segunda-feira, 24 de agosto de 2015

[Resenha] Jurassic Park

|
Autor: Michael Crichton
Páginas: 528
Editora: Aleph
Série: Jurassic Park, 1
Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.

Eu perdi a conta de quantas vezes assisti o primeiro filme do Jurassic Park quando era criança, eu simplesmente amava acompanhar a trama e saber um pouco mais dos dinossauros, então quando a Aleph veio com essa edição simplesmente maravilhosa de Jurassic Park, e ainda por cima enviou aos parceiros ♥, eu não poderia deixar essa chance passar, e precisava conferir a obra que deu origem ao famoso filme de Steven Spielberg. Confesso que soube há pouco tempo da existência do livro, e eu adoro quando descubro que aquele filme que entrou para os meus favoritos foi adaptado de um livro. Fazer a leitura é sempre mais prazeroso, além de complementar aquilo que você já gostou na adaptação. Eu não vou comparar os dois, até porque estou aqui para falar da obra, mas uma diferença marcante, e já esperada em uma leitura, são os detalhes. Enquanto o filme é um resumo de tudo e tem ação do início ao fim, o livro nos mostra como tudo realmente começou, nos mínimos detalhes, como surgiu a ideia do parque, e como foi projetado. Detalhes esses que dão um toque a mais na trama, e nos fazem entender melhor os personagens.

Jurassic Park é um livro muito rápido de ler, fiquei com medo das mais de quinhentas páginas, mas a leitura fluiu muito bem. Pode parecer que por ter mais detalhes a narrativa ficaria cansativa, mas é bem ao contrário. E claro que há aquele suspense básico e muita ação. Eu, particularmente, quando estava lendo me vinha na mente cenas do filme, o que só deixou tudo mais empolgante. E alguns nomes de dinossauros não me lembravam exatamente como eles eram, e sabem o que eu fiz? Procurei no Google e já li mais sobre eles, muito legal!

- Você tem alguma ideia - disse ele - do quão improvável é que você, ou qualquer um de nós, saia vivo dessa ilha?

John Hammond, aquele senhor de cabelos brancos e aparência frágil, foi quem teve a ideia de clonar esses animais pré-históricos e colocá-los em um parque para pessoas do mundo todo visitarem. Algo ambicioso e muito perigoso, mas nada importa para esse homem, tudo já está pronto. Ele leva alguns visitantes para conferir o que em um ano será a maior atração de todos os tempos: paleontólogos, advogado, matemático, e até mesmo os netos! Mas tudo dá errado quando o programador Nedry resolveu aceitar a proposta de uma empresa: roubar embriões de dinossauros, e para conseguir isso , desliga a energia e a comunicação do parque. Com isso, as cercas elétricas que mantém os dinossauro dentro de seu espaço, param de funcionar e eles conseguem andar livremente. A situação piora quando alguns visitantes estão em carros que só funcionam com energia elétrica e ficam desprotegidos. Um Tiranossauro Rex aparece e deixa a leitura mais angustiante e cheia de ação.


Situações tensas, mortes, sangue... Não tem como não amar essa leitura. O autor escreveu uma história extraordinária, o leitor é preso em uma reviravolta sem tamanho. A narrativa de Michael é fabulosa, o livro foi escrito em 1990, e continua sendo um sucesso. Jurassic Park tem muitas informações científicas e técnicas, o que só deixa a obra mais crível e sensacional. Eu amei o livro, dei cinco estrelas no Skoob porque é o máximo, senão daria dez. 

E não posso deixar de comentar sobre essa edição da Aleph: a capa é linda, as folhas vistas por fora são vermelhas, tudo perfeito. A editora está de parabéns, tanto por trazer essa obra incrível, quanto por ter tido todo cuidado e atenção na edição. É um livro lindo de se ter na estante. Recomendo a leitura, vocês não vão se arrepender!

27 comentários:

  1. quando era crianã tinha medo desse filme depois que cresci comecei a gostar, mas depois a record reptia muito ele e ficou ate chato assistir de novo caro assisto a cada dois ano

    ResponderExcluir
  2. Eu sou MUITO fã de Jurassic Park, coleciono dinossauros inclusive.Comprei esse livro quando foi lançado, mas ainda não parei pra ler. Estou muito empolgada, porque se já gosto e AMO os filmes, imagina o livro? Fico já imaginando os detalhes. Adorei sua resenha, muito bem escrita!

    Beijos!
    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/08/resenha-uma-curva-no-tempo-dani-atkins.html

    ResponderExcluir
  3. SÉRIO? Eu não sabia que tinha o livro, agora quero ler... E sempre é bom ler o livro que originou os filmes que gostamos, para assim podermos conhecer um pouco mais da história. Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Ai que maldade, estou louca para ler esse livro, acho a capa maravilhosa, sua resenha está excelente, quero ler logo =D

    ResponderExcluir
  5. OI Dessa!
    Nossa, eu amo Jurassic Park e só de saber que o livro aborda tudo desde o comecinho, eu já fico LOUCA de vontade de ler!! Acho que o livro acabaria se tornando um dos meus favoritos, porque Jurassic Park é um dos meus filmes preferidos!! <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. eu sempre amei os filmes, e quando vi esse lançamento eu PIREI sério, achei incrível, quem ama os filmes é quase certo que quer ler o livro e eu sou uma dessas kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha o livro, achei mega bacana descobrir isso e sem duvidas pretendo ler. Não sou fã de Jurassic Park, mas gosto muito e sem duvida o livro deve ser muito melhor.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto esse livro e achei ele bem atrativo, esteticamente falando. Mas não sou fã de Jurassic Park :(

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não sou fã de Jurassic Park, mas essa edição da Aleph tá tão incrível que me dá vontade de ler.
    Adorei a resenha e já anotei a dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Eu olhei para a capa e sinopse e falei: Não tem possibilidade alguma de eu ler esse livro.
    Mas aí vc vai e me deixa curiosa. kkkkkkkk
    Eu amo livros com reviravoltas, e nunca li um livro do gênero, então acho que devo começar kkkkk
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Só assisti ao primeiro filme e confesso que não me agradou. Na verdade "peguei birra" da história.rs
    O livro não me desperta curiosidade, mas gostei bastante da maneira como você escreveu a resenha e dos pontos que você ressaltou. Parabéns!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Waaaa, com certeza quero esse livro na minha estante e no meu coração! Assim como você, assisti a muitas vezes os filmes de Jurassic Park. Marcaram minha infância e a experiência da leitura, sendo tão boa e repleta de ação, com certeza me marcará também. Mal vejo a hora de isso acontecer.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, eu estou louca para ler esse livro, mais pelo motivo de eu amar os filmes e histórias que tenha dinossauros no meio! Sem contar que essa edição está muito caprichada, né? Amei sua resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu também assisti ao filme diversas vezes quando criança. Apesar de ser muito medrosa, eu amo dinossauros - e zumbis, rs. E quando eu vi essa edição da Aleph quase morri, ache linda demais, pena que cara :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andressa!
    Eu não sou muito fã dos filmes, desde bem pequena não gosto deles, mas o livro me chamou muito atenção. Acredito que a leitura passa a sensação de aventura e medo de forma mais forte que os filmes. Quero muito ler, mas ainda não sei quando o farei.
    Adorei sua resenha, só me deixou ainda mais curiosa pelo livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Dessa, eu achei essa edição da Aleph MARAVILHOSA, não há o que falar da parte de diagramação.
    Porém a história do livro não me agrada.
    Eu até gosto de dinossauros, mas não curti os filmes de Jurassic Park e a história não me anima.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Maldade de resenha kk
    Amo os filmes de paixão, sou aquela que assisti sempre que pode. Já vi esse livro e fiquei apaixonada nele e com a sensação de que preciso com urgência.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, vc acredita q vim saber apenas recentemente que tinha livros???? kkkkk, eu AMOOOOO essa história, tbm já vi várias vezes os filmes, e fiquei super curiosa para ler o livro, tipo, MUITO
    Adorei a resenha
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  19. Menina para, meu PARA!!!
    Não posso gastar, dai vem vc com esse resenha perfeita, ta forçando amizade poxa kkkkk
    O livro realmente parece ser bom, eu amo os filmes então acho que vou amar o livro :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa, tudo bem?
    Não tenho interesse no livro, nunca gostei do filme, então né? O livro também não iria me agradar.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. oi ^^
    eu sou louca pra ler esse livro pq tem dinossauros. adoro dinossauros e lembro de ter visto o filme na época e ficado em completo êxtase. por isso pretendo dar uma chance pra esse leitura pq tenho certeza que vou gostar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Oi Andressa, tudo bem?
    O livro conquista o leitor só pela edição, porque mesmo não tendo grande interesse pela obra quando vi a edição da Aleph adicionei a whisilist, fora que depois dessa resenha tenho certeza que gostarei do livro pelo conteúdo também.

    ResponderExcluir
  23. Quero muito esse livro, além da edição ser linda e daquelas que da até dó de folear, a história é incrível, por servir de inspiração para um filme que faz tanto sucesso até hoje.
    Já está na minha lista de desejados ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca vi o filme e que não sou muito fã de dinossauros, sabe? Mas morro de vontade de ler esse livro, imagino que deve ser ótimo *o*

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Eu sou o contrário e nunca assisti nenhum filme da série, mas foi por opção mesmo. Confesso que me assustei com a quantidade de páginas, mas pelo visto a história não fica lenta ou desinteressante. É uma trama instigante, mas não consegue chamar minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Clássico é clássico, também já perdi a conta de quantas vezes assisti o primeiro filme. Creio que são 528 páginas adoráveis de se devorar!
    Se eu não tivesse em reabilitação das compras rsrsrsrs eu compraria logo este livro.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Quero muito esse livro, essa edição está maravilhosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir