sexta-feira, 7 de agosto de 2015

[Resenha] O silêncio das montanhas

|
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 350
Editora: Globo livros
O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

Essa é minha terceira experência com o autor Khaled Hosseini, então se eu tinha alguma dúvida, ela não existe mais: Khaked Hosseini escreve histórias dolorosas. Talvez se eu tivesse nascido e morado no Afeganistão, ler os livros desse autor não teriam me afetado de forma alguma, mas nascer em um país de diversas culturas em que você tem liberdade para fazer suas próprias escolhas, sendo você homem ou mulher, me faz sentir ressentimento pelos homens que criaram tal cultura. Além disso, o autor conta histórias de pessoas de diferentes classes sociais, mas em geral, seu foco são pessoas pobres, realmente pobres, ou seja, com um enredo mais triste e sofrido ainda.

Como o inicio da sinopse já informa, O silêncio das montanhas começa narrando a história da forte ligação de Pari e Abdullah, que são irmãos órfãos de mãe e separados ainda na infância, justamente pela pobreza que vivem em uma aldeia distante de Cabul e é essa triste separação que define o rumo dos demais personagens do livro. 

“Criar significa vandalizar a vida de outras pessoas, transformando-as em participantes involuntárias e inconscientes. Nós roubamos desejos alheios, seus sonhos, embolsamos seus defeitos. Pegamos o que não nos pertence. E fazemos isso conscientemente.”

Essa frase é dita por uma personagem poeta do livro, mas é exatamente assim que eu vejo o trabalho do autor que é representante das Nações Unidas e diz contar neste livro sua própria experiência vivendo em um exílio e de outros refugiados que conheceu. É claro que diferentemente de A Cidade do Sol, eu não chorei durante essa leitura, mas acho que a causa mais provável é o fato de serem diversos protagonistas ao invés de apenas duas. Mas certamente esta obra entra para a lista dos personagens profundos e infelizes.

“Era o tipo de amor que mais cedo ou mais tarde nos obriga a uma escolha: libertar-se à força ou ficar e resistir ao seu rigor, mesmo que nos reduza a algo menor do que nós mesmos.”

Então se você quer conhecer um pouco mais da cultura afegã e se acha forte o suficiente para aguentar tantas histórias tristes, vá em frente. Para mim chega de Khaled Hosseini, pelo menos por enquanto. Quem sabe quando ele lançar seu próximo livro eu esteja mais forte emocionalmente para lhe dar uma nova chance.

21 comentários:

  1. Nossa! Não imagina que essa história era assim... E é mesmo.
    O nosso país se destaca por isso, temos diversas decisões e sempre se destacamos dos demais.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Olá, acho que esse tipo de livro me deixaria triste e não quero me sentir assim no momento, por isso vou passar :(

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Do autor eu só li o livro O Caçador de Pipas que tem uma história linda também!
    Ainda não li silêncio das montanhas e nem A Cidade do Sol, mas quero muito ler ambos, pois parecem ser lindos e muito tocantes.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele. Porém, uma leitura intensa como essa não é algo que eu procuro no momento, tô em busca de coisas mais leves. Ainda assim, darei oportunidade para a leitura futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor.
    Ainda não li nada do autor, mas sempre tive enorme curiosidade justamente pela cultura que ele apresenta em suas obras. Por isso, saber que ele escreve histórias dolorosas me faz desejar conhecer ainda mais suas obras para me sensibilizar com uma realidade, por sorte, tão diferente da nossa. Temos muitos direitos ainda a conquistar e preservar, mas com certeza estamos longe do sofrimento generalizado que esse povo enfrenta diariamente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Já vi muitos elogios sobre esse livro mais não tenho nem um pingo de vontade de lê-lo. Além de achar a capa horrível, não gosto da premissa.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu não lembro onde ouvi falar sobre esse livro mas foram mais de uma vez e fiquei curiosa, mas acabei não lendo, talvez por ter tanto interesse na época, mas não sei se iria ler, já passei minha cota de histórias fortes e não quero mais chorar lendo esse ano kkk.

    ResponderExcluir
  8. Oi, xará. Ouço muitos comentários positivos a respeito deste autor, porém nunca dei nenhuma chance para ele. Em algumas situações me considero forte emocionalmente, esse livro vai ser um teste para mim. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu nunca li nada do autor e vou admitir. Não dava nada por esse livro, mas MDS :O Que premissa é essa???? Incrivel.
    E esse primeiro quote é muiiito reflexivo.
    Eu acho que vou me dar bem com o livro, pois adoro histórias sofridas.
    Ameiii sua resenha

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,
    eu sou louca para ler esse livro, Já li dois do autor e a escrita dele sem dúvidas me conquistou. Esse está na minha lista e espero poder o ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Do autor li apenas Caçador de Pipas. Gostei muito, mas não tive mais contato com ele. Atualmente recebi uma indicação de A Cidade do Sol e pegarei em breve para ler! Sei que são histórias dolorosas mesmo, mas acho muito enriquecedor conhecer outras culturas e nos solidarizarmos com elas. Acaba nos ensinando a dar valor ao que temos e continuar lutando pelo que não temos ainda.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie Ana!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito do que ele aborda. Não conheço muito da cultura afegã e mesmo sabendo que vou chorar MUITO com o livro, quero ler e conhecer a escrita do autor e as histórias lindas que ele conta!
    Beijos!!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada desse autor, mas quero muito ler algum ainda, porque ele é muito bem comentado e eu gosto bastante de histórias dolorosas, porque elas sempre possuem os melhores ensinamentos.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá; ainda não li nenhum livro do autor (só vi a adaptação cinematográfica de um deles), mas tenho vontade de ler, apesar de não gostar muito de histórias tristes, é bom lê-las de vez em quando.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que eu já vi muita gente falar bem, mas confesso que não é o meu gosto literário. Acho que seria uma leitura muito pesada pra mim.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii, nunca li nada do autor e nem do gênero mas tenho certeza que leria e sempre bom sair da sua zona de conforto :D

    Bjs!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do autor, mas nem sei se teria coragem viu? Eu não gosto de histórias muito tristes.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiê!!

    Eu li somente os outros dois livros do autor e realmente, concordo com você... ele é extremamente doloroso!!!!! Eu gosto destes livros que tocam e mexem com a gente, que fazem chorar.... faz tempo que quero ler este, só não deu tempo ainda. rsrsrsrsrsrs

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, tudo bem?
    Não li esse livro por falta de interesse por minha parte. Eu não gostei da capa e sinopse e a história não me chama atenção.
    Desta vez dispenso a dica, ok?

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Não conhecia o livro e infelizmente ele não me chamou a atenção :/ Não gostei muito da capa e a sinopse não me conquistou. Vou deixar essa dica passar.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. É ótimo saber que, cada vez mais, histórias de amor/amizade/carinho vêm ganhando espaço no mundo literário. Obviamente, aqueles romances clichês já existem há muito tempo, mas o que acabo de citar é o amor familiar. Gostei!

    ResponderExcluir