quarta-feira, 6 de junho de 2018

[Resenha] Contra todas as probabilidades do amor

|
Autora: Rebekah Crane
Páginas: 240
Editora: Faro Editorial
Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. Mas não se tratam de problemas comuns, como não querer estudar, mentir ou colar na prova. Não! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tão grandes, tão sérios, que até um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro são tão diferentes quanto as pessoas podem ser, mas têm algo em comum — eles estão quebrados por dentro. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, os quatro revelam seus trágicos segredos. Zander encontra-se atraída pelos encantos de Grover, e então começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente.Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida
Você pode pensar que se trata de uma história triste. E há partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saída. Isso é uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em você um grande sorriso no rosto.

Contra todas as probabilidades do amor foi um livro que me surpreendeu muito. Eu estava esperando um romance jovem, e apesar de a sinopse já informar que tem adolescentes problemáticos e tudo mais, eu não imaginava que a autora iria tratar dos assuntos de forma tão madura e real. Então, essa história não tem nada de leve, ela mostra adolescentes com problemas intensos. Rebekah Crane aborda temas importantes, retratados em personagens cativantes, e ainda assim tem um tom mais leve e divertido.  

Zander foi enviada para o acampamento Paduá, um retiro para jovens problemáticos. Lá, todos têm algo em comum: lutar contra seus próprios demônios. Bulimia, anorexia, automutilação, esquizofrenia e compulsão em mentir são algumas das doenças que vemos ser desenvolvidas nesse livro. No entanto, Zander é uma incógnita para todos, ninguém sabe o motivo de ela parar no acampamento. A garota acaba fazendo amizade com Cassie, Grover e Alex. O grupo não poderia ser mais incomum, mas juntos, eles vão aprendendo a lidar com a situação.

No decorrer da leitura vamos entendendo melhor o motivo de cada um estar ali, assim como a evolução que cada um passa nesse meio tempo. Zander é uma personagem altruísta, e sua amizade sincera com Cassie é algo que chama a atenção. Cassie tem anorexia, mas ela não deixa que isso a defina. Sua personalidade é marcante, e não de uma forma muito positiva. Ela é dura com as palavras, possui uma sinceridade que não é saudável, e parece meio insensível ao sofrimento dos outros. Seu drama marca boa parte da trama, e eu não consegui gostar muito dela. Zander, no entanto, é uma pessoa que sempre tenta ajudar os outros.


Os dias no acampamento são cheios de atividades e apoio em grupo. Zander é quem narra a história, e assim ela vai nos contando o dia a dia, e sua relação com os outros jovens. No decorrer da leitura vamos descobrindo um pouco mais da garota, e percebendo que ela também possuiu seus próprios demônios para lidar. 

A obra possui um pequeno romance, mas nada que tire o foco da história em si. A autora consegue com muito talento abordar distúrbios muito comuns nessa idade. Essa é uma leitura essencial não apenas para os jovens, mas também para os adultos. 

Contra todas as probabilidades do amor é um livro extremamente sensível e único. Eu confesso que derrubei algumas lágrimas de vez em quando. Gostei bastante da leitura, foi difícil me despedir dos personagens. Recomendo!

13 comentários:

  1. Bom dia !!!

    Que legal esse livro deve ser. Acho importante ler mais e ter livros sobre a adolescencia e de que essa fase pode ser bastante problemática para alguns!
    Vou procurar esse livro, Andressa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito desse livro; e tem tantos quotes maravilhosos.
    Amei!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro e ler sua resenha só reforçou essa vontade. Independente da idade eu acho que os assuntos tratados nele são bem válidos e não vejo a hora de conhecer de perto Zander e seus amigos. Saber que o livro é único me anima ainda mais, adoro derramar lágrimas lendo rsrs.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quem vê essa capa nao dá nadinha por essa leitura ne? Eu mesma nao fazia ideia de que os assuntos tratados seriam tão impactantes assim, mas fico feliz em ver que foram abordados de maneira correta e ainda te emocionaram.

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa deste livro linda e nem imaginava que sua premissa era essa. Gostei de saber que apesar do livro ter romance, não é o foco narrativo da história. Quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro desde que ouvi falar dele pela primeira vez. E cada vez essa vontade aumenta mais. É um livro que eu sei que vai me envolver, me emocionar, por conta dos temas abordados. Estou torcendo para ter logo uma oportunidade de mergulhar nessa história que já sei que é linda.

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,

    Vou começar façando dessa capa - babadoooo - que linda!!!
    Adoro essas coisas de retiro - sempre quis participar.
    Vou anotar a dica aqui pra me eventurar um cadinho com Zander, Cassie e os demais.
    Adorei a resenha e as fotos!
    Arrasou!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li boas recomendações desse livro, parece um típico romance adolescente em que a gente acaba se envolvendo e se emocionando. Bom saber que é uma leitura agradável.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse é um livro que quero muito ler, ainda mais por ser muito mais do que um livro sobre adolescentes, bom saber que temas importantes foram bem trabalhados na trama.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu amo livros que retratam a realidade de muitas pessoas. É algo tão importante a ser comentado, mas vemos tão pouco. Esse livro parece ser bem tocante e eu amei o fato de ter um acampamento para ajudar essas pessoas. Livro adicionado na minha lista!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi oi querida!
    Adorei a resenha e o quanto foi sincera, sobre a obra. Eu ia comprando esse livro em uma promoção na amazon, mas acabei deixando de lado pois não tinha lido nenhuma opinião do livro (até o momento). Eu ainda não li nada da autora, depois de ler a sua opinião sobre o enredo e personagens do livro eu fiquei muto interessada. Achei muito interessante a forma como ela abordou assuntos sérios no livro, e isso me chamou muito a atenção.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Essa é uma leitura que eu tenho vontade de realizar por trazer bons temas ao longo da narrativa. Vi algumas resenhas e achei que mesmo com uma pegada mais jovem a trama não deixa a desejar.
    Fiquei bem animada para conhecer mais dos personagens e seus questionamentos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Nós resenhamos esse livro da Faro Editorial na Saga Literária, quem ficou responsável pela leitura foi a Grazy e ela adorou. Destaco também a qualidade do projeto gráfico, a Faro caprichou e ficou maravilhosa a edição. Gostei da sua resenha, ficou bem legal..gostei também de conhecer mais sobre os personagens.
    Abraço!

    ResponderExcluir