segunda-feira, 19 de outubro de 2015

[Resenha] O nome em seu pulso

|
Autora: Helen Hiorns
Páginas: 256
Editora: Farol Literário
No mundo em que Corin vive, logo nos primeiros anos de vida o nome da sua alma gêmea é marcado para sempre no seu punho. A busca pela pessoa predestinada pode durar anos, até mesmo décadas. Mas e se você nunca encontrar essa pessoa? Ou se encontrar e simplesmente não amá-la? E se, como Corin, a última coisa que você quiser é ser encontrado?






O nome em seu pulso tem uma premissa interessante e reflexiva, quando eu solicitei a obra não esperava gostar tanto assim, mas a leitura me prendeu bastante. Imagina ter o nome de sua alma gêmea marcada em seu pulso? Pode parecer algo fácil e conveniente, mas acredito que também seja algo incômodo. E se você não gostar da pessoa ou ela não ser o que você esperava? Seria algo cruel não ter a liberdade de escolher com quem você quer passar o resto da vida. A história me chocou, mas em um sentido bom, percebi o quanto sou livre para fazer minhas escolhas. Não me imagino vivendo com algo tão predeterminado assim.

O pulso das pessoas possui uma pulseira que esconde o nome da alma gêmea, e que só pode ser revelado quando enfim encontrá-la. Outra regra é: fazer sexo apenas com essa pessoa. O governo controla bastante a vida de todos, o que me levou a considerar a obra uma mistura de distopia e young adult. Corin nos mostra, com seu jeito totalmente irônico, que não quer fazer parte disto. Ela quer ter suas próprias escolhas. E tudo começa quando ela finge que sua alma gêmea é alguém chamado Thomas. Uma pessoa percebe seu jogo, e acaba se aproximando de Corin, desvendando sua personalidade e a conhecendo melhor. 

No início achei que Corin era apenas uma personagem fútil e babaca mesmo, mas percebi que todas suas ações tinham um motivo. E conforme fui a entendendo melhor, e seu relacionamento conturbado com a irmã, passei a odiá-la menos. O nome em seu pulso tem um enredo bem interessante, como eu disse, e uma leitura bastante fluída, mas ao mesmo tempo não é um livro muito empolgante, pelo menos não do início ao fim. Há momentos bons, reflexivos, mas não passa disso. Porém, não foi uma leitura ruim, eu gostei bastante.

O desenvolvimento da trama foi meio confuso, mas acredito que essa foi a intenção da autora: desvendar aos poucos tudo. O final não foi algo muito chocante, talvez até um pouco previsível, mas foi satisfatório. Concluiu bem tudo o que eu li. Alguns segredos que foram revelados me deixaram bem mais surpresas e gostei disso, de ser surpreendida.

O relacionamento de Corin com a irmã é algo um pouco hilário até, as duas vivem brigando, falando coisas para magoarem uma a outra, e tudo isso começou quando o pai delas morreu e a mãe viveu em seu próprio mundinho sem dar muita atenção a elas. Porém, apesar de tudo, percebemos o quanto uma apoia a outra quando precisa. ´

A humanidade sempre teve de odiar alguém. Isso lhe dava um propósito, eu acho, e fazia com que muitos se sentissem mais importantes. Há gente demais para que todos possam se contentar em ser iguais. As pessoas sempre querem ser mais importantes do que realmente são.
O nome em seu pulso possui uma história atraente, bem escrita e fácil de ler. A protagonista não é alguém perfeita, ela possui medos e inseguranças, mas tenta esconder isso com uma personalidade falsa e sarcástica. Ela é muito mais do que aparenta: tem opinião própria e é forte. Uma personagem para se admirar, mas ao mesmo tempo querer dar um soco na cara quando é muito pé no saco. Recomendo a leitura! E eu adorei a capa, foi a que eu escolhi na votação! ♥♥

27 comentários:

  1. Agora tu já pode usar uma pulseira com o meu nome então amr <3 q

    ResponderExcluir
  2. Droga, deu erro no 1º comentário, provavelmente vai ficar em duplicidade, mas né u_u

    Agora tu já pode usar uma pulseira com o meu nome então amr <3 q

    Ainda bem que comprei uma faz tempo *-* q

    Pq tu já tava predestinada pra mim naquele post do orkut 8D, lembra? <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andressa.
    Eu me interessei por esse livro quando vi ele nos lançamentos. E sinceramente não tinha pensado nessa questão que você levantou sobre a liberdade de poder escolher com quem vamos ficar. Já anotei aqui e assim que der eu vou comprar. A capa está linda também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é muito bonita! A história desse livro é bem interessante e diferente, não tinha lido nada do tipo. Chega a ser agoniante a forte que o governo quer que as pessoas sejam, no livro. Gosto muito de personagens sarcásticos. Vou comprar assim que puder!

    jamilsonoliveira.com

    ResponderExcluir
  5. Gente! estou tentando imaginar como isso seria cruel, já penso se tu não curtir sua alma gêmea na vida real? Como faz?
    Não sabia que a obra era tão boa viu! Farol Literário impressiona a gente.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Nossa deve ser terrível não poder olhar para o próprio pulso, não sei se leria o livro, não achei assim tão chamativo, parece ter algumas mensagens a passar, mas realmente não me chamou a atenção.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi Andressa!
    Quando fiquei sabendo sobre o lançamento, não dei muita bola para o livro. Mas não é o primeiro comentários que eu leio de que o livro vale a pena... vou precisar comprar agora kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi... solicitei esse livro e não vejo a hora de chegar para eu ler... tudo que citou na resenha me deixou muito instigada pela leitura... mesmo que seja previsível em alguns momentos, ainda assim estou com boas expectativas sobre a leitura do livro... entendo bem como é essa questão de brigas entre irmãs... eu e a minha brigávamos muito... ficamos sem nos falar por um ano... e voltamos não sei como, hoje não brigamos tanto, mas acontece um estresse de vez em quando... a capa é perfeita, foi a que eu escolhi também... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Dressa confesso que a premissa do livro não me chamou tanta atenção assim para a leitura, lendo sua resenha que fala sobre alguns pontos confusos me desanimou, acredito que comigo não vai fluir muito bem. Dessa vez vou deixar a dica passar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa, e após ler sua resenha, confesso que estou bastante curiosa para conhecer a história e saber se Corin encontrou ou não a alma gêmea e como foi esse encontro, se ela mudou de ideia e tudo mais.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Que mistério nessa capa... Já estou com vontade de ler e eu gosto muito de livros que a leitura é rápida e assim não nos deixa cansado.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Bem interessante este livro. Que louco isso: ter o nome de uma pessoa no seu pulso, que talvez seja sua alma gêmea. E se, você se Apaixonar e não a tal da alam gêmea, como fica? Fiquei curiosa com a leitura. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Achei a sinopse atraente. Fico me imaginando numa situação dessas... não sei se teria saúde mental para tanta espera. srrsrsrs
    Amei a dica.

    Xoxo
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fiquei pensando em tatuagens. Naquelas pessoas que escrevem o nome de outras e depois o relacionamento acaba.
    Bem, ainda bem que somos livres para escolher. Não seria nem um pouco confortável passar o resto da vida ao lado de uma pessoa que não queremos. Fiquei bastante intrigada com a premissa.
    A capa é linda mesmo!
    Beijos
    Historiar


    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa para saber mais sobre a obra. No mínimo é estranho você viver a sua vida já sabendo quem deve amar. Faz tudo parecer mecânico, como se não vivesse. Achei bem interessante.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    A Farol está se especializando em distopias, só pode! Ela já lançou várias! hahaha gostei da premissa, mas por ora não a leria, pois meio que saturei de distopias rs Sua resenha está ótima, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amiga eu não conhecia o livro, mas eu gostei bastante de tudo que você contou sobre a trama. Achei bastante interessante e acho que estou precisando encontrar a minha alma gêmea viu? rs
    Mas tipo, eu gostei bastante de saber que é uma distopia. Eu estou começando agora a entrar nesse gênero e acho que irei curtir com toda certeza. Adorei a maneira como tu desenvolveu tudo e também seu ponto de vista foi muito bom, mas a única coisa que me incomodou foi saber que algumas foram confusas, mas só lendo para saber né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-as-vidas-e-as-mortes-de.html

    ResponderExcluir
  18. Eu me encantei com a capa desse livro e não esperava que ele fosse realmente assim impressionante. E o melhor é ver uma protagonista que é muito mais do que aparenta - adoro isso nos livros, mesmo quando elas nos deixam com vontade de dar um soco ainda é mil vezes melhor do que algumas mocinhas sem sal nem açúcar que tem por ai...
    O livro que já estava na lista agora entrou de vez nos meus desejados!!!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi querida
    Amei o seu blog
    BeijinhoS
    http://pettorres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oláá
    Bela resenha, sou louca para ler o livro, parece ser muito bom, acho o enredo diferente e chamativo, espero com certeza. Essa capa está linda,

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas não sabia que ele era tão bacana assim. Gostei da premissa, e ver que você gostou (apesar de ser um pouco confuso), me deixou ainda mais animada. Espero gostar dele também :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Li várias resenhas falando desse livro, e eu aqui sem dinheiro! :( Eu adorei a trama, estou louca para conferir a obra e ver se realmente é tão boa quanto parece.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa, super original a sinopse. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já adicionei no skoob para ler futuramente.

    Beijos,

    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  24. Achei a premissa super interessante e original, mas agora lendo sua resenha e sabendo dos pontos fracos do enredo fiquei meio confusa sobre ler ou não ler... Ainda assim tenho que reconhecer que a ideia da autora é super diferenciada, gosto disso. E bom saber que ela escreve bem :D

    ResponderExcluir
  25. Olá Andressa,
    Não ter direito de escolher? Não poder se apaixonar? Ter sua vida destinada a uma pessoa que você nem sabe se realmente quer? É um livro com uma premissa bem interessante. No início me lembrou um pouco Delírio, conhece? Um livro que não tem amor, as pessoas passam por uma cirurgia e deixam de sentir.
    Gostei bastante da ideia do livro e já adicionei ao skoob!
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias
    PS: Que comentário lindo do seu namorado rs, usa a pulseira, usa!

    ResponderExcluir
  26. Admito que a capa não me chamou muita atenção, mas assim que comecei a ler a resenha percebi que algo familiar. Já vi uma postagem no tumblr falando sobre imaginar se isso acontecia no mundo real e muitos sugeriam para fazerem um livro assim. Lembro de ficar muito interessada e torcendo para alguém escrever algo assim, então foi ótimo finalmente achar esse livro kkk apesar que sua resenha me deixou um pouco desanimada no final.

    ResponderExcluir
  27. Bem diferente essa premissa, nunca ouvi nada do tipo. Acho que facilitaria muito saber que é nossa alma gêmea...Acho que não teria o problema de não gostar da pessoa ou não dar certo, do contrário não seria a alma gêmea.. Mas acho que no livro não vai ser assim.

    ResponderExcluir