segunda-feira, 3 de agosto de 2015

[Resenha] O dom

|
Autor: Robert Ovies
Páginas: 336
Editora: Verus
Quando C. J. Walker, um garoto de nove anos, encosta no braço da amiga de sua mãe no velório e sussurra o desejo de que ela não estivesse morta, só está tentando fazer a coisa certa. Mas, no momento em que a mulher desperta, a tempestade que se segue não pode ser contida. Pessoas aterrorizadas, dentro e fora das fronteiras da cidade, exigem saber quantos de seus entes queridos podem ter sido enterrados vivos pelo mesmo agente funerário, ou por qualquer outro. Porém a prova de que C. J. Walker pode realmente despertar os mortos é filmada em segredo e então veiculada publicamente. Em uma única manhã, a mãe de C. J., Lynn, vê sua casa se tornar uma fortaleza e seu filho, um alvo. Indivíduos de luto, desesperados para que a morte abandone seus entes queridos; representantes da mídia e de organizações médicas e científicas; influentes líderes religiosos e poderosas agências governamentais, todos mexem seus pauzinhos para ganhar uma posição de vantagem e influência e obter o máximo controle sobre o dom mais poderoso de que já se teve notícia. Em meio à confusão, Lynn e seu ex-marido, Joe, lutam para encontrar uma maneira de escapar com C. J., para mantê-lo em segurança e de alguma forma tornar possível que ele tenha uma vida normal novamente. Mas para isso eles precisam agir rápido, antes que o garoto seja levado por algum dos vários interessados em seu poder. O DOM é um livro ágil e alucinante, que lida com questões sobre morte, vida, amor, ética e fé.

Um garoto que tem o dom de ressuscitar os mortos. Como não gostar de uma premissa dessas? Fiquei muito curiosa quando li a sinopse de O dom e quis ler o livro na mesma hora. Solicitei cheia de expectativas, mas imagina minha decepção quando a leitura foi totalmente diferente do que eu esperava? Sim, o garoto tem esse dom, mas isso fica quase em segundo plano, pois a trama foca em como as pessoas reagem com essa informação e como isso será usado, se é que vai. Me decepcionei ao encontrar uma narrativa lenta e detalhada demais. Eu esperava algum mistério, algo até mesmo sobrenatural, mas o autor foi totalmente para outro lado.

C.J vai com a mãe no funeral de uma senhora que morreu de câncer, e após sussurrar um "Fique bem...", e essa mulher voltar à vida, percebe que o culpado é ele. C.J tem apenas nove anos, e fica muito assustado com a situação. Ninguém sabe o que aconteceu. E após uma segunda tentativa de trazer outra pessoa à vida, isso acaba se espalhando e as pessoas ficam enlouquecidas querendo que o "menino Lázaro" cure ou traga de volta seus parentes. O governo e a Igreja também estão em cima, e Lynn, mãe do menino, está cada vez mais apavorada com a situação toda. Ela só queria que tudo voltasse ao normal. O pai de C.J me deu muita raiva. Sua maior preocupação era no dinheiro que eles poderiam ganhar, e não na segurança do filho.

- E pode lembrar a Deus que C.J  é apenas um garoto normal. Ele não vai ser transformado em algum tipo de aberração. Ele não é Jesus, e eu com certeza não sou a Virgem Maria!

A trama é boa, mas como eu estava esperando outra coisa, não consegui aproveitar o suficiente. Senti falta de uma ação maior, a leitura engrena lá pela página 100, e mesmo assim continua lenta. O dom não é ruim, mas faltou algo. Não me conquistei totalmente com a história, mas claro que eu me comovi em algumas partes, principalmente o final, e acredito que todos vão sentir o mesmo. Se eu soubesse que a história era voltada mais para a reação das pessoas, a questão da fé e tudo mais, teria tido outra opinião, mas como não foi assim, acabou sendo uma leitura massacrante. Eu ficava esperando algo de bom acontecer, e nada, só o final que salvou mesmo. A narrativa do autor é bem detalhada, e isso contribuiu para deixar a leitura lenta. 

Uma história dramática, afinal, imagina ter o poder de salvar as pessoas? Mas, saber que se você fizer isso, nunca vai ter fim? Para a mãe de C.J é algo difícil, ela sabe que vão querer tirá-lo dela. E eu entendi seus motivos de não querer que ele fizesse isso de novo, mas ao mesmo tempo senti pena das pessoas que sofriam com um filho doente. Uma situação complicada e angustiante. As pessoas não usam o bom senso quando querem algo, se tiver que usar de violência, não vão pensar duas vezes. O dom é um livro que é preciso ler sem pressa e sem muitas expectativas. Mas pode ser que outra pessoa não tenha a mesma opinião e acabe gostando mais do que eu.

32 comentários:

  1. Tem o jeito de ser de terror (risos). Já escutei muito falar desse livro e fiquei meio curioso em saber como ele é. Imagina se isso acontece-se na vida real? Dai sim que não morria ninguém e quem morria de medo era eu... Não curto muito velório. kk

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. É um dom perigoso e também abençoado, essa resenha é ótima! Amei e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Lendo a sinopse, eu também imaginava uma coisa completamente diferente. Mas visto que se volta mais para reação das pessoas e a questão da fé, eu já perdi o interesse na leitura. Ainda mais sendo lenta, não vai rolar =/
    Uma pena o autor não ter seguido outro caminho.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga para falar a verdade eu acho que nem chegaria perto, porque me parece ser um livro de dar medo e eu não sou muito chegada como tu sabe. Mas mesmo assim achei interessante tudo que você abordou sobre a história. Me parece ser muito interessante. Mas eu não leria, porque sou medrosa e sou muito impressionada com as coisas que leio, então eu passo hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não leu toda a resenha, amiga. Senão teria visto que o livro não tem nada de terror, e o foco dele é outro. ;)

      Excluir
  6. Nossa, pela capa e sinopse eu também esperaria algo diferente. É muito desestimulante quando o autor não foca no tema abordado e parte de premissas secundárias. Me senti atraída pelo livro devido ao cunho sobrenatural que a sinopse e a capa me deram a entender que haveria, mas depois de ter lido sua resenha, me desanimei mesmo. Quem sabe no futuro? rs

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  7. Caramba. Li a sinopse e fiquei totalmente "nossa, preciso ler esse livro!!!", mas quando li a resenha...decepcionei total. Bem, antes saber pela resenha do que depois de chegar na metade do livro, né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiiiie
    Caramba, a sinopse é top, e realmente a premissa é incrível e qualquer um leria esse livro pela sinopse. Mas que triste eles não focarem no dom do garoto de ressuscitar mortos.
    E desanimei de ler. Que triste

    ResponderExcluir
  9. Nós, leitores corajosos e curiosos, temos mania de perseguir livros com premissas interessantes. É aí que a decepção fica maior ainda, é frustrante quando um autor tem uma ótima ideia mas não sabe desenvolvê-la. Não dá vontade de pegar o livro e escrever de novo? haha Ótima resenha, você argumenta super bem.

    Beijos.

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que pena que a leitura não foi tão boa, Dessa. É horrível quando forçamos ler o livro, né? Tô assim com um livro, não consigo ler mais de 10 páginas dele por dia! :(
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Está todo mundo falando desse livro ultimamente né?
    Só li um livro mais pro lado de terror até hoje e confesso que gostei muito.
    Adorei a resenha e já estou mega ansioso para poder ler O Dom.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/08/lancamentos-de-agosto-editora-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa, tudo bem?
    O livro parece ser bom, mas não é o que eu esperava. Também achei que fosse algo mais aterrorizante, com mais ação e tal. Não sei ainda vou lê-lo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Olá
    eu já tinha visto algumas resenhas sobre o livro, mas nada me anima a ler ele, vendo sua resenha vejo que tem seus lados bos, e acho que vou comprar e ver se curto, mas de cara o livro não me agrada
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, eu gostei bastante da capa e li a sinopse na maior expectativa e quando vi a sua resenha foi "Eita quebrei a cara" haha, ele é um livro que eu leria sim, pode ser até que eu goste :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho que eu leria esse livro, mesmo assim. É um dom estranho de se ter, até mesmo assustador, fico imaginando quantas pessoas não iriam querer por a mão neste garotinho por conta disso, tadinho.

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que esse livro tem uma carga dramática tão grande, agora já fiquei de olho nele!! Tem todos os ingredientes que gosto em um livro, portando acho que irei adorar. Sua resenha ficou muito boa! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas gostei bastante da história.
    Acho sim, que se decepcionou porque estava esperando algo totalmente diferente, já acpnteceu comigo várias vezes mas, como você acabou de explicar melhor sobre o decorrer da história, acho que se eu pegasse pra ler agora iria gostar bastante.
    Adorei! *-*

    ResponderExcluir
  18. Adoro a editora Verus. Geralmente gosto dos livros dela, é difícil eu não gostar. E a premissa desse é fascinante! Fiquei meio desanimada com o que você disse na resenha, mas não o suficiente a ponto de não ler o livro, hahahaha Quero muito lê-lo!

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e foi uma pena que a leitura te decepcionou.
    Gostei da premissa dele, mas a narrativa ser lenta e muito detalhada já me desanima para ler, pois demoro muito nesses casos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Oi Deby apesar da sua resenha a premissa do livro me intrigou, fiquei muito curiosa.
    Quero ler sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei da premissa me pareceu bem legal mas lendo sua resenha e vendo que o foco maior não é o dom fiquei decepcionada porque dava pra se ter uma história bem bacana com essa premissa.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu não gosto muito de narrativas detalhadas, elas me matam e eu sofro demais kkk
    Eu me interessei pelo livro mesmo com os pontos um tanto negativos que você citou.
    Eu gostaria muito de ter a oportunidade de lê-lo, mas vou seguir suas dicas de não criar expectativas.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  23. É um dom muito cheio de responsabilidade.
    Não queria esse peso/responsabilidade na minha vida.
    A premissa não chamou minha atenção e depois de todos esses pontos negativos, aí que minha vontade murchou mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa, nossa a premissa dele livro parece muito instigante, eu adoro esse gênero, que pena que o livro não foi tudo o que você esperava, mesmo assim estou bem curiosa, quem sabe quando eu tiver oportunidade dou uma chance a ele :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá; é a primeira resenha que leio do livro. Achei a premissa bem interessante e acho que mesmo não sendo um livro muito agitado, eu ia gostar de ler, para ver a reação dos personagens e tal.

    ResponderExcluir
  26. Olá achoei muito interessante a (discussão- reflexão ?? ) proposta no livro e fiquei aqui pensando .. e se não tivesse a morte?? como ficariam as coisas? fome.. e tantas outras malezas que acometem a humanidade.. enfim acho que gostaria desta leitura. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Andressa, acho que senti o mesmo quando li Os Três, eu esperava que o foco fosse em outra cosia e acabei esperando que acontecessem coisas que não aconteceram, enfim... Eu daria uma chance ao livro, se você disse que o final foi bom, pode ser eu goste. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Por mais que o livro pareça bom ele não faz muito meu estilo, por isso não sei se leria, pelo menos n agora
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  29. Oii!

    Confesso que não li toda a resenha para não ler algum spoiller. Estou com esse livro para ler e logo vou começar a leitura :) A capa é maravilhosa e eu amo livros desse gênero :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  30. Expectativa é algo que atrapalha bastante na leitura. Eu especialmente me sinto receosa ultimamente com isso, muitos livros que esperava algo me decepcionaram. Mas pelo menos esse deu pra vc aproveitar a leitura.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que capa assustadora! Não gostei muito da proposta do livro, eu, em particular, esperava bem mais do que li na sinopse. Mas, deixo pra uma próxima, quem sabe.

    ResponderExcluir