terça-feira, 26 de junho de 2018

[Resenha] Uma proposta e nada mais

|
Autora: Mary Balogh
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Série: Clube dos sobreviventes, 1
Primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes, Uma Proposta e Nada Mais é uma história intensa e cativante sobre segundas chances e sobre a perseverança do amor.
Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela.
Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa.
Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.


Uma proposta e nada mais é o primeiro volume da série Clube dos sobreviventes, da Mary Balogh. Eu já li outros livros dessa autora, e eu simplesmente amo sua escrita. Ela sabe escrever romances de época envolventes e com personagens que cativam o leitor. E essa leitura não foi diferente. Aliás, esse livro tem uma narrativa mais madura, e com uma personagem que nos conquista não por ser uma mocinha cheia de opinião e impulsiva, mas por ser prudente. Ler romance de época é algo que eu nunca vou cansar de fazer, ainda mais quando eu encontro um livro que me conquista da forma como Uma proposta e nada mais fez. 

Gwen, lady Muir, é viúva, vive com a mãe e tem uma rotina tranquila. Quando decide visitar uma amiga que recentemente enviuvou, percebe que quer se casar novamente. De preferência com um homem calmo e que a ame do jeito que é. Alguns anos atrás Gwen sofreu um acidente de cavalo, e desde então manca de uma perna, no entanto, isso não a impede de um belo passeio pela praia - ainda mais depois de uma discussão com sua amiga. Gwen acaba perdendo o equilíbrio e torcendo o tornozelo, a pobre mulher não consegue nem andar. Por sorte outra pessoa estava passeando pelo local: Hugo, lorde Trentham, que conseguiu o título por conta de seus feitos na guerra. 

Hugo é grande, carrancudo e com um passado turbulento, que o faz ter uma personalidade irritante e grosseira. No entanto, Gwen não vê saída, a não ser aceitar a ajuda do lorde, que a pega no colo e leva para a casa do amigo, onde está hospedado. Hugo faz parte de um clube com pessoas que também sofreram na guerra de alguma forma. Os sete amigos se reúnem para compartilhar seus pesadelos e buscar uma forma de superá-los. O laço de amizade entre eles é bastante forte. Hugo fica extremamente incomodado com a aparição de Gwen. O lorde a acha mimada, e acaba não dando muito atenção à viúva.


Hugo se culpa pela morte de seus soldados, não importa que as pessoas o achem um herói, nem mesmo o título recebido o faz se sentir melhor. Após um tempo afastado, ele precisa retornar por conta da morte do pai, um rico comerciante, que deixou os negócios para o filho. Hugo precisa estar presente para a madrasta, e sua irmã mais nova, que deve ser apresentada à sociedade para encontrar um marido. O lorde, por não ser da nobreza, precisa urgentemente de uma esposa da aristocracia, que possa ajudá-lo com sua irmã.

O relacionamento de Gwen e Hugo inicia lentamente, mas os dois sabem o que querem, e por serem experientes, não ficam fazendo joguinhos. No entanto, ambos sabem que não são aquilo que procuram um no outro. Gwen quer um homem calmo e fácil de lidar e Hugo sabe que vem de um mundo diferente do dela. Eles encontram uma forma de se ajudar mutuamente, mas não sem um pouco de confusão, risadas e um desejo arrebatador. 

Uma proposta e nada mais apresenta personagem que sofreram na vida e carregam uma bagagem emocional difícil de compartilhar. Mary Balogh foge do estereótipo que vemos nos romances de época, Hugo não é um libertino. A trama é profunda, fazendo o leitor acompanhar a evolução dos personagens dentro da história de forma envolvente. Eu amei a leitura, e sinceramente eu não estava esperando algo diferente. Estou bastante curiosa para conferir os próximos livros, os personagens que aparecem na trama conseguem em poucas páginas fazer o leitor querer conhecê-los melhor. 

11 comentários:

  1. Também adoro o livro desta autora e não pedi este livro porque tinha outros que queria e não deu para solicitar. Pena que não curti a capa porque sou aquela louca que adora vestidos na frente sabe? Hahahaha. Mas que bom que é um livro que mostra o amadurecimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro! Gostei bastante do fato da proposta dele ser diferente da dos demais romances de época. Gostei que eles são mais velhos, mais sofridos e gostei também do fato do relacionamento deles ser lento, dele ser construído aos poncos.
    Agora estou ansiosa esperando o próximo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!

    Tudo bem? Eu tenho zero vontade de ler este livro. Ele é um dos poucos romances de época que eu não sinto vontade de conhecer, para ser bem honesta.

    Fico muito feliz por saber que a leitura te agradou tanto, mas acho que não funcionaria para mim porque o que mais gosto nos romances de época são aquelas relações de cão e gato entre os protagonistas que fazem a história ser super divertida e cheia de confusão. Então acho que Uma Proposta e Nada Mais não é exatamente aquilo que procuro em uma obra.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Sempre vejo ótimas críticas sobre os livros de Mary Balogh, mas como não tenho costume de ler romances de época ainda não pude conferir sua escrita. O mais interessante de Uma proposta e nada mais e, talvez o maior diferencial, está no fato de que a relação entre os protagonista não irá surgir através de um arranjo ou acordo. Todo o envolvimento será de uma forma natural entre personagens maduros que já tiveram grandes acontecimentos na vida. Trazer a questão da guerra e suas consequências para quem sobreviveu a ela conferem uma certa seriedade a mais na história e, também, já fiquei curiosa para saber mais sobre as histórias dos outros integrantes do Clube dos Sobreviventes.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu estou louca para ler essa série da Mary Balogh. Ouço tanta gente falando tão bem dela que estou muito curiosa. Esse livro parece ser bem cativante e interessante. Dica anotada.

    www.manuscritoliterario.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa,
    Li um livro dessa autora, mas não tive tempo de ler outras obras dela. Fiquei intrigada para ler esse livro e curiosa para conhecer o Hugo que parece ser um homem com muitos traumas. Também gostei muito da questão de os personagens serem experientes e, principalmente, por não fazer joguinhos.
    Vou anotar a dica desse livro, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Esse foi o único livro da autora que eu li, até hoje, mas gostei bastante. Concordo com muitas coisas que você falou, especialmente sobre a profundidade dos personagens. Eu me impressionei por ver protagonistas tão maduros com uma carga emocional tão grande em um romance de época, pois não é algo muito comum no gênero. No entanto, por mais que eu tenha gostado muito dos dois separadamente, o romance demorou muito a me convencer, porque eu não sentia química nenhuma entre eles. Depois eu acabei sendo conquistada e torci pelo casal, mas foi um aspecto que me incomodou um pouco.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e gostei bastante da leitura. Quero ler outros livros da autora e estou ansiosa pela continuação desta série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Fiquei apaixonada por esse primeiro livro. Hugo e Gwen apesar das diferenças se tornaram um dos meus casais preferidos.
    A Mary Balogh tem um jeito particular de nos envolver com sua trama e mal posso esperar pra conhecer mais do Clube dos Sobreviventes.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    até hoje li apenas um livro da Mary e considero a experiência super positiva, inclusive pretendo ler todos os demais, inclusive este. Gosto de tramas que abordam as marcas e dores dos personagens e espero ter com este, uma experiência tão boa quanto a que tive com o meu primeiro contato com a escrita da autora quando enfim conseguir ler. Sou apaixonada por esta capa e acredito que merecia uma versão em hardcover.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada da autora, mas já tinha visto a capa dessa obra por aí. Pela capa acreditei que fosse mais um romance de época que a gente lê só para quebrar o tédio, daqueles comuns aos leitores do gênero. Porém conhecendo melhor agora me agradei em saber que tem um quê mais maduro, menos impulsivo e libertino, se é que você me intende. Darei uma chance a essa obra qualquer dia desses. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  11. Ola lindona amei saber que a autora nesse livro fosse do famosos clichê libertino, e nos presenteia com personagem com cargas emocionais o que adoro, iria ler depois esse livro mas após ler sua resenha vou furar fila. beijos

    Joyce
    Blog Livros Encantos

    ResponderExcluir