sábado, 20 de dezembro de 2014

[Resenha] O Professor e o fabricante de para-raios

|
Autor: José Antonio Garbino
Um Professor, Doutor Peagadê e um Tio inventor, Valentin, encontram-se na Casa das Tias da família para repassarem seus conceitos sobre a vida e quase tudo o que importa na jornada; sexo, mercado (economia), política, ciência, tecnologia, religião, filosofia, poder, futuro da humanidade e o significado de existências breves diante da eternidade e do universo infinito. Num estilo literário ousado, usando uma prosa para fazer ensaios sobre esses assuntos, o autor, ele mesmo um médico PhD, fala com inteligência e humor refinado sobre esses tópicos, mostrando, através de personagens maduros e diferentes entre si, visões de mundo e questionamentos existenciais que nos fazem pensar!


Recebi O professor e o fabricante de para-raios de surpresa da Idea Editora, e na mesma hora fiquei curiosa para ler esse ensaio, ainda mais por ter tão poucas páginas, com certeza seria uma leitura rápida, certo? Bem, não foi tanto assim, pois a história tem vários momentos reflexivos que te fazem apreciar melhor a leitura, sendo assim, ela é um pouco mais lenta. Porém, não menciono isso como algo contra, na verdade foi algo que me fez aproveitar muito mais o livro. Essa resenha não vai ser muito grande, pois como eu disse, o livro é bem curtinho (112 páginas), e além disso, não há um tema específico. 

A história apresenta dois personagens, o Professor Peagadê, e Valentin, o inventor. Esses dois conversam sobre todos os assuntos possíveis: política, sexo, futuro, religião, ciência... Ou seja, eles nunca ficam entediados quando estão juntos, já que têm assunto para anos! A beleza da conversa está em os dois nem sempre concordarem com algo, mas mesmo assim debaterem e argumentarem de forma amigável. Hoje em dia quem faz isso? Cada um acha que sua opinião é a melhor e não aceita nada contrário disso. Não acham?

O único ponto negativo do livro foi a narrativa, pelo menos para mim (e por um tempo), ela não é separada por diálogos. O mesmo parágrafo tem os dois conversando e um narrador junto, sem travessão nem nada. No início achei um pouco confuso, mas depois me acostumei com esse jeito diferente de o autor escrever. E sabe que pensando melhor, talvez se o José Antônio tivesse escrito O professor e o fabricante de para-raios de forma "normal" a mensagem e o que senti com o livro não seriam da mesma forma?

Aviso aos navegantes, a conversa de homens pensantes só é sobre ideias, conjecturas e reflexões. Ensaiar pensamentos é um vício.

O livro aborda vários assuntos importantes e que fazem o leitor refletir, não há um foco em algo específico, e é por isso que essa conversa de dois homens tão inteligentes acaba sendo empolgante de acompanhar. Adorei a leitura, foi uma surpresa maravilhosa, e que recomendo para todos! Se tiverem oportunidade de ler, leiam!

21 comentários:

  1. Oi, Dessa.

    Gosto muito de ser surpreendida em minhas leituras. Gosto muito de livros que me fazem refletir e esse pelo que você contou faz isso com seus leitores. Fiquei bem curiosa quanto a leitura.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que esse jeito diferente do autor escrever não tenha sido um ponto negativo, e sim positivo para o aproveitamento do livro.
    Algum dia vou ler, pois gosto de livros reflexivos.
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bastante positivo mesmo, e bem diferente. Adoro me surpreender desse jeito! :D

      Excluir
  3. Oii Dessa, tudo bem??? Gostei bastante da resenha, mas não sei se ia curtir muito. Eu não gosto dessa coisa de os diálogos não serem bem separados sabe? Gosto de tudo bem direitinho, com travessão, narrador, tudo bonitinho. kkkkk
    Mas adorei o fato deles conversarem sobre vários assuntos :)
    Beijooos
    http://garotaliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também tenho pé atrás com isso, mas sabe que deixou a leitura mais interessante e diferente? Gostei mesmo! :D

      Excluir
  4. O livro com certeza é muito bom pra reflexão mas eu não tenho paciencia pra esses tipo de livro sabe :/

    ResponderExcluir
  5. Olá Dessa,
    Eu ainda não conhecia esse livro, fiquei bastante curiosa, entretanto, acho que me sentiria perdida com a narrativa do livro :p

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  6. Apesar de você ter gostado do livro e indicado ele, acho que não leria. Não foi um livro que me chamou a atenção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dessa.
    Eu não gosto muito de ler livros onde os diálogos não são marcados por travessões, mas como o livro me chamou bastante a atenção, pois os assuntos que eles tratam são de meu interesse, eu leria. Adoro livros que nos instigam a pensar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Adoro quando as pessoas mesmo não gostando de algo no livro, resolvem se aventurar na leitura! Acho que ficar sempre na mesma coisa não dá né? :P

      Excluir
  8. Bem curto mesmo, sendo apenas 112. Realmente, tem gente que não sabe debater e quer que a sua própria seja a melhor opinião. O jeito que é construído, realmente pareceu confuso demais. Os assuntos que abordam faz muito parte de cada hora de nossos dias no ano D:' filosof huahsuahsa, mas enfim, parece ser ótimo e cheio de conteúdo.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa!!!
    Eu realmente achei o contexto geral do livro interessante, mas essa parte de nao ter um tema focado nao se dá certo pra mim haha
    Apesar de ser curtinho e serem temas profundos, mas realmente não é pra mim haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ler sobre assuntos diferentes, adorei o livro por isso, ainda mais quando fala sobre temas atuais! *-*

      Excluir
  10. Oi Dessa, gostei que tenha gostado embora tão jovem. Gostei da sua resenha, gostei do nome e gostei da sua escolha da frase que v. ressaltou. É isso aí.
    Quanto ao tema que parece não ficou claro, o tema geral é uma ideia de existência sem subterfúgios, basal, fisiológica. É ambicioso o Livro, mas ao mesmo tempo simples. E cada capitulo tem um tema bem específico.
    Parabéns e parabéns aos demais comentaristas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, adoro quando os autores comentam nas resenhas!
      Obrigada pelo seu comentário, e parabéns pelo livro. Realmente é um livro simples, mas que traz uma carga rica de informações e debates.

      Excluir
  11. Pela resenha, o livro parece ter uma história interessante.( achei o nome engraçado ahaha)

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A resenha me deu uma ideia totalmente diferente do que eu pensava que seria o livro me surpreendeu positivamente nunca li um livro reflexivo mas gostei do debate de ideias, vou ver se leio !!!!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia este livro, mas o título me chamou a atenção.. Concordo com você, hoje em dia cada um acha que sua opinião é melhor que a do outro.
    Deve ser estranho ler um livro em que os personagens debatem entre si, mas não é separado por diálogos, ainda não li nenhum livro deste estilo. Com certeza irei ler, pois além de ser pequeno, com poucas páginas, nos faz refletir.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo livro ,muito interessante, adorei ler !

    ResponderExcluir