quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[Resenha] Escrito sob fogo e sangue - A decisão

|

Autora: Adrieni Yassine
Um amor marcado por séculos de luta ESCRITO SOB FOGO E SANGUE – A DECISÃO é uma viagem no tempo, em um futuro no qual o mundo é muito diferente do que conhecemos hoje. As histórias de amor e de luta são recheadas de magia, fogo e sangue. As raças expulsas, bruxas e magos iniciam seu retorno para o planeta azul. Elas se misturam, se amam e se odeiam. Afinal, viveram com os humanos. O equilíbrio está na superação individual, as diferenças são marcadas por Kir e Destroc, os pais do redentor, aquele que unirá as forças de todas as raças. Mas esta história teve seu início há muitos séculos. O passado e o futuro se misturam no inacreditável. A esperança dos humanos, o sangue que alimenta os vampiros, o impulso animal que protege os lobisomens e a magia e o fogo que orienta os magos e bruxas.



Recebi Escrito sob fogo e sangue da autora parceira, Adrieni Yassine, ele é um livro mágico e encantador, mas com uma narrativa um pouco confusa se você não pegar o jeito da coisa, rs. Fora isso, a história é fantástica, pois a autora mistura vários elementos bacanas na trama. Temos uma leve distopia com seres sobrenaturais (bruxas, magos, vampiros, lobisomens...), alguns tópicos da bíblia e até mesmo um pouco de espiritismo. Pode parecer uma "mistureba", mas Adrieni conseguiu fazer funcionar muito bem!

"Nada é melhor que a surpresa, porque ela tem o poder de construir algo lindo, novo e maravilhoso, como também pode construir em segundos qualquer sonho ou projeto."

Kir é uma bruxa que vive em uma floresta (fora da Terra) com suas irmãs e elementais. Certo dia a representante da ordem do Universo, Lanah, convoca todas elas para uma missão na Terra: trazer o mago Destroc para o lado do bem. Ele virou alguém mau, egoísta e sem escrúpulos, voltado para o lado da magia negra. Vemos que Kir e Destroc já foram amantes em vidas passadas na Terra, então além de cumprir essa missão ela quem sabe não possa reconquistá-lo? Não parece uma tarefa fácil no início, pois vimos que ele teve um amor, Valentina, que morreu e foi o principal motivo dele se tornar amargurado.

Há outras histórias paralelas além da dos dois amantes, a autora conseguiu criar um dinamismo na leitura fazendo algo que não cansasse o leitor, além de em algumas partes voltar ao passado. Tem gente que não curte esse tipo de coisa e acha confuso ficar voltando, mas eu adoro saber sobre o 'antes'! A premissa central mesmo do livro é ajudar a Terra a se livrar do mal, e reverter o que os humanos fizeram de ruim ao meio ambiente e ao próximo, além de fazer as raças (sobrenaturais) coexistirem pacificamente.

Há alguns aspectos na trama que me incomodaram um pouco, como o fato de Destroc aceitar tão rápido precisar mudar, e também a narrativa pular da primeira para terceira pessoa do nada. E talvez por o livro ser tão curto deu a sensação de a história ser corrida, mas tirando isso, achei surpreendente o livro e estou muito ansiosa para a continuação. A autora deixa várias lições de vida para pensar e refletir.

A dúvida impede que andemos para qualquer direção. Porque um passo, por menor que seja, precisa ter uma direção, e, na dúvida, não caminhamos, apenas vivemos os momentos aflitivos e seguimos fazendo círculos no chão.

38 comentários:

  1. Como sou muito dispersa (tenho que aprender a me concentrar mais rsrs) acho que eu teria muita dificuldade em terminar esse livro, mesmo tratando de assuntos que eu amo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas a leitura é bem leve, dá para acompanhar tranquilamente,rs. :D

      Excluir
  2. Como não gosto muito do gênero, confesso que não me animei com a leitura. Além disso, a narrativa ser tão confusa (acho que nunca vi um livro em que muda-se da primeira para a terceira pessoa do nada!) não ajudou na minha motivação. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já me interessei e muito pelo o livro. Ultimamente tenho apreciado bastante esse gênero de leitura.
    Quando a leitura volta no passado e aquilo é algo que faz você entender a trama, acho super válido.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito válido e dá várias respostas importantes sobre o que acontece atualmente.

      Excluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro, mas com as suas observações tb acho que iria ficar incomodada, então não sei e leria agora.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. não conhecia, primeira vez que leio sobre ele! Achei muito fora do meu estilo
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a premissa do livro bem interessante. Mas não acredito que uma mistura de Sobrenatural e Distopia possa dar certo.
    Livros narrados em primeira e em terceira pessoa ao mesmo tempo também me incomodam. Poxa, é bem mais fácil narrar o livro todo em terceira pessoa.
    Mas adoraria ler o livro se tivesse oportunidade.

    Ritelle - Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que deu? Só achei que faltou mais história, porque daí ficou muito corrido, mas foi bem interessante, sim.

      Excluir
  7. Adoro livros que tem esse vai e volta!
    Acho que gostaria bastante desse hem?*O*~
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros assim. Fiquei super interessado. A sua resenha ficou ótima, vou deixar anotado a dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  9. Oie Dessa!
    Parece ser um livro que mistura muita coisa mesmo. É uma pena quando o livro é curto, quando as personagens concordam rapidamente com o que lhes é imposto, mas apesar disso parece ser um livro bem bacana!!!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente é muito curto, gostei tanto que queria mais história para esse primeiro livro. ):

      Excluir
  10. Oi, Andressa!
    Que bacana ver mais autores nacionais investindo em histórias de fantasia.
    Parece ser bem criativa a história desse livro, apesar de eu ter estranhado um pouco quando você comenta que muda o narrador do nada. o_O
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Poisé, essa mudança é meio bizarra, mas até que dá para ler tranquilo,rs.

      Excluir
  11. Gosto bastante de livros que tratam sobre histórias sobrenaturais, mas esse livro não me interessou.
    Parece que a narrativa é meio atrapalhada e que os personagens não são tão convincentes assim, não sei...

    ResponderExcluir
  12. Kkkkkkk adoro uma boa "mistureba". Se for bem desenvolvida, claro. Eu também adoro esses flashbacks, fiquei muito curiosa, quero ler esse livro!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus! Esse liro parece ser muito bom! Desde que li Sociedade do medo - A irmandade secreta, passei a procurar mais livros do gênero distopia e ficção/fantasia. Devo dizer, a história de juntar um futuro entre o sobrenatural e o que conhecemos hoje me atraiu muito! Aguardo novas resenhas.

    Beijos, Ana.
    http://apenaseueasmemorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse livro, vou procurar, valeu pela dica! *O*

      Excluir
  14. Além do gênero não me agradar muito, não creio que esse tipo de leitura me agradaria. Acho que me confundiria, me perderia nessa mudança de primeira para terceira pessoa e por a história se passar tão rápido. Infelizmente, dessa vez, não entrou para os meus desejados. :/

    ResponderExcluir
  15. Já gostei do livro por conter elementos sobrenaturais e por ser distopia \o/
    Infelizmente me falta recur$os pra adquirir ele agora, mas quem sabe no futuro...

    ResponderExcluir
  16. Nunca havia ouvido falar da autora nem do livro, realmente quando você começou a falar pareceu uma mistureba, mas eu gosto de mistureba, hahaha creio que o livro irá funcionar para mim, e espero conseguir pegar o jeito da coisa hahaha, ótima resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. *-* E leia mesmo o livro, ele é muito bom!^^

      Excluir
  17. Não conhecia o livro. Apesar de gostar muito de livros com temáticas sobrenaturais, seres fantásticos etc, esse não me chamou muito a atenção. Não gosto muito de livros com coisas demais misturadas, ainda que o autor ou autora trabalhe isso bem. Mas achei a capa linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem bonita mesmo, estou ansiosa para a continuação, rs. xD

      Excluir
  18. Ainda não conhecia a autora, nem o livro mas achei bem interessante! Adoro estórias cheias de elementos sobrenaturais, fantasia e etc e esta parece ser muito boa, apesar de você ter comentado alguns pontos negativos que eu achei confusos, como a narrativa ter passado de primeira pessoa para a terceira...mas mesmo assim, deve ser uma ótima leitura! :)

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelos livros que você resenha...
    Tantos autores, tantas estórias tenho conhecido por aqui.
    Adoro distopias... e gostei dos seres sobrenaturais. Adoro livros que trazem tipos variados deles :)
    Bacana ler algo mágico que traga reflexões para a vida real.
    Adorei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que você gosta do que lê por aqui! *---* <3

      Excluir
  20. Não conhecia o livro nem a autora e gostei bastante da premissa dele..adoro livros quando tem como personagens seres sobrenaturais :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Queria entender esse " jeito da coisa" que você falou, pelo que pude observar a autora colocou vários elementos e isso se não for feito de forma clara com certeza gera uma confusão danada. E outra coisa que também não gostei foi de saber que a narrativa passa de primeira para terceira pessoa assim, do nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, ela pecou nisso e em deixar a história meio corrida... :/

      Excluir
  22. Gosto muito do gênero sobrenatural , mas não gostei da sinopse desse livro , não me chamou a atenção..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  23. Nunca ouvi falarem kkkk ... mas parece ser muito bom :)

    ResponderExcluir
  24. Não gostei disso de ficar mudando a narrativa do nada ou dos flashbacks que podem confundir tudo. Por enquanto não vai pra minha lista de desejados.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir