segunda-feira, 11 de junho de 2018

[Resenha] O clube dos oito

|
Autor: Daniel Handler
Páginas: 400
Editora: Seguinte
Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes? Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.


O clube dos oito, do autor Daniel Handler, possui uma sinopse que me fez querer o livro na hora! Um clube de adolescentes, assassinato, romance... Sério, fiquei imediatamente curiosa para ler. E, acho que por conta de tanta empolgação, a decepção foi ainda maior. O problema não é saber desde o início quem é o assassino, e sim, o desenvolvimento da trama e dos personagens. Eu achei que esse seria um livro mais sério, mas o autor - que também escreveu Desventuras em série - trouxe um pouco de sarcasmo e humor negro para essa trama, o que deixou algumas situações sem sentido, e um pouco toscas.

A trama é extremamente enrolada, ficamos boa parte da leitura acompanhando o drama na vida de Flannery: seu romance não correspondido, sua falta de autoestima, sua relação com cada integrante do clube dos oito, e por aí vai. E não é o tipo de coisa que você pensa: hm, isso é importante para o desenvolvimento. Porque não é! Algumas situações são totalmente dispensáveis, e que poderiam deixar a leitura mais dinâmica.

Flannery é uma assassina e atualmente se encontra presa. Porém, ela está escrevendo um diário, que pretende publicar, para que todos saibam o que realmente ocorreu. E que todos os boatos à respeito do clube dos oito são totalmente errados. Sua escrita é simples, e mostra o dia a dia de uma adolescente, que passa longe de ser normal.

A cena do assassinato é narrada de forma surreal, eu acho que para mostrar que houve uso de drogas e bebidas alcoólicas pela personagem, porém não consegue convencer e fica sem pé nem cabeça. Percebemos que foi algo brutal, mas o que mais eu achei um absurdo foi o depois. As situações que se seguiram me pareceram muito irreais.


Para completar, Flannery é uma personagem totalmente sem graça. E eu não digo isso por suas inseguranças, mas porque ela realmente não é nem um pouco carismática. Não consegui sentir nada por ela. É perceptível que ela tem algum desequilíbrio, antes mesmo de matar alguém. 

O clube dos oito tem uma premissa tão intrigante que fico chateada de não ter sido tudo isso. Eu sei que esse é um young adult, mas a proposta de algo com suspense e tudo mais deixou bastante à desejar. Eu já li livros do gênero que conseguiram ser mais coerentes. A leitura é um pouco mais lenta, e poucas cenas empolgam para continuar. 

Eu acho que se eu tivesse iniciado a leitura sem ter esperado tanto, realmente sabendo que é um livro young adult sem muito desenvolvimento, eu teria gostado um pouco mais. Não posso deixar de mencionar que há algo no livro que me deixa completamente boquiaberta, e que eu não percebi em nenhum momento. Essa revelação é o ponto alto do livro, mas chega apenas no final. 

15 comentários:

  1. Como voce consegui finalizar essa leitura? Sao tantos pontos negativos que sinceramente, eu nao daria conta. O livro realmente tem uma ótima premissa, uma pena que a execução nao tenha sido tao boa.

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem ?
    Não conhecia o livro o.o confesso q ele não me chamou atenção gostei dos pontos que você falou mais não e o momento certo pra ele quem sabe qualquer dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, uma pena que foi decepcionante, sei como é chato a gente esperar tanto e não conseguir gostar tanto assim... O autor já me passa a ideia de coisas meio loucas depois de Desventuras em Série, e apesar de eu gostar, não sei se me arriscaria nesse livro, especialmente depois de ler sua resenha. Mas sua resenha está ótima e adorei sua sinceridade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, quando a gente cria muuuuuita expectativa, é normal acontecer esta decepção. Eu gostei da sinopse e curto sarcasmo e humor negro, então, de repente, eu vá gostar, ainda mais agora sabendo o que esperar da estória, e um bom mistério, revelado só no final, tem seu valor. Fiquei muito feliz com a tua sinceridade, boas resenhas tem que ser assim.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andressa

    Eu tinha expectativas sobre esse livro, a premissa é genial, a capa bonita... Uma pena que pelo visto o autor desaproveitou a oportunidade completamente. Se perder em tramas paralelas que não acrescentam nada á história ou se focar demais em draminhas da personagem é caminho certo pra deixar a leitura enrolada e chata... Que triste isso.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Já tinha lido uma resenha falando quase a mesma coisa, que a sinopse engama muito, por isso não me interessei em ler e a sua resenha só veio a confirmar. Não curto YA, , mas conheço leotores que amam e gostaram desse livro.
    Gostei muito da sua resenha e um apena que não atendeu as suas expectativas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Humm estava curiosa sobre esse livro, mas até então não tinha lido nenhuma resenha. Após suas considerações fiquei com várias ressalvas sobre a trama que me parece ser confusa e mal trabalhada.
    Acho que por hora não leria e agradeço a sinceridade na resenha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa tudo bem?
    A sua resenha não foi a primeira que li, porém foi a mais honesta. Acredito que daria uma chance mesmo com as ressalvas, mas agora já sei que devo ir sem muitas expectativas rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse livro tem mesmo uma premissa super legal, mas é uma pena que a história não tenha sido tão bem desenvolvida nem tenha personagens tão legais como se poderia esperar.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de eu ser a louca do Desventuras em Série (que é do mesmo autor), ainda não peguei esse livro para ler. Gostei bastante da premissa - está dentro do meu gênero preferido. Só é uma pena que você não o tenha apreciado tanto. Vou dar uma olhada nele de qualquer forma (um dia, quem sabe, quando minha lista de leitura diminuir ><')!

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu até tenho curiosidade com esse livro, mas tenho um receio com a leitura porque alguns pontos do livro eu acho que não me agradariam tanto. Eu adorei a sua sinceridade na resenha e também poder conhecer um pouco mais sobre a trama através da tua opinião.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, eu fiquei curiosíssima para ler. Ainda mais que, na mesma época em que ele foi lançado, eu tinha lido e gostado bastante de Um de nós está mentindo (que também é um YA que envolve assassinato e suspense). No entanto, com o tempo outros livros foram passando na frente e eu acabei perdendo um pouco o interesse.
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado tanto, mas eu amei a sua sinceridade e já reduzi bastante as expectativas. Ainda quero ler algum dia, especialmente para descobrir o que é essa revelação que acontece no final, mas ele não será uma prioridade para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu li outras resenhas que também apontavam falhas na narrativa. Uma pena, pois a proposta é muito legal. E eu adoro o título. Eu tenho ele aqui, mas acho que não vou ler tão cedo.
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, ja tinha lido algums coisas sobre esse livro e sempre vejo que decepciona haha uma pena o autor ter trazido tantos pontos ruins nessa trama e personagens sem carismas são bem desagradaveis mesmo x.x
    A proposta parece muito boa, a sinopse até me enche os olhos mas uma pena não ser exatamente isso q se encontra no livro.
    Gostei muito da sua resenha e a sinceridade que você trouxe!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa, a premissa do livro parecia bem promissora mesmo por isso é uma pena que o autor não tenha trabalhado tão bem nos personagens e trama =/

    ResponderExcluir