terça-feira, 19 de junho de 2018

[Resenha] Rio vermelho

|
Autora: Amy Lloyd
Páginas: 276
Editora: Faro Editorial
Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente. A mil milhas de distância na Inglaterra, Samantha está obcecado com o caso de Dennis. Ela troca cartas com ele e é rapidamente conquistada por seu aparente charme e bondade para ela. Logo ela deixou sua velha vida para se casar com ele e fazer campanha para sua libertação. Mas quando a campanha é bem sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir novos detalhes que sugerem que ele pode não ser tão inocente...




Rio vermelho, de Amy Lloyd, é um thriller psicológico de tirar o fôlego! Eu iniciei a leitura já esperando gostar muito da trama, e realmente não foi diferente, no entanto, eu não esperava pegar tanto ódio da personagem principal como aconteceu. Eu passei boa parte da história revirando os olhos para as decisões que ela tomava, e só tenho uma palavra para ilustrar meus sentimentos: ranço. Mas, calma! Eu ter odiado a personagem e suas ações não fizeram a leitura ser ruim, pelo contrário, Amy consegue desenvolver o enredo de forma muito segura. Apesar de o livro não ter grandes reviravoltas, toda a pressão psicológica e dúvidas sobre o caráter dos personagens fizeram com que a leitura fosse ainda mais emocionante.

Dennis Danson foi acusado de matar uma garota, e suspeito em vários desaparecimentos de outras, na cidade onde nasceu, Red River. Preso há mais de vinte anos, seu caso nunca foi realmente concluído por falta de provas concretas. Há inúmeras matérias, documentários e debates acerca de seu julgamento, que dividiu opiniões: várias pessoas acreditam que Dennis é inocente e está sendo julgado injustamente.

Samantha é uma dessas pessoas que participa de fóruns para discutir o caso. Ela fica extremamente obcecada, e quando descobre que algumas pessoas já enviaram cartas e foram respondidas, ela resolve também enviar uma para Dennis. Samantha comenta que acredita em sua inocência, e que logo ele será solto. Em poucas cartas, os dois falam sobre seus sentimentos, e em uma ação impulsiva, ela decide visitá-lo na prisão.


O encontro dos dois é um pouco constrangedor, mas Samantha fica completamente apaixonado pelo jeito carinhoso de Dennis. Em algumas visitas, Dennis resolve pedir Sam em casamento, e ela aceita. Os dois se mostram extremamente apaixonados, e mal podem esperar para enfim ficarem juntos. Após uma reviravolta no caso, Dennis é considerado inocente e é solto. A mídia vai a loucura com essa repercussão, e ele acaba se tornando a grande sensação do momento, com muitas entrevistas agendadas e pessoas querendo saber mais de sua história. Quando o pai de Dennis morre, ele decide voltar a Red River com Samantha para resolver algumas pendências. 

Dennis assim que é solto muda drasticamente sua postura com Samantha. Ela não entende o que há de errado, mas ele não é mais aquele homem carinhoso e gentil. Dennis não permite nem mesmo que ela chegue muito perto. As coisas só pioram quando os dois vão para Red River, pois Dennis está agindo cada vez de forma mais estranha e suspeita. Ela fica na dúvida se ele realmente é inocente.

Agora me digam como não posso odiar essa personagem desde o início? Ela simplesmente resolve trocar cartas com um preso - que ela ficou totalmente obcecada, e que não conhece -, e então decide ir da Inglaterra para os Estados Unidos para visitá-lo, e simplesmente larga sua vida para ficar mais tempo próxima de Dennis. Mas, o pior acontece: ela se casa com ele. Tipo, oi? É tudo tão absurdo e tão rápido que eu queria matar Samantha. 

A personagem claramente tem um grande desequilíbrio emocional, e percebemos isso conforme vamos sabendo um pouco mais de sua vida e seu antigo relacionamento. Samantha tem uma autoestima muito baixa, e faz de tudo para agradar os outros. Sua falta de amor próprio a coloca em algo tão perigoso, e ela nem imagina. Quando ela enfim começa a perceber as coisas já é tarde demais para voltar atrás.

Rio vermelho tem um bom suspense, daqueles que você nem imagina como vai se desenvolver. A grande questão de culpado ou inocente é algo que mexe com a cabeça do leitor. Você simplesmente não consegue definir o que é verdade, e várias teorias malucas acabam passando por sua mente. Essa é uma leitura arrebatadora, que te faz sentir um misto de emoções. Recomendo!

10 comentários:

  1. Realmente da pra ver no pouco de suas linhas que a protagonista é uma besta, que a estima dela é um lixo. Largar tudo por um preso? É brincadeira. Tirando isso, vejo que Amy conseguiu fazer um trabalho interessante e instigante, que deixa no leitor aquela apreensão de saber o que vai acontecer nas próximas páginas. Enfim, acho que os amantes do gênero deve gostar.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Não gosto muito desse estilo de livro, prefiro romance de época ou livros de fantasia, mas mesmo assim sua resenha está maravilhosa <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dessa!
    Eu já havia conferido uma outra resenha desse livro e, mesmo não tendo sido tão explicada como a sua sobre os pormenores do enredo, já havia ficado bem impressionada com a burrice da protagonista com relação ao Dennis, e realmente parece ser caso de algum desequilíbrio emocional. Que bom que, apesar de se irritar com a protagonista, a história se mantém firme e cheia de adrenalina sobre o que rodeia Dennis e se, afinal, ele é inocente mesmo ou culpado. O fato de ele agir estranho com ela após ser solto já quase indica que ele seja mesmo culpado, mas... a gente sempre pode ser surpreendida por esses enredos, e mesmo quando se tem 99% de certeza, os 1% restante ainda podem fazer uma reviravoltas daquelas, então deve mesmo ser uma leitura que prende muito. Não é o meu foco atual de leitura, mesmo gostando de narrativas com mistérios por desvendar e tal, então eu guardo a dica para depois. ;) Valeu, como sempre! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Adorei a dica do Thriller, mas confesso que enquanto lia a resenha pensava: "como assim querida, você se corresponde com um possível assassino, vai visitá-lo, se apaixona por ele, larga sua vida e ainda casa com o cara sem nem conhecê-lo direito?!", aí você veio e falou o mesmo em sua resenha! rs
    Ainda assim, mesmo com esse desequilíbrio emocional da personagem, quero conferir a obra!
    Espero gostar como você gostou ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa! Li esse livro tem um tempinho e concordo com você: a Sam tem uma auto-estima tão baixa que chega a dar raiva das coisas que ela faz e do que finge ser só para agradar todo mundo. Sobre o mistério, eu tinha quase certeza sobre a culpabilidade de Dennis, só fiquei imaginando quando e como a Sam descobriria. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Essa história me interessou bastante! Mas de fato, só de ler sua resenha eu também já fiquei com raiva de Samantha. Me ajuda a te ajudar, moça hahahaha Mas parece bem interessando, vou procurar mais sobre o livro pra poder fazer a leitura assim que possível.

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ooi,
    Eu normalmente não me interesso por esse tipo de livro, suspenses como esse me deixam nervosa kkk Mas eu gostei demais da premissa e talvez dê uma chance para essa história. Entendo o seu ranço pela personagem principal, acredito que também vou compartilhá-lo kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa,
    Infelizmente, não simpatizei com esse livro, como você simpatizou, mas concordo com você que a Sam foi impossível de digerir. Eu achei meio absurdo tudo o que ela fez e quis matá-la. No entanto, eu imaginei fácil o que ia acontecer nesse livro, achei ele bastante previsível, não sei se é porque leio muito suspense.
    Adorei ler seu ponto de vista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro tem tido comentários bem divididos, como gosto de suspenses, thrillers, confesso estar bem curiosa para conhecer mais dessa trama. Apesar de ver que os personagens nos causam certo asco e ainda mais por algumas atitudes da personagem, enfim, espero curtir a proposta.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa!

    Tudo bem? Então, apesar de adorar um bom thriller eu tenho zero vontade de ler esse livro porque ele apareceu tanto no feed do meu IG e em tudo quanto é lugar que tomei uma certa antipatia, isso acontece demais quando vejo demais um lançamento: ao invés de me deixar curiosa eu fico completamente sem vontade de ler o livro.

    Que bom que você gostou da história e que o suspense foi do tipo que não deu para prever como iria terminar, sempre que um thriller se mostra previsível eu fico bem chateada. Os personagens também parecem ser bastante complexos o que é outro ponto a favor da trama, mas mesmo assim vou passar a dica.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir