domingo, 7 de abril de 2013

[Resenha] Espíritos do Tâmisa

|

Autor: Ben Aaronovitch

Peter Grant tinha tudo para ser apenas mais um jovem guarda da Polícia Metropolitana de Londres. Após um encontro inesperado com um fantasma, contudo, ele é recrutado para uma unidade secreta que lida com a magia e o sobrenatural e torna-se o primeiro aprendiz em 50 anos do inspetor Nightingale, o último mago da Inglaterra. Peter Grant então precisa imediatamente lidar com dois casos inter-relacionados. No primeiro, ele deve descobrir quem é o espírito vingativo que anda transformando pessoas comuns em assassinos sanguinários. No segundo, aprender a investigar magia, conviver com grupos de vampiros, lidar com trolls e revirar covas pela cidade. Além, é claro, de negociar uma trégua entre deuses enfurecidos do rio Tâmisa caminhando por aí. Com uma linguagem ágil e bem-humorada, Bem Aaronovitch narra a história de um detetive que achava o mundo normal, antes de conhecer o poder intenso e surreal da magia por detrás do submundo de Londres. Aclamado por público e crítica em sua estreia como romancista, o autor foi indicado ao Galaxy National Books Awards como "Autor Estreante do Ano", além de escrever roteiros para a série de televisão Doctor Who.

Imaginem minha empolgação para ler o livro quando vi a seguinte citação da autora Diana Gabaldon "O que aconteceria se Harry Potter crescesse e se unisse ao CSI?" Provavelmente se não tivesse isso na capa a decepção não ia ser tão grande, porque a história até que é boa, eu pelo menos adoro história policial, só que a parte de magia e seres sobrenaturais não é muito bem explorada e deixou a desejar.

Tudo começa quando Peter Grant, policial de Londres, após ocorrer um assassinato, precisa proteger a cena do crime. É lá que ele encontra uma testemunha, testemunha essa que se diz um fantasma. Peter a principio acredita que sonhou, até que ele decide voltar para conversar de novo com o tal fantasma. 
É nessa hora que ele acaba encontrando o detetive Thomas Nightingale, que é quem o ensina mais sobre magia/feitiços. 

- Esse é o momento em que você me diz que há uma divisão secreta da Polícia Metropolitana cuja missão é lidar com fantasmas, espíritos do mal, fadas, demônios, bruxas e feiticeiros, elfos e duendes? -perguntei.- Você pode me interromper antes que eu esgote meu estoque de criaturas sobrenaturais.

Os assassinatos continuam acontecendo, então Peter e Thomas percebem que tem algo sobrenatural envolvido e resolvem investigar. E basicamente a história toda se passa nisso, com algumas poucas partes em que Peter tenta fazer feitiços. Tem reviravoltas perto do fim, mas o fim mesmo não tem nenhum gancho bacana para o próximo livro. Sim, é uma série. \o/ Enigmas de Londres possui quatro livros até agora, mas só o 1° foi lançado aqui por enquanto.

Apesar de ter me frustado, a leitura é rápida. Se for ler apenas pelo contexto policial, vale a pena, mas se está esperando realmente um Harry Potter da vida, não se iluda.  

...Faria algum mal se tivéssemos uma divisão oficial do governo cuidando do sobrenatural?
- Um Ministério da Magia? - perguntei.
- Rá rá - reagiu Tyburn.

Como prometi, irei sortear TRÊS marcadores entre quem comentar. Então para quem quiser participar: deixe um comentário digno e seu twitter, que vou avisar os ganhadores por lá. Ok? E postarei domingo que vem o resultado aqui na página também. :)
Foto dos marcadores aqui. <3

@EricaMarts e @Idadarkstar levaram os marcadores. E foram as únicas a deixar o twitter... :/
Parabéns, meninas!

6 comentários:

  1. ahhh Uma pena a parte de magia deixar a desejar, mas gostei que foi bem sincera na resenha e achei interessante o livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. quando tu me falou do livro,
    eu achei que ia ser algo que me faria querer ler
    ;/
    agora com a resenha eu perdi total interesse heuehuehe
    mas né, bola pra frente u-u q

    ResponderExcluir
  3. No skoob muita gente quer esse livro, pela capa eu não dava nada, mas depois da sua resenha eu fiquei mais que curiosa!




    Blog: clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca acredito no que autores famosos ou jornais dizem sobre um livrona capa. Em 95% dos casos é tudo mentira pra vender livros. Eu queria ler o livro mas depois de saber que tem 4 livros desisti, tenho muita série para acabar pra ler uma mediana.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  5. poxa achei que ele fosse bom =/ mas já vi que não vou gostar...
    não gosto muito de livro policial, e essa coisa sobrenatural só Zafón tem me chamado atenção...rs

    beijos
    Ida - @idadarkstar
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir