terça-feira, 6 de outubro de 2015

[Resenha] Prova de fogo

|
Autor: James Dashner
Páginas: 400
Editora: Vergara & Riba
Série: Maze Runner, 2
O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.


1. Correr ou morrer

O ano passou tão rápido que quando fui me dar conta, a adaptação de Prova de fogo já estava saindo, e eu não tinha lido o livro ainda. Fui correndo comprar o box com todos os livros da série ♥, e conferir a continuação de Correr ou morrer  antes de ir assistir ao filme. Eu não esperava por isso, mas a história começa exatamente de onde o anterior acabou, e eu adoro quando os autores fazem isso, é tão mais fácil relembrar da trama. Me surpreendi com Prova de fogo, para o segundo livro de uma série ele é perfeito! Então, nada de maldição do segundo livro, gente. Podem ler sem medo.

Dashner continua me irritando com a falta de respostas. Quando algumas coisas são respondidas, outras questões surgem. Muito bom, hein? Mas, tirando isso, a história foi incrível. O livro é cheio de reviravoltas, e quando você acha que tudo vai se acalmar o autor surge com algo surpreendente. Não sabia o que esperar dessa continuação, e ela se mostrou muito empolgante. Alguns personagens são mais explorados, e novos surgem. ♥

Não leia, pode ter spoiler do livro anterior.

Thomas e alguns outros Clareanos enfim conseguiram sair do labirinto. Está tudo bem agora, eles foram salvos, estão seguros. Por um minuto talvez. Esse momento de paz se quebra em instantes quando percebem que ainda estão sendo testados, e que ainda precisam enfrentar mais perigos. Quando o sofrimento desses garotos vai terminar, gente? Mas, o autor mostra que não está para brincadeira e ainda tem muita coisa para explorar, tanto que terminamos o livro com mais dúvidas ainda.

A aventura dessa vez se passa no deserto, e digo que é tão angustiante quanto o livro anterior. Eles não estão presos, pelo menos, mas há perigos também: há os Cranks, pessoas que foram tomadas totalmente pelo Fulgor e ficaram enlouquecidas. Imagina um zumbi, mas vivo e mais inteligente, imaginou? Então corre. Eu me decepcionei com essa parte, achei que ia ser mais emocionante e aterrorizante, mas o autor passa rapidamente por essas pessoas no estágio final da doença. Mas enfim, o foco é o novo teste. Eles sabem o que é preciso fazer, mas também que nunca é só o que parece. Sempre tem mais quando se trata do C.R.U.E.L.

Podem ler a partir daqui. ;)

Prova de fogo é uma distopia maravilhosa, não é a toa que os filmes estão fazendo tanto sucesso, mal posso esperar para assistir logo o segundo filme. Vi pessoas comentando que não está tão fiel, mas eu gostei tanto da trama, que vou deixar passar esse detalhe e curtir a adaptação. 

Eram perguntas demais. Malditas perguntas de mértila, todas sem resposta.

A leitura é muito rápida, os capítulos são curtos ♥, e a narrativa do autor é bem direta, sem muitos detalhes, focando apenas no essencial. Minha única crítica é quanto a forma de narrar, apesar de ser em terceira pessoa, só temos o ponto de vista de Thomas. Eu achei isso muito angustiante, pois eu sabia que tinha algo acontecendo com outros personagens, mas fiquei todo tempo presa com ele. :(

Estou ansiosa para iniciar o terceiro livro, espero não demorar para fazer isso - de novo -, e espero que o autor não me faça de boba - de novo -, e revele mais sobre o enredo e os personagens. A série Maze Runner é uma distopia que prende o leitor, pois sempre há algo acontecendo, e a trama em si é muito interessante, só torço para que quando tudo seja realmente revelado não se mostra uma enorme decepção. Recomendo a leitura!

12 comentários:

  1. Estou pensando seriamente em começar a série toda, estou empolgada, amei o blog, já estou seguindo, bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!
    Li mesmo a parte com spoilers, hahaha. Eu ainda não li os livros e só tenho o primeiro por aqui, mas acho que – como você – comprarei o box para me divertir com a série completa. Assisti ao primeiro filme e gostei muito. Saber que o segundo livro continua eletrizante, cheio de perigos, me deixa animada para a próxima adaptação que será lançada em breve. Adorei sua opinião. Animou-me para ler a série completa. Vou aguardar sua resenha sobre o terceiro livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Andressa xereta que sou li mesmo pois adoro spoilers kkkkk, ainda não li nem assisti o primeiro livro/filme estou na correria para reverter isso, o filme li muitos elogios, pois se tratar de adolescentes pode ser que algumas atitudes me irritem mas nada a ponto de me fazer desistir . Dica mais que anotada. É ótimo quando o autor começa o livro bem no final do outro também adoro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga quando eu vi o primeiro filme da série eu simplesmente adorei tudo que acontece. Fiquei bastante curiosa ao terminar o filme, porque queria saber o que aconteceria logo depois. Ainda não li nenhum dos livros da série, mas assim que terminou o CORRER E MORRER já tava doida para pegar no livro e ler sabe? Mas eu estou aguardando um pouco, porque quero acabar de ler os livros que tenho pendentes para poder pegar nos que quero realmente.

    Enfim...

    Olha quanto a sua resenha A PROVA DE FOGO eu sinceramente curti bastante.
    Eu estou bastante curiosa para saber o que vai acontecer com eles naquele deserto.
    Me parece até que tem mais ação. Mas vamos ver né? Não sei ainda o que pensar. Mas eu vou ler os livros com toda certeza

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou com esses livros para ler já faz um bom tempo, mas reta final de faculdade é triste: você lê o necessário para fazer as atividades e pronto. Mas, assim que eu formar, passarei seis meses lendo tudo o que der hahaha.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todos aclamam essa série e os filme e tals, mas acredita que não tenho vontade de acompanhar, amo distopia, mas até o momento não me senti atraida
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ler a série, mas estou com um projeto e tenho que cumprir com o combinado! Já vi o filme e achei bem interessante e imagino que o livro deve ser mil vezes melhor!
    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maze Runner está na minha wishlist faz tempo, mas ainda não consegui comprar os livros para ler. Gostei bastante da resenha, aguçou ainda mais minha vontade. Como é o segundo livro, acho normal não ter mtas respostas e surgirem ainda mais questões, tomara que no último o autor não deixe nenhuma ponta solta. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Morro de vontade dde ler essa série, quero muito o box de livros, pois ele é lindo e com certeza vale a pena comprar.
    Adorei sua resenha, e ele só me deixou com mais vontade de lê-lo, e gostei muito da sua opinião de querer ver o filme mesmo não sendo bem parecido, pois o importante é curtir a adaptação, que foi bem produzida.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Saudades do seu blog!!!!
    Eu só vi o primeiro filme e amei!!!! Que final de arrepiar, dá vontade de sair gritando para eles fugirem, risos... Acho que vou acabar vendo o filme Prova de Fogo antes de ler os livros, isso sempre acontece comigo. Eu até agora quero descobrir o motivo de eles estarem fazendo esses testes. É muito mistério!!!! Você só me deixou mais empolgada para ler a série. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Maze runner entrou no topo da minha lista de leitura depois que eu assisti o filme, mas sempre me falavam mal sobre os livros. Sua resenha me deixou mais esperançosa com a qualidade do enredo

    ResponderExcluir
  12. Gente, todo mundo que leu está indicando, dizem que é muito bom! Também tenho que correr para ler antes do filme!
    Parece uma aventura bem eletrizante!

    ResponderExcluir