quinta-feira, 20 de agosto de 2015

[Resenha] Contos para uma noite fria

|
Autor: Bruno Anselmi Matangrano
Páginas: 120
Editora: Llyr
Ao abrir "Contos para uma Noite Fria", prepare-se para entrar em um universo de histórias fantásticas, de sobrenatural, absurdo e distopia, onde sonhos se tornam pesadelos e cenários misteriosos viram delírios apocalípticos. A inquietação e o medo (do estranho ou de nós mesmos), então, ganham vida, com vários estilos e temáticas. E, apesar da diversidade – que vai da melancolia do artista a possíveis futuros e devaneios em torno de si –, um tipo específico de linha costura todas as narrativas: uma grande perturbação. E, em vez de querer escapar, você se verá envolvido por este universo tão louco quanto um mundo de cabeça para baixo.

Contos para uma noite fria é um dos livros que solicitei no início da parceria com a Editora Vermelho Marinho, e não poderia ter iniciado de maneira melhor. Eu simplesmente adoro livros de contos, e essa obra foi uma leitura e tanto. Normalmente eu gosto da metade dos contos, mas o Bruno escreve tão bem, que eu gostei de praticamente todos. Com tramas com um toque sobrenatural, é impossível não ficar com gostinho de quero mais, e isso é a parte que eu odeio em contos.

Doze contos, alguns mais breves que outros, mas que conseguem cumprir bem o seu papel: surpreender o leitor e fazê-lo usar a imaginação. As tramas possuem um suspense leve, o que tornou a leitura incrível e rápida. Vou falar um pouco sobre os que mais gostei, pois não quero estragar a surpresa da obra para vocês, então vou apenas deixá-los um pouco na vontade, rs.

O viajante nos apresenta a história de um homem que após entrar em um casarão, aparentemente assombrado, percebe que quando sai de lá não está mais no mesmo ano. Tudo mudou. Eu achei esse conto intrigante, e fiquei muito chateada que acabou daquele jeito, mas o autor nos surpreende no final do livro ao dar uma continuação. 

O germe da imaginação tem como protagonista um professor, o governo baniu tudo que é considerado cultura: livros, filmes, séries, arte, música... tudo! Como essas pessoas sobrevivem à isso? Percebemos que não é fácil, a vida fica mais sem graça... Eu adorei a trama, me deixou pensando por horas em um mundo assim, e seria horrível. Mas eu seria que nem o professor, o germe da imaginação não morreria tão fácil.

Seu último refúgio encontrava-se em sua própria mente, onde florescia o temido germe da imaginação.

O futuro da humanidade mostra um mundo onde apenas uma pessoa sobreviveu. Todos morreram, ninguém sabe o motivo. E essa pessoa passa pelo dilema: será que foi ele o culpado? Ele não lembra de muita coisa anterior à isso, quando acordou, estava em um banco. 

Beco dos aflitos foi o conto que mais me deu medo. Espíritos assombram uma igreja, mas nosso protagonista não acredita em nada disso. Sua opinião mudará quando ele tiver que enfrentar o sobrenatural de frente. 



Queria poder falar de todos os contos, mas a resenha ficaria enorme, e eu quero que vocês fiquem curiosos para conferir a obra completa. Eu amei a leitura, espero poder ler outras obras do autor. E a edição da Llyr está linda demais. Há folhas pretas separando os contos, com desenhos e frases. Recomendo a leitura. E para os mais medrosos, podem ler sem receio, a narrativa é leve e agradável.

22 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Achei o nome do livro e a capa dele tão apaixonantes! Pena que não gosto muito de crônicas :(
    Parabéns pela resenha!

    www.estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não gosto muito de livros de contos, mas esse parece ótimo!
    Adorei a capa e o conteúdo! Espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias sobrenaturais e fantásticas e gosto muito de ler contos, então este livro já entrou pra minha listinha de desejos. Beijossss e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Não conheço as obras da editora,
    mas o livro me parece ser bem legal.
    Acho que daria uma chance a leitura sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, já vi várias resenhas desse livro e confesso que ele chama muito minha atenção por dois motivos: por ser contos e por ter esse toque sobrenatural e suspense, que sou apaixonada! Fiquei bem curiosa e espero ter a oportunidade de lê-lo um dia :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma palavra sobre esse livro: quero!
    Amei ele por completo: essa capa, a premissa, o gênero, o fato de ser dividido em contos. Ai, meu Deus, parece o tipo de livro que eu irei amar! Obrigada por ter me apresentado a ele, não fazia ideia de sua existência. Espero conseguir meu exemplar o quanto antes e também espero gostar tanto quanto você!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, tudo bem?
    Quero muito esse livro! Gosto bastante de livros de contos e o fato de esse ter uma temática meio sobrenatural me anima demais a realizar essa leitura!
    A capa e a diagramação do livro estão lindas demais! Espero comprar em breve e adorar a leitura.


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Dessa, adorei o final da sua resenha quando você disse que os medrosos (presente o/) poderiam ler o livro sem medo.
    Amo contos e adorei o pouco que você falou de alguns, mas já tinha ficado com o pé atrás por causa do suspense.
    Mas estou mais aliviada de você dizer que não tem problema.
    Quero muito ler, adorei a capa e a diagramação que você mostrou. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo, que capa linda é essa? Tô apx!
    Eu amei que seja de conto, pois foge do que estou acostumada do que leio. Fiquei encantada que você desmembrou sobre alguns contos na resenha, deixando-me cada vez mais louca para ter o meu. Adorei muito a obra,
    Bj
    tudoculpadalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Andressa eu também gosto de livros de conto apesar de não ler com frequência, é uma ótima opção pra intercalar com livros densos.
    ainda bem que apesar do assunto abordado o enredo é leve.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. oie como vai?
    entendo como é ler um livro de contos e querer contar sobre todos mas não dá porque né? muito post pouco espaço kkkkkkk mas adorei esse livro menina, capa linda e conteúdo bom, também adoro livro de contos, quando é bom então melhor ainda kkk.

    ResponderExcluir
  12. Oieeee poxa eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada, acho livros de contos muito bons mas na hora de resenhas dá vontade de falar sobre todos e ficar falando até não conseguir mais escrever kkkkk mas não dá rsrsrs te entendo =D adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu também tive a oportunidade de ler esse livro e adorei ele, todos os contos me conquistaram de alguma forma e a diagramação está a coisa mais linda, né?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Waaaa, que antologia linda! Adorei.
    Eu não conhecia a obra, mas me encantei pela premissa e pela qualidade dos contos. Eu com certeza pretendo lê-los... Senti que o autor ousa nos temas que aborda e isso com certeza é um grande fator convidativo. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante de histórias que envolvem fantasias. Quando li "...sobrenatural, absurdo e distopia.", simplesmente, pirei. O livro deve ser ótimo, as ilustrações que os acompanham, segundo a foto, também são atrativos para a leitura.

    ResponderExcluir
  16. oi ^^
    eu fiquei interessada na leitura e to apaixonada pelo desenho q vc mostrou. adoro livros q vem com ilustrações <3
    sem contar que livros de fantasia são mt a minha praia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Olá, Andressa!
    Obrigada por me apresentar a obra e o autor, que para mim, eram desconhecidos.
    Agora, fiquei com muita vontade de ler Contos para uma noite fria.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu vi essa obra a pouco tempo em outro blog, e me encantei com ela, agora lendo sua opinião tive certeza que é algo que vou gostar, ainda mais pelos contos serem de fantasia e alguns bem macabros

    ResponderExcluir
  19. Quero.pra.ontem.esse.livro!
    Amo sobrenatural, terror e contos. Além disso essa diagramação tá muito foda! E aos contos serem bons é maravilhoso! Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Andressa, preciso muito ler esse livro! Seu post já me chamou a atenção pela capa do livro ali logo no início. Eu também gosto muito de livros de contos (e não entendo quem diz que não gosta). Gostei muito da temática desse, e vou entrar em contato com a editora pra saber se eles aceitam mais um blog parceiro! :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tudo bem?

    Gostei muito do livro, da premissa, da diagramação mas é uma pena ser tão fininho!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Nossa, você é a segunda pessoa que eu vejo falando bem desse livro de contos.
    Estou bastante curiosa, principalmente por causa dos nomes diferentes que cada conto tem.
    Amei sua resenha!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir