sábado, 16 de junho de 2018

[Resenha] Um amor perdido

|
Autora: Alyson Richman
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial.
Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre.
Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração.
Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.


Eu recebi a caixinha do V.I.B (very important book) com a prova antecipada de Um amor perdido bem no mês em que eu ia fazer a leitura de O menino da lista de Schindler, uma obra que também se passa na Segunda Guerra Mundial, e meu coração já pesou de saber que eu ia sofrer com duas histórias diferentes, mas com o mesmo pano de fundo. Esse lançamento é um livro que antes mesmo de receber eu já queria muito ler, e fiquei bem contente de ter a oportunidade de ler antes de todo mundo! Um amor perdido é baseado em fatos reais, e esse é o tipo de história que comove ainda mais quando sabemos disso. 

Eu gosto bastante de livros que se passam durante a guerra, e que contam um pouco sobre a História, seja em forma de ficção ou até mesmo histórias reais. No entanto, esse tipo de leitura nunca é algo fácil de se fazer. E essa obra é extremamente delicada e emocionante. O romance é algo que nos dá esperança em alguns momentos, para logo depois nos despedaçar. É uma verdadeira montanha russa de emoções que passamos lendo essa trama.

Dormi, dormi e dormi, como se estivesse deslizando para minha própria morte. Não tive sonhos. Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro.

Richman nos apresenta Lenka e a família, seus amigos. Suas ambições e sonhos. Sua ida para a universidade. Seu primeiro amor. Até que tudo muda e somos jogados no meio de tanta crueldade. Vemos um amor tão lindo não conseguir superar os obstáculos. É quando você fica completamente desiludido e angustiado, pois tudo começa a piorar. É extremamente aterrorizante ver as coisas mudando aos poucos, até que chega em um ponto que praticamente nada pode ser pior que aquilo. Lenka é bastante descritiva em relação aos campos de concentração e seu dia a dia. O que torna a leitura ainda mais angustiante.


Lenka e Josef são dois jovens que não tiveram tempo para se amar. O breve relacionamento surgiu de forma leve e poderosa, e você sofre ao vê-los separados de forma tão cruel. Lenka é uma personagem forte, corajosa e que nos emociona com sua preocupação pela família, colocando até mesmo um grande amor em segundo plano. O amor entre os dois jovens é o que a faz seguir em frente. 

Um amor perdido tem uma trama arrebatadora, triste e, que ao mesmo tempo, nos dá esperanças. Um amor que sobrevive durante anos, mesmo após cada um deles achar que o outro está morto. O primeiro amor é algo poderoso e encantador. Foi bastante envolvente acompanhar em meio a tanto horror algo tão puro e lindo, como o amor de Lenka e Josef. Você fica torcendo para que tudo dê certo, que eles consigam escapar de tudo isso. Mas, eu já aviso que você ficará frustrado, pois as coisas não se desenvolvem como esperamos.

Eu gostei bastante da leitura, há algumas partes mais chocantes, afinal, nunca é bacana ler sobre esse tipo de desumanidade, mas o impacto é válido, pois nos faz repensar nossas ações, e como eu disse na resenha do outro livro, evitar que se repita! O final me aqueceu o coração, mas também me fez sentir muita raiva. Recomendo a leitura!

4 comentários:

  1. Também gosto de leituras que se passam em épocas de guerra; esse livro já está na minha lista e sua resenha só aumentou minha vontade de conhecer essa história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Já li muitas sinopses de livros ambientados na 2ª guerra mundial, mas a de Um amor perdido foi a que mais me interessou. Lenka precisou escolher entre o amor pelo marido e o amor pela família e isto lhe teve um custo. Não dá para dizer que ela fez a escolha errada, mas vendo como ficou sua vida é de se pensar como as coisas poderiam ter sido melhores se tivesse ido com Josef. Alyson Richman abordou o primeiro amor de uma forma diferente aqui, apontando o quanto esse sentimento foi importante para que os protagonistas seguissem suas vidas separados. Achei a capa muito bonita, pois parece combinar bem com a trama e espero ter a oportunidade de conhecer essa história logo.

    ResponderExcluir
  3. Já de olho neste livro, e já estou me preparando para estas partes mais chocantes. É sempre triste ver do que o ser humano é capaz em termos de maldade.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa, eu não conhecia esse livro, mas também gosto de enredos que se passem na Segunda Guerra Mundial então só por isso já fiquei curiosa *-* Pela sua resenha parece tem um enredo bem bacana e triste, uma pena que o final do casal não seja como esperamos =/ Dica anotada.

    ResponderExcluir