quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[Resenha] Peter Pan tem que morrer

|
Autor: John Verdon
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Série: Dave Gurney, 4
Peter Pan tem que morrer traz de volta o detetive Dave Gurney, protagonista de Eu sei o que você está pensando, Feche bem os olhos e Não brinque com fogo. “Uma sofisticada trama de suspense que os aficionados por mistério adorarão tentar resolver. Com um enredo tenso, cheio de intrigas inimagináveis, Peter Pan tem que morrer desafia a inteligência do leitor até sua dramática e espantosa conclusão.” – Library Journal No mais tortuoso romance policial escrito por John Verdon, o especialista em mistérios David Gurney dedica sua mente brilhante à análise de um assassinato terrível que não pode ter sido cometido da forma como os investigadores responsáveis pelo caso afirmam que foi. Detetive aposentado do Departamento de Polícia de Nova York, ele precisa cumprir uma espinhosa tarefa: determinar a culpa ou a inocência de uma mulher condenada pela morte do próprio marido. Ao descascar as diversas camadas do caso, Dave logo se vê travando uma perigosa guerra de inteligência contra um investigador corrupto, um cordial e desconcertante chefe da máfia, uma jovem linda e sedutora e um assassino bizarro que tem a altura e os traços de uma criança – aparência que lhe rendeu o apelido de Peter Pan. A uma velocidade assombrosa, reviravoltas assustadoras começam a ocorrer e Dave é sugado com força cada vez maior para dentro de um dos casos mais sombrios de sua carreira.

Peter Pan tem que morrer é o primeiro livro que eu leio do John Verdon, e só após concluir a leitura que eu fui descobrir que é o quarto volume da série Dave Gurney. Histórias policiais sempre são fechadas, cada livro é um caso, mas percebi que perdi alguns detalhes da vida do detetive Gurney, que se eu tivesse lido desde o primeiro, teria entendido melhor sua personalidade. Claro que não foi nada que atrapalhou o entendimento da trama, mas agora já sei que seria bom ler os anteriores na ordem. Minha primeira experiência com a escrita do autor não foi tão satisfatória quanto eu esperava. Eu que adoro um bom romance policial, me senti pouco presa à trama, achei o início cansativo, o que me empolgou foi o suspense e o quanto o autor deixa o leitor no escuro ao dar diversas possibilidades para o caso. 

Enquanto algumas coisas não me agradaram, outras me fizeram querer continuar a leitura: além do grande suspense, gostei muito dos personagens, principalmente de Dave. Pelo que li, ele já passou por diversas situações perigosas e dramáticas, fiquei muito curiosa para conhecê-lo melhor. Verdon criou uma trama incrível, mas senti que em alguns momentos ele enrolava demais dando detalhes desnecessários.

Agora, olhando a madeira nua e retorcida, pensou não somente num corpo, mas num corpo sem cabeça.

Dave está aposentado, mas acaba entrando em um caso novo após Hardwick, um ex-policial, aparecer em sua porta com um caso intrigante, e aparentemente, encerrado. Kay Spalter foi acusada de atirar em seu marido: pistas e testemunhas comprovam isso, mas tudo indica que um policial escondeu provas. Todos próximos à Carl são suspeitos, e parece que Dave nunca consegue chegar perto de uma resposta. Porém, há uma reviravolta quando descobrem que um assassino está na cidade: Peter Pan.

Peter Pan tem que morrer foi uma leitura boa, apesar dos pontos que eu não curti, com certeza irei ler os outros livros do detetive. Suspense, mortes, muitos suspeitos, é impossível não ficar curioso em relação ao motivo do assassinato, o autor consegue esconder tudo até o final. Quando a ação realmente começou, foi difícil largar o livro, ainda bem que o autor conseguiu mudar isso. Verdon  tem uma escrita boa, e sabe desenvolver bem os personagens e suas vidas. O suspense policial e a vida de Dave muitas vezes se chocam, mas acabam se complementando, o que nos faz entender melhor esse personagem tão intrigante. Gostei, recomendo a leitura, e se acharem o início cansativo também, não desistam, sério!

28 comentários:

  1. Sério que é o 4??? estou esperando esse livro chegar e estou louca pela leitura, agora fiquei com receio, eu nem sabia que era de uma série, mas mesmo assim ainda estou muito interessada no livro, adoro esse gênero e esse livro me parece ser um dos melhores.

    ResponderExcluir
  2. LOL é uma série? really, também não sabia e ele é uma das minhas leituras atuais kkkk, gente agora me senti perdida kkkk mas ainda sim lerei feliz porque adoro o gênero e sempre vi muitos elogios ao autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá; acho o título desse livro super curioso. Pelas resenhas que li, achei a trama interessante e gostaria de ler o livro pra conhecer melhor a história.

    ResponderExcluir
  4. A muito tempo estou querendo esse livro, mas ainda não me surgiu a oportunidade de ler... Posso ver que é muito bom.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro na biblioteca municipal, hummmm agora já sei o que eu vou pegar <3 Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. achei que fosse um livro isolado... bem, não li nada do autor ainda, mas meio que desanimei quando vc falou que ele foi meio cansativo no início da trama... posso até fazer a leitura algum dia, mas não me sinto atraída pra isso no momento...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não sabia que fazia parte de uma série =O
    Adoro livros do gênero e pretendo lê-lo, gosto da premissa e espero não me irritar com o inicio cansativo, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o título já é suficiente para prender atenção, desde que vi, achei interessante, mesmo com os pontos 'negativos' que você levantou, leria a obra.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, desde o lançamento do livro que tenho vontade de lê-lo, sou louca por histórias policias e elas sempre despertam minha curiosidade. A eu não fazia ideia que o livro faz parte de uma série!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andressa, tudo bem?
    Eu amo romance policial e fico bem chateada quando leio um que não é bom. Esse livro tinha tudo pra ser né? Que pena, ele tá na minha lista e tudo, mas agora fico com certo receio.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Quando eu vi o título do livro fiquei bastante curiosa e querendo o livro.
    Foi bom saber que esse é o quarto livro assim posso começar do primeiro.
    *--*

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse livro também foi meu primeiro contato com o autor e eu gostei bastante da narrativa dele e principalmente da história.
    Achei a trama muito envolvente e cheia de suspense o que me fez não largar o livro até encerrar.
    Quero muito ler os 4 primeiros livros dessa série e espero gostar bastante deles.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Pra quem curte suspense deve ser uma ótima pedida, mas não é o meu caso.
    Muito chato saber que é uma série depois que você já tá lendo ou acabou, mas que bom que apesar dos pontos que não curtiu você quer continuar lendo os outros livros.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Pois é, acho que o primeiro volume é Branca de Neve Tem que Morrer, mas não tenho certeza. Gosto muito de suspenses policiais, embora não seja o gênero que eu mais tenho lido ultimamente. Sempre tive curiosidade nessa série, mas me faltou oportunidade para iniciar a leitura.
    Bom saber que você gostou, me sinto mais animada em ler também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu vejo tantas resenhas sobre esse livro que já to correndo pra livraria comprar hahaha gosto de livros com suspense, policial.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adoro o título e a capa deste livro, mas não sei se o leria no momento apesar de curtir policiais...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Oii, já vi bastante gente falando desse livro, ainda não me convenci 100% de ler ele, quem saiba logo logo eu leia :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi. Esse parece um ótimo livro para quem gosta de suspense e mistérios.

    ~Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  19. Oii,
    Calma, é um romance policial? Socorro kkkk jurava que era um tipo de crítica ou análise de Peter Pan kkkkk
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  20. Ai, esse livro tá me tirando o sono! Já tô há dias querendo lê-lo! D:

    ResponderExcluir
  21. A prova de que se deve insistir sempre, mesmo quando parece cansativo. Estou louca por esse livro, tenho lido muito sobre ele e ainda não pude ter o prazer de me aventurar em suas páginas. Espero fazer isso em breve.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  22. Oi, não sabia que o livro era uma serie e que bom que mesmo o começo tendo sido um pouco cansativo você persistiu e a leitura em si foi bem recompensadora. A história me lembrou os livros do Harlan, a serie do Detetive Myron Bolitar <3 . Quando puder com certeza darei uma chance a esse livro e a serie toda, adoro esse gênero e me perco na história, muito bom.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Acho a capa desse livro muito estranha hahahaha. Mas por ser de detetive e ter muito mistério me agrada muito e fico morrendo de vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei a premissa do livro muito curiosa, e caramba, quando existe muitos suspeitos na história isso fica ainda melhor kkkkkkkk. Adorei saber que o final é bom.
    Amei a resenha e espero de verdade poder ler o livro.

    ResponderExcluir
  25. Livros cansativos.. cansam, haha! Eu vi esse livro em vários blogs. Mas sinceramente, eu adoro perter pan e achei que tivesse mais haver. Esse gênero não me atrai.

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Mesmo com alguns pontos mais cansativos, fiquei com vontade de ler o livro justamente por ser um policial. Acho que a Arqueiro consegue lançar bons livros desse gênero e pretendo conhecer esse tipo de obra. Gosto de livros assim que instigam nossa curiosidade com vários suspeitos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amo livros policiais, mas esse não gostei bastante da premissa. Apesar disso sua resenha vou bem elaborada, gostei bastante.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  28. Amo livros policiais, todo o suspense e a solução... Mas é dificil começar no quarto livro da série. Mesmo que seja fechadinho ainda ficam coisas n ar.
    Eu amei a capa e a sua resenha, mesmo com os pontos negativos acho que gostarei ^^ Quero ler
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir