sexta-feira, 12 de abril de 2013

[Resenha] Legend

|
Autora: Marie Lu
Páginas: 255
Editora: Rocco Jovens Leitores
Trilogia: Legend, 1
O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.


Confesso que andava meio de saco cheio de distopias, e quando li a sinopse achei que fosse algum clichê: Garoto e garota de mundos diferentes se encontram e se apaixonam e blábláblá. Pff, que óbvio né? Mas mesmo assim resolvi dar uma chance ao livro, e mordi a língua, pois tem muito mais história envolvida nisso. Os capítulos são alternados entre Day e June, e é interessante ter a visão de cada um, acaba deixando a leitura rápida.

A República aplica testes para aqueles que completam 10 anos, os que passam ganham um emprego de acordo com a pontuação e os que reprovam são mandados para "campos de trabalho" longe de suas famílias. Day é reprovado e foge desse campo de trabalho, indo morar nas ruas, é quando começa a cometer crimes contra a República, roubos, sabotagem... Tudo isso ao lado de Tess (uma orfã que ele passou a cuidar). 

Quando a porta de sua casa é marcada com um xis vermelho, indicando a contaminação da praga, ele se desespera e tenta fazer de tudo para conseguir a cura. Os caminhos de Day e Metias se cruzam e é a partir daí que ele é acusado do assassinato do irmão de June.

June é a garota prodígio, tirou a pontuação máxima no seu teste, e é treinada para se tornar uma militar igual ao irmão. Após o assassinato de Metias, é convocada para capturar Day. A partir daí, ocorrem muitas reviravoltas, e eles descobrem que nem tudo é o que parece e que tem muito mais coisa por trás do que a República diz. 

Ele ri de novo, mas quando fala, sua voz soa triste:-Dinheiro é a coisa mais importante do mundo, guria. Dinheiro pode comprar felicidade, não me importo com o que os outros dizem. Dinheiro pode comprar alívio, status, amigos, segurança... todo tipo de coisas.

Uma história envolvente, bem estruturada e com personagens maduros. Adorei a relação de June e Day, nada bobo demais. Uma leitura ótima, recomendo para quem curte distopia.

Preciso falar que a editora caprichou nos detalhes das páginas. E a capa fosca está muito linda também.
A editora falou que o 2° livro vai ser publicado no segundo semestre. Esperando ansiosamente. \o/

2 comentários:

  1. Se for tão bom quanto Jogos Vorazes ta valendo *O*
    Talvez entre na minha lista de leitura pra esse ano 8D heuehueh
    *O*

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm achei a msm coisa, mas curti bastante a história e quero o próximo... Para quem é fã de distopia, não pode deixar de ler...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir