.jpg)
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Título original: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain
Ano: 2001
Depois de muito mimimi do namorado dizendo que só assistimos filmes que eu queria cof cof, resolvi dar uma chance para Amélie Poulain, porque confesso que achei que era chatinho... Mas meu único arrependimento foi: PORQUE NÃO ASSISTI ANTES?
Meu primeiro filme francês e já estou louca para assistir outros e ver se é tão bom quanto ou se só tive sorte mesmo.
Amélie é encantadora desde criança. Os pais pensam que ela tem algum problema no coração, pois o pai -médico- sempre que ia examiná-la percebia uma palpitação incomum, mas na verdade ela ficava assim pela aproximação dele, que não a dava muito carinho. É então que eles decidem educa-lá em casa. Amélie ficava em casa o dia todo, mas sempre encontrava algo divertido para fazer, criando seu próprio mundo. É uma delícia ser criança, né? Sempre conseguimos inventar algo para fazer, mesmo com as coisas mais simples.