quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[Resenha] Filha da floresta

|
Autora: Juliet Marillier

O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.



Filha da floresta é o primeiro livro da trilogia Sevenwaters, e eu queria ler faz tempo, porém nunca encontrava os livros (versão antiga), até que a Butterfly surgiu e relançou essa edição maravilhosa com uma capa linda. <3 E o melhor é que o segundo volume, Filho das Sombras, também já foi lançado. Então, agora como eu, vocês não têm mais desculpas para não ler Sevenwaters

Sabe aquele livro que faz você falar: Só mais uma página ou só mais um capítulo? Claro que vocês devem saber do que estou falando. <3 Então, disse isso a leitura inteira, me doía ter que dormir porque tinha que acordar cedo para trabalhar ou então largar o livro porque precisava ir para casa me arrumar pra facul. ): O livro é um tijolo, com suas 597 páginas e com capítulos enormes achei que não iria terminar nunca, mas me enganei bonito. Nem vi os capítulos passarem de tão maravilhosa que é a história. Só queria ler mais e mais.

A autora nos apresenta um mundo baseado na mitologia celta da velha Irlanda, com seres místicos, magia e maldições. O livro é narrado em primeira pessoa por Sorcha, sétima filha de um sétimo filho, ela nos mostra sua história através de uma narrativa agradável e envolvente, contando com detalhes toda dor e sofrimento que passou ao presenciar sua família desmoronar e sua vida tomar um rumo totalmente diferente daquilo em que estava acostumada: correr pela floresta, pescar com seus irmãos, se divertir...  Os sete irmãos são muito unidos, pois desde que a mãe deles morreu, seu pai tornou-se um homem frio e distante. O amor que sentem um pelo outro é quase palpável. E presenciamos com o tempo o crescimento e amadurecimento de cada um deles.

E talvez eu não fosse o sétimo filho de um sétimo filho como nos contos, dotado de poderes mágicos e protegidos pelos Seres da Floresta, mas cresci entre meus irmãos, que me educaram da melhor maneira que puderam.

Certo dia Lorde Colum aparece em Sevenwaters com uma mulher linda, jovem e com uma maldade no olhar. Após os dois se casarem, as coisas começam a mudar na família. Lady Oonagh está sempre à espreita, observando os irmãos. Até que em uma manhã ela os flagra fazendo um ritual que fazem desde criança, pedindo proteção aos seres da floresta. Oonagh se sente ameaçada e lança uma maldição. Apenas Sorcha consegue fugir, mas seus irmãos Cormack, Conor, Liam, Finbar, Padriac e Diarmid não tem a mesma sorte. Os seis são transformados em cisnes e só conseguem voltar a ser humanos no solstício de verão ou de inverno, mas só por um dia.

Sorcha fica inconsolável e pede ajuda aos seres místicos. É então que surge a Dama da Floresta e lhe diz que há um jeito de quebrar a maldição: Ela não pode mais emitir nenhum som, nem contar sua história para ninguém (gestos, escrita, nada!) e terá que fazer seis camisas com o fio de uma planta chamada Estrela d'água que possui espinhos que machucam os dedos. Só assim conseguirá libertar seus irmãos, mas se falhar, eles ficarão para sempre como cisnes. É uma tarefa árdua, mas Sorcha é corajosa e determinada.

Era extremamente alta e esguia, tinha o rosto pálido como leite, os cabelos negros até a altura dos joelhos e um manto azul-escuro como o do anoitecer.

Algumas vezes sentia que eu mesma não podia falar nada, fiquei angustiada esperando para ver se ela iria cometer algum deslize. Mas como eu disse, ela é forte. Mesmo com tantas adversidades ela consegue seguir em frente com seu trabalho. Há muitos empecilhos no caminho, e em um deles acaba dando de cara com o maior inimigo dos irlandeses: os bretões. Red, um lorde em sua terra, a salva de se afogar e a leva para casa prometendo protegê-la, pois ela tem informações sobre seu irmão desaparecido que não pretende contar até terminar as camisas.

A história de Sorcha é envolvente e triste. Sofri junto com ela em vários momentos. Descobrimos que força de vontade é tudo, ainda mais quando envolve pessoas que amamos. E há um carinho entre ela e o bretão, apesar de serem inimigos, que nos faz querer gritar: Sorcha, sua idiota, deixa o medo de lado e fica logo com ele!

Enfim, não há como não adorar Filha da Floresta. Os personagens são bem construídos e o enredo maduro. E o livro tem um ótimo desfecho podia até ser único, sem nos deixar muito curiosos com o que acontecerá no próximo volume. Mas claro que quero ler a continuação. <3

56 comentários:

  1. Todo mundo lendo esse livro e eu aqui apenas babando nele.
    Confesso que a capa não me chamou a atenção, mas ao ler a sinopse me interessei.
    Esse história deve trazer várias lições. A forma como a protagonista luta pelo bem da família, passando por várias provações apenas pra quebrar a maldição dos irmão é lindo. Faz a gente repensar algumas das nossas atitudes para com a nossa própria família.
    Quero muito ler este livro, mas não tenho muita pressa por se tratar de uma série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, compra logo então, menina!
      Eu amei essa capa, mt lindinha. < 3
      Mostra lições lindas mesmo. A força que ela encontra para salvar seus irmãos é emocionante.
      beijos

      Excluir
  2. Caramba! Eu comecei a ler este livro há muito tempo mas ainda não consegui acabar, sempre o deixo de lado, talvez por não ter passado essas partes que você mencionou. Agora meio que fui intimada para terminar essa história, rsrs.
    Espero que esteja próximo do momento eu que eu não consiga desgrudar do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu me apeguei ao livro desde o início. Achei a leitura muito fluída. Mas não desista, viu?
      beijos

      Excluir
  3. Olá linda, tudo bem?
    Olha, primeiramente estou passando aqui para agradecer sua visitinha em meu blog no dia do meu aniversário e principalmente quando fechei parceria com a Editora Dracaena, pois fiquei feliz com sua mensagem e tinha que vim aqui retribuir de alguma forma seu carinho =]

    Outra coisa, eu comprei esse livro um dia antes do meu aniversário, melhor dizendo, meu namorado me deu de presente (risos)
    Só que agora estou para encomendar o segundo livro.
    Deveria ter pego naquele dia que peguei o primeiro, mas acabei pegando outro no lugar.
    Mas enfim...Espero poder gostar tanto da estória como você gostou, porque a resenha ficou ótima e ainda me deixou mais curiosa do que eu já estou (risos)

    Enfim...
    Olha linda, mais tarde estarei postando uma resenha em meu blog também
    Dá uma passada lá para dar sua opinião.
    Espero que goste
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/I-Love-My-Books/176089529213381?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem e você? :D
      Awn, não precisa agradecer, querida. Você está sempre deixando comentários super fofos aqui, só posso retribuir. ^^

      Acho que irá adorar o livro. Eu pelo menos amei!

      Beijos

      Excluir
  4. Olha, conheço muito pouco sobre a mitologia celta, mas esse tipo de história sempre me atrai. Não conhecia o livro!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure mais sobre ele então, para quem curte fantasia é um ótimo livro!
      bjs

      Excluir
  5. Amei seu blog, adoro quando estou fuçando por ai e encontro coisas boas... Bom já vou indo beijos!! napratheleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conheço nada de mitologia celta, mas deu vontade de ler sim, é bom pra começar a conhecer né? kkk
    Parece ser bem legal, por mais que não dê vontade de saber o que acontece no próximo haha

    Bjs
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo. A história é incrível e bem construída.
      beijos

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada nele. Nunca li nada sobre mitologia celta e fiquei com vontade de companhar os passos da Sorcha na tentativa de quebrar a maldição e salvar seus irmãos.
    Já coloquei na minha lista de desejados. Mas talvez só o leia quando saírem os 3 volumes, para lê-los um em seguida do outro rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe! A história é maravilhosa, me encantei demais com o livro.
      Que bom saber disso. *-*
      Em 2014 sai o 3°! /o/
      bjs

      Excluir
  8. Olá querida!

    Eu já li duas resenhas desse livro! Só por ter seres místicos, eu já iria ler com certeza! Sou apaixonada por fantasia!

    Parabéns pela resenha e por me fazer mais pobre, terei que ter esses livros!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      hahaha, também li só por isso, e no fim, me surpreendi ainda mais com a história!
      Obrigada, querida! *-*
      beijos

      Excluir
  9. Oie,
    li esse livro recentemente (esta para sair a resenha dele rs) eu tb gostei bastante mesmo sendo gigante a leitura é bem rapida, bons personagens e boa história.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo neste momento e adorando.
    Ainda na metade, infelizmente tenho que trabalhar e parar de ler por algumas horas, rs.
    Adorei a resenha, Sorcha é tudo isso mesmo que você disse!!

    Parabéns! Ficou ótima mesmo!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão triste ter que parar a leitura, né? rsrs
      Que bom que gostou. Espero que você continue gostando também, boa leitura!
      beijos

      Excluir
  11. Capítulos enormes costumam me irritar, e atrasar minha leitura. Mas espero que fique tão envolvida como você e nem sinta porque o livro parece ótimo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me irrito com capítulos enormes. Mas nesse livro nem sentimos. *-*
      bjs

      Excluir
  12. A capa simplesmente é linda. Gostei bastante da sua resenha o livro me agradou muito

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa! Tudo bem??
    Não li ainda nenhum livro que fala sobre fadas. Mais gostei da proposta, a capa é muito linda.
    Gostei da resenha, ainda não conhecia esse livro, mas estou fugindo de séries por que tenho outras na frente e outras que necessito completar. Mas anotei na minha lista de futuras série a ler...
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Tudo e você? :D
      Não sei se os seres místicos são fadas. Acho que não são. rs
      Que bom!:D
      bjs

      Excluir
  14. Ain quero esse tijolo na minha estante. A capa dele é muita linda, tenho muita vontade de ler.
    Acho que nunca li nada com um enredo parecido com o dele, mas tenho certeza que deve ser muito bom! Que bom que gostou :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queira mesmo, a história é ÓTIMA! Simples assim. rs
      bjs

      Excluir
  15. Estou louca pra ler esse livro e não consigo
    adquirir meu exemplar,não vejo a hora de poder lê-lo

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia logo! O livro assusta pelo tamanho, mas vale a pena!
      bjs

      Excluir
  16. A história me pareceu ser bem legal, me interessei. Quem sabe não compro o livro? Apesar de ter bastantes leituras acumuladas, me despertou curiosidade... E sei muito bem quando você falou do "só mais um capítulo"! Sempre faço isso, haha. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra mesmo, a história é ótima.
      Né? É normal acabar lendo mais do que dá. rs
      bjs

      Excluir
  17. Eu também acabei de ler um tijolinho rsrsrs.
    O livro que li tem 832 páginas!!!
    Fiz resenha dele lá no blog, apesar de ser enorme queria ler mais e mais!!!
    Um Big Beijo, fica com Deus. ♥

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, 800! :O Bem mais que esse. rs
      Vou lá ler sua resenha. *O*
      bjs

      Excluir
  18. To cansada de livros com continuação. :(
    Eu adorei DEMAIS a sua indicação, amo quando você fica nessa de querer ler mais e mais. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, todo mundo está, pelo jeito. rs Acho que só eu adoro séries; < 3
      beijos

      Excluir
  19. Admiro as pessoas que gostam de ler. Meu tempo é curto, não gosto muito deste

    Não gosto muito destes livros. Mais admiro muito que gosta.

    Beijos

    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não curte muito. Têm livros ótimos! *O*
      beijos

      Excluir
  20. OMG, bem eu não conhecia esse livro nem essa série até vc falar sobre ela, e eu gostei, é meu genero, e aparentemente tem um tema bem legal o/
    sem falar na capa, o/ eu gostei e quero ler o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal saber!
      Adorei a capa, linda, né?
      Leia mesmo, a história é ótima!
      bjs

      Excluir
  21. Nossa Dessa, amei a resenha e quando você disse as palavras mágicas "Celta" e "Irlanda", você me ganhou de cara. Não conhecia os livros e adorei a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, que legal saber, Mi!
      Tente ler, e depois me conta o que achou.
      bjs

      Excluir
  22. Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa belezinha, mas me parece ser um bom livro!
    Adorei, querida!

    Beijinhos *-*
    http://clicandolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Assim como você, estou louca para ler esse livro faz tempo. Fiquei feliz com essas novas edições que são incrivelmente lindas. Agora, só falta o dinheiro para comprar. rsrs
    Sua resenha me deixou ainda mais agoniada para comprar logo. :)

    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, tenta comprar mesmo! O livro é maravilhoso, não vejo a hora de ler o 2°!
      beijos

      Excluir
  24. Oie:))
    Eu estou louca por esse livro. Me apaixonei totalmente pela capa e sinopse♥♥
    Adorei a resenha! Me deixou com mais vontade de ler...
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é só elogios, sempre vejo resenhas mega positivas, mas por mais que eu as leia nunca consigo ter vontade de ler esse livro a ponto de colocar na lista de desejados. Acho essa capa perfeita, a história é bem original, mas acho que falta algo para que eu queira fazer a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa, que pena saber disso. Porque todas as resenhas positivas são verdades! O livro é ótimo! ^^
      beijos

      Excluir
  26. Sou meio suspeita para falar pois estou querendo ler esse livro há anos, e agora que publicou no brasil ainda não consegui comprar. :(
    Preciso comprá-lo logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. AMO mitologia, mas não conhecia esse livro... É a primeira resenha que vejo e acebei de colocar essa obra na minha lista de desejados! Mesmo tendo 92379723 páginas, pela forma que você falou, a história nos prende de tal forma que nem reparamos as páginas passando. Mal vejo a hora de ler :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, que legal saber! *-* Tão bom quando influencia alguém a ler. rs
      Se você ler, mal vai ver as páginas passarem. rs ;D
      bjs

      Excluir
  28. Gosto muito de livros que envolvem mitologia na história e acho que este iria me agradar.
    Só pela sua resenha fiquei com vontade de ler. Já tinha visto o livro em alguns lugares, mas nunca parei para ler algo sobre ele, e a sua foi a primeira resenha que li dele e logo me agradei. Parece ser muito bom!

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto. E a autora não focou muito nessa mitologia, mas mesmo assim ficou ótima a história, sabe? rs
      Que bom que gostou. Tente ler! Vale a pena. bjs

      Excluir