domingo, 3 de junho de 2018

[Resenha] A queda da Bastilha

|
Autora: Leila Krüger
Páginas: 63
Editora: Confraria do vento
"Da Leitura de A Queda da Bastilha ficam algumas conclusões: a primeira é que a poesia brasileira ganha uma nova e exímia autora; a segunda é que é possível, recolhendo elementos cotidianos, transformá-los em poesia falando deste ente tão extraordinário que é o ser humano." (Roberto Schmitt-Prym)








A queda da Bastilha é um livro de poemas, escrito por Leila Krüger, e possui diversos sentimentos em cada linha. A autora é de um talento indescritível ao nos trazer poemas tão belos e íntimos, e que falam sobre nosso dia a dia. Eu gosto muito deste tipo de leitura, mas estava sem ler algo do gênero há um bom tempo. Essa obra é daquelas que você pode deixar na cabeceira da cama e ir lendo aos poucos.

Leila tem uma escrita simples, seus poemas não são cheio de palavras rebuscadas e frases em que o leitor precisa interpretar profundamente o que está sendo dito. Sim, cada poema precisa ser interpretado, mas eles são fluídos e fáceis de entender. Cada um deles cativa de alguma forma.

Você só tem um coração; não o entregue a quem não saberá carregá-lo com ternura. Não o entregue aos leões, para que o dilacerem a dentadas selvagens que ficam marcada por muito tempo. Às vezes para sempre. Não se entregue a quem não te devolve. Não se negue... Você só tem um coração e ele está só dentro de você; não o perca de vista... É necessário alcançá-lo entre o êxtase e a razão, em pontos de equilíbrio raros e fundos. Mas coração é pena, um ventinho de amor o leva às estrelas... Você só tem um coração, segure-o firme na sua mão. Diga-lhe que é seu - embora ele não vá escutar. Mime-o, converse com ele sobre os novos verões que poderão mudar tudo. Ensine a ele poesia, quem sabe Vinícius de Moraes e um pouco de Clarice Lispector. E também a música, já que ela tem a capacidade inacreditável de compreender o invisível. Você só tem um coração, não o esqueça por nada deste mundo. Não o venda, não o hipoteque, não o empreste e muito menos o dê - a não ser que receba outro coração em troca, um que você queira. Não o dê assim para qualquer um, um embrulho estranho sem destino certo. E o mais importante: dê! Um dia... Preserve-se. Não demais, não de menos. Você só tem um coração e nele cabe o amor. Ainda que transborde...

E o melhor de tudo é que sempre há aquele que você se identifica, e que acha que foi escrito para você. Essa foi uma leitura maravilhosa e encantadora. Gostei de diversos poemas, e apreciei muito a habilidade da autora para escrever algo tão belo.

A diagramação está impecável. Essa é uma excelente obra para presentear quem a gente gosta. Recomendo muito a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário