sábado, 23 de junho de 2018

[Resenha] Bunker

|
Autor: Kevin Brooks
Páginas: 272
Editora: Vergara & Riba
Seis pessoas capturadas e trancafiadas em um bunker, sem contato algum com o exterior. Seis vidas, seis personalidades que poderiam jamais se cruzar, passam a coabitar o mesmo espaço. Linus, um adolescente de 16 anos; Jenny, uma menina de 9 anos; Fred, um dependente químico; Anja, uma mulher elegante e atraente de aproximadamente 30 anos; William Bird, um executivo de 38 anos e Russell Lansing, um físico de 70 anos com a saúde debilitada. Câmeras e microfones registram qualquer movimento das seis vítimas. Não há portas nem janelas. Mas quem os observa? Por que eles foram os escolhidos? É através do olhar de Linus, o primeiro capturado, que adentramos esse lugar. Os registros em seu diário delineiam a perturbadora arquitetura do bunker – espaço intransponível em que a humanidade é colocada à prova, numa espécie de voyeurismo sádico, bárbaro e impiedoso.


Bunker é um livro que eu queria ler desde que lançou, e apesar de já tê-lo na estante há alguns meses, eu nunca encontrava tempo para encaixar a obra nas minhas leituras, eu sempre passava outros livros na frente. Bem, ele foi um dos sorteados da minha TBR Jar, e finalmente eu concluí a leitura. E o que eu posso dizer? Estou de certa forma impactada, e tive meus momentos de angústia, realmente, no entanto, só me vem uma palavra na cabeça quando penso nesse livro: decepção. A trama me empolgou bastante, eu nunca havia lido uma história com esse tipo de desenvolvimento: seis pessoas sequestradas e trancafiadas em um bunker. Enfim... só que não temos respostas de praticamente nada: quem é essa pessoa e qual o motivo de tudo isso?

Linus tem dezesseis anos, e quando percebe que está trancafiado em algum lugar, logo pensa que foi sequestrado por conta de seu pai, que é um homem rico. Ele imagina que em breve vão entrar em contato com o pai e pedir o dinheiro do resgate. Não que Linus espere que o pai realmente pague, já que ele fugiu de casa e atualmente mora nas ruas, cuidando de si mesmo. No entanto, quando uma segunda pessoa surge, Linus percebe que é algo ainda mais estranho.

Jenny tem apenas nove anos, e isso irrita Linus profundamente, ele não acha justo que uma criança precise passar por isso. E teme muito por ela. Os dois imediatamente ficam próximos, e o adolescente passa a cuidar dela como se fosse sua irmã. Eles passam alguns dias sozinhos, mas sabem que os outros quatro quartos ainda vão ser ocupados.

Havia uma garotinha dentro.
Assim que a vi, meu coração congelou e meu cérebro parou de funcionar. Eu não conseguia me mexer, não conseguia pensar, não conseguia falar, não conseguia fazer nada. Era coisa demais para assimilar.

Os outros sequestrados aparecem. E a partir daí, acompanhamos o dia a dia deles no bunker, e suas tentativas de fuga, que resultam apenas em castigos cruéis. Há câmeras e microfones em todos os lugares, até mesmo no banheiro, e seja lá quem está fazendo isso, parece gostar de brincar com a vida dessas pessoas.


O sequestrador/sádico é alguém totalmente desconhecido para o leitor, assim como para essas seis pessoas. Pelo pouco que cada um se lembra, ele é um homem. E só. Foi muito frustrante não ter mais informações. Linus é quem narra a história, através de um diário que ele começa a escrever lá dentro, e por isso só temos informações do que ele sabe e enxerga. Assim como seu julgamento de cada pessoa lá dentro é feito através de suas percepções. 

A leitura se torna angustiante em algumas partes, principalmente as cenas em que eles tentam armar alguma fuga. E o coração pesa quando nada dá certo e eles passam dias sem comida e com temperaturas muito baixas ou muito altas. Eles estão definhando lá dentro e você só espera que algo aconteça logo. Que alguém apareça. 

O final é algo totalmente surpreendente, eu não estava esperando nada daquilo, e apesar de ser um final que você pensa: que ruim!, eu acho que se tivesse acabado de outra forma não teria o mesmo impacto. No fim, apesar de inicialmente eu ter me desapontado com essa leitura, já que eu esperava bem mais, eu dei quatro estrelas por o autor desenvolver aquilo que ele propôs: um diário da agonia, narrado por um jovem de 16 anos, que precisa conviver com pessoas totalmente desconhecidas.

Bunker não é uma leitura agradável, é bem fácil de imaginar algo do tipo - e na realidade, vemos histórias bem parecidas como essa por aí -, então acaba se tornando algo desesperador. O desenvolvimento não é muito fluído, já que acompanhamos o dia a dia deles, e na maior parte do tempo nada muito empolgante acontece. No entanto, essa é uma leitura que surpreende.

24 comentários:

  1. Um livro desse tipo não pode ter um único ponto de vista... Além de ser confuso, não dá a oportunidade do leitor tentar desvendar o mistério (que é a grande coisa de livros desse tipo). Uma pena que você não tenha gostado do livro, mas honestamente, pela sua resenha, eu também não teria gostado.

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, é frustante quando não temos resposta para tudo. Me lembrou "Caixa de pássaros", que eu esperava mais do final.
    Eu não conhecia este livro, achei bem interessante e acho que me arrisco a ler, é aquele tipo de leitura que não podemos deixar passar nada, talvez as respostas estejam onde menos se espera. Gostei de tua resenha e principalmente, de tua sinceridade.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Quando eu vi o título do livro, já esperava sua reação. Todas as resenhas que li desse livro até hoje compartilham o mesmo sentimento que o seu: esperavam mais. É uma pena, eu também estava super empolgada para ler, mas confesso que fiquei desanimada. Sua resenha como sempre ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei a trama muito bem feita e já dá pra perceber agonia que deve ter sido a leitura. É uma pena que o livro não tinha sido tudo aquilo que você esperou, mas ao menos o autor alcançou aquilo que era proposto. Essa é a primeira vez que vejo esse livro e gostei bastante do enredo, mas acredito que seria legal se mais personagens participassem como narradores, pois poderíamos conhecer mais deles e do estaria acontecendo na mente deles. Gostei muito da sua sinceridade!
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro, e fiquei com agonia só lendo a resenha, imagine o livro? Eu gosto de livros assim que tiram o fôlego da gente, então eu até quero ler mesmo tendo umas partes lentas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu não conhecia esse livro mas, depois de ler essa resenha angustiante percebo que preciso ler esse livro logo, quero saber o que vai acontece com cada um dos personagens. A premissa desse livro me deixou apreensiva, sem fôlego e apesar do autor não dar todas as respostas no final é uma leitura que pretendo fazer em breve, mesmo sabendo que o final não te agradou e deixou muitas pontas soltas.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não tinha ouvido falar sobre esse livro ainda, confesso que por um instante até fiquei curiosa para ler e saber mais, mas saber que nada liga os personagens ou a situação que está acontecendo não me atraiu. Não me importo de ler livros angustiantes se tiver um "porque" por trás disso, mas nesse caso, acho que eu ficaria desanimada, como você. Adorei sua resenha e a sua sinceridade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Menina do céu, fiquei chocada em de cara saber que o livro não traz resposta para praticamente nada do que foi proposto. Achei a premissa eletrizante e fiquei curiosa para saber qual o final que podemos pensar ser ruim, mas se tratando de um diário de agonia tenho para mim que não foi coisas boas que finalizou esse livro. Mas ainda não sei se me aventuraria, pois sei que ao finalizar ei ficaria pensando no porque de tudo isso.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá eu não me lembro de ter visto esse livro em outro lugar mais sua resenha me deixou intrigada o suficiente para querer esse livro dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Acho que essa é a primeira resenha que leio sobre essa obra e fico super feliz! Com certeza foge de tudo que estou habituada a ler mas sua resenha me deixou tao instigada que sei que vai valer a pena, me parece cena de episódio sobre psicopatas hahaha adorei a dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá! É a primeira vez que leio algo deste livro e confesso que o enredo não me interessou muito apesar disso fico feliz que o autor conseguiu atingir o objetivo de um diario de agonia mesmo o livro ter te desapontado! Não parece ser uma leitura fácil mas para quem gosta desse estilo acredito que vá curtir bastante!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Nossa lendo sua resenha eu já fiquei agoniada, imagina lendo. Definitivamente não é o meu tipo de leitura então dificilmente iria ler, mas gostei de conhecer suas considerações sobre ele, obrigada pela sinceridade. Mas dessa vez, deixarei a dica passar. Obrigada mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que já na sinopse vi que era o tipo de leitura que eu não faria. Lendo sua resenha eu percebi o quanto esse livro deve ser angustiante e só consigo imaginar a aflição que o leitor sente cada vez que o plano de fuga deles dá errado.
    É uma pena que a leitura não tenha sido tudo que você esperava, mas que bom que teve alguns aspectos que te agradaram. Vou passar a dica desta vez, mas adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ele parece ser uma leitura um pouco mais pesada mesmo porem ainda sim fiquei bem curiosa para saber como o autor desenvolveu o enredo e o que acontecem com os jovens no final. Dica anotada *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá, acho que ainda não conhecia esse livro. Ficou ótima a sua resenha. Uma pena que o desfecho não tenha sido tão bom quanto você esperava, pois a premissa é mesmo bem interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e, apesar de ser um assunto bem curioso, acho que não é bem para mim. Eu não gosto muito desse tipo de tensão, sempre me sinto mal, por ser bem sensível. Achei legal que ele seja escrito em forma de diário e que o protagonista se aproxime da criança, mas acho que não aguentaria esse mistério, também me frustraria. Gostei muito da sua resenha, bem opinativa e ótima!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa que pena que o livro te decepcionou. Não conhecia ele, confesso, mas a premissa parecia ser bem bacana mesmo. É realmente ruim quando um desenvolvimento é fluido. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Dessa,
    Eu fiquei bem curiosa para ler esse livro quando vi que seria lançado, mas confesso que sua resenha me fez ver que não devo ler esse livro no momento. Eu não estou preparada para esses livros mais densos com relação a fugas, também não gostei de saber que a leitura não foi agradável, apesar de esperar que não fosse.
    Vou anotar a dica, pois quero formar uma opinião sobre esse livro, mas não sei quando vou ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu acho que deve ser uma leitura bem angustiante, um tipo de big brother bem do mal. Não sei se leria esse livro no momento, mas fiquei bastante curiosa a respeito da trama e o que levou essas pessoas a serem trancadas nesse bunker.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  21. Eu li uma resenha desse livro e confesso que a sua me fez refletir e decidir que não quero ler o livro, pois não gosto de atos cruéis, especialmente em crianças, não tenho estômago e nem coração para isso. Quando vc disse que a leitura em determinada parte fica angustiando aí fechou que não é para mim.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que tenso! Eu ainda não conhecia o livro, mas a premissa já me chamou atenção e adorei ler a sua resenha e conhecer um pouco sobre a obra. Eu espero poder ler logo e matar a curiosidade, parece ser um livro que vai prender a minha atenção facilmente desde o começo.

    ResponderExcluir
  23. Quando este livro foi lançado, fiquei bem interessada, mas eu comecei a ler algumas resenhas e justamente esta falta de empolgação na narrativa que você apontou me desanimou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro e a editora, achei a capa bem bonita, gostei desse tom alaranjado. A premissa me despertou interesse e chamou atenção, gostei de ler a sua resenha e espero ter a oportunidade de ler Bunker.
    Abraço!

    ResponderExcluir