sexta-feira, 8 de junho de 2018

[Resenha] A viajante do tempo

|
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 752
Editora: Arqueiro
Série: Outlander, 1
Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?


A viajante do tempo é o primeiro livro da série Outlander, da Diana Gabaldon. Ela está sendo republicada no Brasil pela Editora Arqueiro. Há um seriado baseado nos livros, que já está indo para quarta temporada, e recentemente a editora relançou as obras com capas da adaptação. Eu ainda não tive coragem de começar a assistir o seriado, e parte disso é porque até então eu ainda não tinha iniciado a leitura da série. E ler os livros sempre foi algo que me assustou, vocês já viram o tamanho de cada um deles? Dá para matar alguém com eles. Meu medo de pegar leituras tão extensas assim sempre foi de acabar sendo algo maçante e que não fosse terminar nunca. E no caso de Gabaldon, ainda tinha o medo de chegar um momento e perceber que a autora se perdeu, ou que nem tem tanta história para contar assim.

Pois bem, me surpreendi e mordi minha língua, pois a autora tem muita coisa para contar, e em nenhum momento parece algo forçado. A trama segue uma linha de desenvolvimento, com diversas reviravoltas, que são muito bem trabalhadas. E agora que eu conheço melhor a história eu imagino que os outros livros, também com mais de setecentas páginas, conseguem mostrar algo ainda mais empolgante e interessante. Então, se assim como eu, você pensa de onde a autora vai tirar tanta história para tanto livro, bem, realmente há muito a explorar desse enredo que a Gabaldon criou. E eu finalizei esse primeiro livro louca para ler o próximo!

Eu solicitei para a editora os dois primeiros livros de Outlander, com as novas capas, mas sinceramente não tinha ideia de quando iria criar coragem para ler. Surgiu então o projeto do blog Estante Diagonal e Lê lendo lido para o primeiro volume da série, e eu pensei: agora vai! Consegui seguir um pouco o cronograma, as últimas semanas acabaram acumulando, mas finalizei a leitura no tempo certo, e eu adorei participar desse tipo de projeto. Eu me arrependo de não ter lido antes, mas agora eu não vou demorar novamente com os próximos. Essa semana começou o segundo projeto, para a leitura de Uma libélula no âmbar, e eu já estou participando!

A viajante no tempo é um livro que mistura romance histórico com ficção científica, e um pouco de fantasia. Tantos gêneros juntos sempre podem dar errado de alguma forma, mas neste caso, o romance histórico é bem mais presente, tornando os outros elementos uma excelente combinação. Eu iniciei a leitura já sabendo que teria viagem no tempo, e fiquei extremamente ansiosa para essa parte finalmente chegar.

Conhemos Claire Randall, uma enfermeira inglesa que cuidou de diversos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é casada com Frank Randall, que é viciado em saber sobre antepassados, e os dois estão tendo sua segunda lua de mel, depois de passarem tanto tempo separados por conta da guerra. A Escócia é palco para muitas lendas, e certo dia Claire e o marido presenciam um estranho ritual em um círculo de pedras. Alguns dias depois ela resolve ver melhor o local, e acaba se deparando com uma Escócia violenta e prestes a entrar em guerra.


Claire não faz ideia do que pode ter acontecido. Inicialmente ela pensa que pode ter se afastado um pouco, e que as pessoas que ela vê são atores de algum teatro. No entanto, as armas, o sangue e a violência são muitos reais. Ela percebe que está em outra época. Claire foi parar em 1743, e acaba sendo sequestrada pelo clã McKenzie. Ela é suspeita de ser uma espiã, e assim, é levada ao castelo Leoch. Sua habilidade em curar feridos acaba se tornando útil para o pequeno grupo, e ela acaba ajudando Jamie Fraser, que se encontra terrivelmente machucado. 

Após algumas reviravoltas, Claire acaba percebendo que sente uma forte atração por Jamie, porém, ela não pode nem pensar em trair seu marido. Ela precisa achar uma forma de voltar ao círculo de pedras para tentar retornar ao presente, mas vários perigos, intrigas e um forte desejo pelo rapaz fazem com que seja algo difícil.

A ambientação da trama é incrível e cheia de detalhes. O mais incrível de tudo é que a autora desenvolve bem cada cenário, e em nenhum momento isso é algo que deixa a leitura mais arrastada. As reviravoltas, que são muitas, surpreendem, emocionam, amedrontam e nos fazem sentir mais um misto de outras emoções. Claire é uma mulher extremamente corajosa, que mesmo em meio a tanta loucura - afinal, ela viajou no tempo e precisa enfrentar diversos perigos -, consegue se manter centrada em seus objetivos.

Jamie é um personagem que nos apaixonamos de cara, ele é honrado e um excelente guerreiro. E sua inocência para algumas coisas é algo que nos cativa profundamente. Além de tudo, o carinho e proteção que sente por Claire é algo que nos faz derreter, e eu pelo menos só conseguia pensar: dá uma chance pra ele, talvez você nem volte, sua tonta! 

Eu preciso finalizar essa resenha antes que fique muito grande, apesar de não querer, mas eu só posso dizer que essa é uma leitura maravilhosa e eu adorei poder finalmente conhecer a história de Claire e Jamie. Agora vou poder assistir a primeira temporada sem medo, e poder relembrar alguns momentos. ♥

A leitura é extremamente fluída, acontece tanta, mas tanta coisa nessa primeiro livro que é impossível não querer ler mais e mais. A autora criou uma história envolvente, com várias referências histórias, e elementos que combinaram. A viajante no tempo é um livro de quase oitocentas páginas, mas não tenham medo. Eu garanto que vocês vão se apaixonar por essa trama. Recomendo!

12 comentários:

  1. Oi Andressa! Eu acho que embarcar em Outlander deve ser uma excelente jornada. São muitos volumes e cada um maior que o outro, mas nunca encontrei alguém que lesse e não gostasse, é impressionante! Ficção, romance e fantasia é uma mistura ótima e um dia ainda lerei e verei a série de TV!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi! Te falar que eu tenho um medo de ler esses livros! Por isso mesmo que você falou, são muito grandes, tenho medo de me perder durante a leitura e não gostar! Mas são tantos e tantos elogios, muita gente apaixonada por esse universo, pelos personagens.. Acho a mistura de romance, com fantasia e um pouco de ficção científica muito promissora, embora fique imaginando como a autora tem assunto pra livros desse tamanho! Dá mesmo pra matar alguém com eles, sério! Amei sua resenha, me tirou um pouco do medo.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Essa série está entre os meus desejados tem um tempão mas o tamanho de cada um dos livros me deixa um pouquinho assustada, infelizmente. Eu nao conhecia o projeto, se nao teria aproveitado a oportunidade pra ler também.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Eu sempre vejo comentários falando super bem dessa série, mas tenho um receio por essa ser longa e os livro serem gigantes. E a mesma coisa acontece com a série de TV. São quatro temporadas com muitos episódios e já estou sem tempo e com muitas outras séries para colocar em dia.
    Vou ficar mais um tempo sem ler e sem assistir.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meu Deeeeeeus KEROOO esse livro! Parece ser muito bom, e todo mundo fala bem. Amei sua resenha e seu blog <3
    Beijos
    https://porvarioslugares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Caramba! Quanta páginas em?! É um calhamaço daqueles. Eu já ouvi falar da adaptação, mas não sabia que existia livros. A premissa parece interessante, dever falar um pouco sobre a segunda guerra mundial. Eu não sei se teria coragem de ler esse livro pela quantidade de páginas. Mas vou deixar anotado. Adorei a resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu tentei ler o primeiro livor da série e não funcionou. Tentei ver a serie na Netflix e também não me prendeu, por isso acho que este universo não é pra mim. Mas admiro os fãs porque os livros são imensos e ainda assim, todos falam apaixonados desta obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa,
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas tenho muitia vontade, pois ele parece ser uma mistura que deu muito certo de vários gêneros que eu curto. Fiquei muito contente por você ter feito tantos elogios para esse livro e intrigada para saber o que acontece nesse livro, pois os personagens parecem ser extraordinários.
    Acho que o tamanho dele não será um problema, o que me anima também.
    Vou tentar comprar meu exemplar logo e parar de adiar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Fico sempre muito feliz quando as pessoas descobrem Outlander, leem, assistem e amam! Porque essa série é maravilhosa demais! O Jamie realmente é um ser humano maravilhoso, mas a Claire ainda é a minha preferida, porque imagina voltar tudo isso no tempo? Ela é muito forte. Hehe. To lendo o segundo livro da série e já to amando, leia loooooooooooooogo! hehe

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Eu não tive coragem de ler, são muito livros e extensos realmente, mas assisti a serie, e se o livro seguir o mesmo padrão e maravilhoso. Adorei ver que você pensava como eu e mudou sua opinião, espero acontecer o mesmo comigo.
    Adorei ver seu ponto de vista e sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, inclusive, ainda não vi a série para poder ler antes. No entanto, ainda não criei coragem por ser muito grande e ter muitos livros (soube que as continuações são até maiores). No entanto, a premissa é muito boa e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura.
    Fiquei muito feliz de saber que a ambientação é tão boa e que, apesar de ser um livro longo, a leitura não foi arrastada.
    Adorei sua resenha e espero criar coragem para começar esses livros em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    eu tenho esse livro desde que foi lançado mas ainda não li. A uns dois anos atrás assisti a primeira temporada e me apaixonei perdidamente pela trama e pelos personagens e por isso pretendo ler os livro. O fato do enredo se mostrar dinâmico e viciante só me instiga ainda mais a dar uma chance.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir