domingo, 21 de dezembro de 2014

[Resenha] O diário secreto de Lizzie Bennet

|
Autores: Bernie Su e Kate Rorick
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...



O diário secreto de Lizzie Bennet é uma adaptação moderna de Orgulho e preconceito, da Jane Austen, livro o qual ainda não li (nem conheço nada da autora, *shameonme*), mas que nem por isso diminuiu a minha vontade de ler esta adaptação. Na realidade, esse foi um dos motivos de o ter solicitado: me aproximar mais desta autora tão conhecida e adorada, mesmo que por meio de um livro adaptado de sua história. E o outro motivo foi ao saber da web série, de mesmo nome, a qual também ainda não assisti, mas que após terminar a leitura fiquei louca para fazer isso! Depois de ler esta releitura fiquei muito curiosa para conhecer a obra original, e até mesmo outros livros da Jane, claro que eu sei que a linguagem e o tempo são totalmente diferentes, mas acredito que Bernie Su e Kate Rorick conseguiram captar bem a essência da trama. Pelo menos eu espero gostar realmente! rsrs

Lizzie Bennet é uma personagem espirituosa e adorável, me diverti muito com seu diário e descrição dos vídeos, já esperava algo do tipo, mas ao decorrer da leitura acabei me apaixonando mais ainda por tudo. Até os personagens secundários! A trama tem vários elementos tecnológicos e de comunicação, o que eu achei muito interessante. Nossa personagem principal está na faculdade, fazendo pós de Comunicação, e tem uma grande tese para fazer. É assim que ela começa a fazer vídeos falando de sua família: sua mãe que quer casar as filhas com caras ricos, suas irmãs Lydia e Jane, uma maluca e energética e a outra gentil e muito fofa. Também comenta sobre as dificuldades financeiras da família, e sobre a chegada de um homem rico na cidade (sua mãe quase teve um treco)...

Bing se encantou de cara por Jane, mas o foco da trama não é nos dois, e sim no amigo, Darcy, um metido a hipster mau educado e frio, que Lizzie tem antipatia imediatamente. Quando ela acha que não precisa mais ver ele, Darcy cruza seu caminho de algum jeito. Mas, ela logo esquece de sua existência ao conhecer George, um cara adorável e lindo! Seus vídeos acabam ganhando muita fama, seus fãs querem cada vez mais conhecer sua família, e principalmente saber mais sobre Darcy. Muitos acham que ele nem é de todo ruim, será?

Comentário de *****: Lizzie, se você pode mudar de ideia sobre o Bing, que tal o Darcy? Ou a Lydia? Caramba, quanta crítica!
Tenho recebido comentários como esse nos meus vídeos ultimamente. E eu sei que não devia ler os comentários nem alimentar os trolls ou coisa parecida - mas o fato é que os comentários são meu canal de comunicação com os espectadores, então eu tenho que ler.

A narrativa de O diário secreto de Lizzie Bennet é muito fluída. Contada em forma de diário, Lizzie nos faz acompanhar seu dia-a-dia na faculdade, seu relacionamento com a família, e até conhecemos sua melhor amiga, Charlotte. As irmãs também me conquistaram muito, suas personalidades tão diferentes dão algo a mais na trama, principalmente Lydia, a que está sempre se agarrando com algum gato e bebendo até cair. Divertida e inconsequente, ela é considera sem noção e irresponsável, mas é impossível não adorá-la. Um romance clichê que conseguiu se destacar com a forma da trama ser contada. Porém, para mim, o grande destaque do livro é a mãe de Lizzie. Sempre falando algo inapropriado para a hora, sempre querendo empurrar as filhas solteiras para alguém, mesmo que esse homem seja noivo... E sempre tendo ataques quando as coisas não são do seu jeito. Adorei ela!

Amei essa releitura, e assim que tiver um tempinho irei assistir aos vídeos da web série. Eles são bem curtos, de três a cinco minutos, e aposto que vai ser tão divertido quanto ter lido a obra. Encantador, apaixonante e divertido, mesmo se você for como eu, que não conhece Orgulho e preconceito, irá gostar muito de O diário secreto de Lizzie Bennet. Não é sempre que temos uma personagem tão incrível e engraçada. Está esperando o que para pegar essa adaptação e ler?

24 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    Tenho vontade de ler esse livro porque adoro Orgulho e Preconceito da Jane. E uma releitura de livros que gostamos sempre cai bem, né?
    Fico feliz em saber que a Lizzie Bennet "moderna" é bem espirituosa, o que dá ao livro, certamente, o ar mais descontraído. E se a leitura é fluida é melhor ainda.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre cai mesmo! Ainda mais com elementos atuais.
      Você vai adorar o livro! É bem divertido mesmo.*O*

      Excluir
  2. Por ser chick-lit já é um ponto, e ainda ser a adaptação. Eu amo humor com as moças, e eu quero ler este. Também não li nada da Jane, mas ouço muitos (muitos mesmo) elogios. Vi que tem bastante mocinhos no livro, fiquei um pouco confusa. Mas quero ler sim. A capa não me agradou tanto, mas o enredo parece super divertido e cheio de pontos legais.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é da web série, tem essa garota como Lizzie e tal. E realmente, só tem mocinhos nessa trama. ahhaha

      Excluir
  3. Oi, Dessa! Eu queria ter visto essa websérie, mas nunca me senti tão empolgada assim com ela, embora muita gente elogie bastante. Ainda assim, eu sou curiosa com esse livro e a série, porque as histórias da Jane são tão leves e cheias de amor <3

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, aqui é a Gi. Você deveria assistir a websérie, é muito amor <3
      /intrometida

      Excluir
    2. Vi um episódio e achei demais! Preciso assistir o resto. *-*

      Excluir
  4. adoro quando a narrativa é fluida, nunca vi a série. fiquei curiosa.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, nunca tinha visto esse livro, mas tudo que começa com "Diário de fulano" me encanta (só não me pergunte porque) hahahaha. Amei, amei e amei! Já ta minha wish list
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa!!!!
    Essas propostas de Diário.. de alguma coisa haha sempre me chamam atenção, mas como nao acompanhei a webserie acho que será meio dificil entender, mesmo que eu já tenha lido Orgulho e Preconceito.
    Mas nem sempre essas atualizações de clássicos dão certo :/
    Quem sabe eu dê uma chance neh.. mas primeiro vou procurar essa webserie.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que mesmo não vendo a série não vai ficar perdido não! Porque não é uma continuação da série, sabe? É a história contada desde o início mesmo.
      Tu acha? Todas releituras que li me empolgaram bastante. rsrs

      Excluir
  7. Tenho certeza que também vou gostar da mãe da Lizzie, o jeito dela parece ser engraçado! :D
    E quem resiste a uma narrativa fluida?
    Amei a resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa, tudo bom?
    Toca aqui porque eu também nunca li nada da Jane Austen. Não falta vontade, mas acabei não lendo nada dessa autora. Estou doida para ler essa adaptação pela narrativa ser mais lever e tenho certeza que vou curtir muito. Claro que vou ler o original, mas acredito que seja um bom começo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma ótima maneira de entrar nesse mundo de Jane Austen, pela releitura. haha *-*
      Agora posso partir para algo da autora!

      Excluir
  9. Amiga para vc ter uma ideia, eu tive a oportunidade de comprar o livro da Jane Austen com as 3 histórias famosas que as pessoas tanto falam para que eu possa então ler esse e mais uns outros que foram inspirados nessas outras histórias.

    Pela sua resenha, eu percebi que é algo bem moderno e divertido.
    Espero poder gostar bastante, porque comprei o meu na Black Friday e o Austelandia também.=]
    Enfim...Achei que sua resenha ficou ótima, até porque me deixou ainda mais afim de ler, embora agora nas férias vou ver se descanso um pouco, porque estou sinceramente bastante exausta viu?!

    Espero que esteja bem e vê se aparece no meu blog
    Fica sumindo hahahahaha

    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um livro com três histórias dela também, mas ainda não peguei para ler.. :/
      Quero ler Austelândia também! Vê se faz resenha! :D

      Excluir
  10. Oi, Dessa! Tudo bem?
    Então, antes de comentar sobre a resenha, veja os vídeos da webserie, tipo, AGORA!!!! hehe Sério, é viciante, é ótimo, é incrível e é ainda melhor quando você já conhece a história de "Orgulho e Preconceito" então aqui vai outra dica: leia Jane Austen AGORAAAA também! haha É muito amor, sério, há coisas sensacionais nas histórias da autora, ela é realmente uma das minhas favoritas!
    Sobre o "O diário secreto de Lizzie Bennet", o livro está no topo da minha lista de desejados! É bom saber que ele mantém essa narrativa ágil e gostosa, eu não estava esperando menos do que isso, espero que a leitura funcione comigo também!! Adorei a resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver se faço essas duas coisas logo! hahaa Pois gostei bastante dessa adaptação moderna. *---*
      Espero que você goste mesmo! :D

      Excluir
  11. Eu AMO a websérie, mas não animei tanto ainda para ler o livro. Ver a Lizzie na tela duas vezes na semana tinha um gositnho tão especial, sabe? Adorei muito a inovação que as webséries que adaptam clássicos trouxe. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. O filme Orgulho e Preconceito é um dos meus favoritos e toda vez que passa eu assisto. Li o livro recentemente e até gostei muito, mas não superou o filme na minha opinião. Quanto a esse livro quero muito ler e ver os episódios da serie. Todo mundo que está lendo, está gostando mundo, então espero gostar também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero assistir o filme antes de ler, mas poxa, pena que não foi a mesma coisa para você. :/

      Excluir
  13. Uau, não conhecia essa adaptação. Fiquei curiosíssima para ler!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  14. Também nunca li nada da Jane Austin rsrs
    A Lizzie Bennet parece ser uma personagem muito legal, daquelas que a gente gostaria até de ser amiga.

    ResponderExcluir
  15. Ja ouvi falar muito de "O diário secreto de Lizzie Bennet" me parece muito legal esse livro quero ver se do conta de ler ainda nas ferias me pareceu muito engraçado,
    Jane Austin e uma leitura que eu ainda não fiz tbm!!

    ResponderExcluir