamos curiosos para descobrir o que vem a seguir! *-*
      Que bom que gostou da resenha, Silvana <3 hahaa
      beijos

      Excluir
  12. Adoro quando o autor engana a gente e dá vários tapas na nossa cara.
    Estou super interessada no livro, esse gênero tem um lugar especial no meu coração, hehe.
    Adorei a resenha e o modo como você falou do livro.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Dessa
    também recebi o livro de surpresa,, comecei a ler, e fiquei vidrada em todas as páginas e no mistério. Confesso que também fiquei com raivinha dela por fugir de tudo, mas no fim tentei compreender.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Oiiii Dessa. Fiquei mega curiosa com a sua resenha. Eu ainda não conhecia o livro, mas depois dessa resenha, estou tipo: preciso ler. Quero saber o que fez ela sumir. Embora, eu também ache que não ia concordar de todo com ela. Abandonar a família? Jamais!
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acabei de colocar na lista de desejados.
    Vi quando você recebeu e estava doida pra ver sua opinião. Já percebi que vou amar muito!!!!!
    Adoro esse clima, adoro essas narrativas com flashbacks, adoro tudo isso!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada de Tina Seskis mas fiquei curiosa com a sua resenha agora tenho que ler o livro pra saber o mistério de Emily, vou ler esse livro com certeza !!

    ResponderExcluir