sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[Resenha] Herdeiro dos Sonhos

|

Autor: Matheus Borges Teixeira

Após a tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto tenta descobrir quem é e o que ele tem que fazer, suas ações irão revelar segredos escondidos por milhares de anos. Por conta de uma seqüência de acontecimentos misteriosos e sombrios, a vida de várias pessoas mudará para sempre quando se envolverem no despertar do mais sombrio e profundo segredo da cidade. Herdeiro dos Sonhos é uma narrativa fantástica que leva o leitor a ponderar sobre a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Aos poucos o autor mostra como a vida de diversas pessoas pode mudar completamente ao se envolverem e como elas podem se complementar. Pode não haver um propósito nas dificuldades que acontecem, porém a verdadeira força e capacidade de fazer a diferença está no modo de enfrentá-las, pois não importa o que você é, mas sim o que pode fazer.

 Herdeiro dos Sonhos é o livro da parceria com o autor Matheus Borges. Logo que o recebi me apaixonei pela capa, confesso que leria mesmo sem saber sobre a trama. Então, quando li a sinopse percebi que o livro parecia ter uma história peculiar e misteriosa. E não é que acertei?

 A história começa com uma forte tempestade e mostra o que alguns personagens estavam fazendo nesse momento. Após ela, um rapaz aparece misteriosamente em uma praia, sem se lembrar de quem é e o que está fazendo naquele local. O policial Ricardo o leva para a delegacia, informando-o que terá que lhe prender, pois ele tem sangue em suas roupas, porém não possui nenhum machucado. O garoto sabe que precisa fazer algo para se lembrar de quem é, então, foge de uma forma sobrenatural, afinal, quem é que consegue pular por um vidro, cortar o pé e continuar correndo? Ou então pular um poço de elevador apenas segurando o cabo com as mãos? Há algo realmente diferente nele. Ricardo fica possesso com sua fuga e faz de sua principal tarefa capturá-lo. Depois de fugir, acaba dando de cara com a "vidente" Marta, uma maluca que tinha previsto sua vinda. E é engraçado que Marta fala para o garoto que ele tem cara de "Renato", e o nome fica. O garoto misterioso agora tem nome.

Renato além de passar o livro todo fugindo da polícia é perseguido também por outro ser sobrenatural que surge e tem o intuito de matá-lo. Uma série de crimes horrendos está acontecendo, e tudo parece estar relacionado com duas espadas gêmeas que todos desejam. Fiquei chocada com os assassinatos e com os detalhes que o autor nos dá. Em um deles, os órgãos de um homem são costurados na barriga da vizinha do andar de cima. Fiquei: "minha nossa!". 

É difícil definir a premissa do livro sem acabar contando tudo. O livro é realmente diferente de tudo que já li. Achei-o estranho e encantador ao mesmo tempo. A narrativa do autor é gostosa, mas o que atrapalhou e muito a leitura foi a falta de ordem na linha do tempo. Deixa eu explicar... Uma hora estamos no presente com personagem tal, quando mudamos a página, e isso no mesmo capítulo, estamos presenciando algo do passado. Isso me confundiu muito no início, e demorei a me acostumar. Mas, quando peguei o jeito da coisa, achei brilhante os flashbacks, pois o autor ia nos contando aos poucos detalhes importantes da trama. Outra coisa que me atrapalhou um pouco foi a quantidade de personagens. Há muitos! Lia o nome e pensava "Quem diabos é você mesmo?", rs. 

Por ter muitos personagens há também muitas histórias paralelas, mas que no fim se encontram. Achei todas ótimas e descritas com ricos detalhes. A que eu mais me apeguei foi a de Aline, uma garota que se esconde através de uma maquiagem pesada, e que perdeu sua mãe, ficando sozinha com um pai bêbado que mal cuida de seu irmãozinho. Ela sofre muita na escola por seu estilo, mas após Fernanda, uma aluna nova, praticamente insistir em ser sua amiga,as coisas começam a "melhorar". Nem tudo são flores, afinal, desde a chegada do garoto misterioso, as coisas na cidade parecem estar fora de ordem e loucas. 

Enfim, o livro me abalou. Uma trama com a dose certa de mistério e suspense mesclada com seres sobrenaturais: Há anjos, Arkanos, demônios, lobisomens, entre outros. O final que não me agradou, o clímax foi fraco e insatisfatório, confesso que esperava bem mais, pois o autor desenrolou muito bem a história e quando chegou o desfecho fiquei com a sensação de faltar algo.

- Talvez seu avô não goste porque não entenda... As pessoas têm medo do que elas não entendem, pois consideram uma ameça.

41 comentários:

  1. Nossa, é uma pena que a leitura não tenha sido da maneira que você gostaria, porque eu li a sinopse e fiquei super interessada em ler, mas depois de ter visto algumas resenhas, eu percebi que muita gente fala do final desse livro. Mas também cada um vai ter uma opinião diferente, sei lá. Mas eu gostei da sua resenha, porque você soube ser bem objetiva em tudo que queria passar. Parabens =]

    Se cuida minha linda
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o final deixou a desejar, mas acho que tem que dar uma chance. ;)
      Obrigada, querida. *-* Tentei mostrar os pontos positivos e negativos do livro.
      bjs

      Excluir
  2. Olha, só por abordar sobrenatural eu já amei, mas estou ainda pensando se irei ler por causa do final, pois ele é o encerramento da obra é não pode ser fraco ou insatisfatório como você disse!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode mesmo, mas ainda bem que me decepcionei quando já estava acabando, rs. Se isso começa no início da leitura fica difícil daí, :/
      bjs

      Excluir
  3. Oi, Andressa! Tudo bem?
    Não é a primeira resenha que leio desse livro e, mesmo todas falando que ele é um pouco confuso devido a essa falta de linearidade, estou MUITO curiosa para conferi-lo. Ah, essa capa também é maravilhosa e muito enigmática, acho que o livro já me ganhou só por ela hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah, que bom saber. Acho que independente se um livro tem resenhas negativas deve-se dar uma chance. ^^
      Linda a capa mesmo, eu amei <3
      bjs

      Excluir
  4. Aborda quase tudo que eu amo: Mistério, suspense e coisas sobrenaturais" Que pena que o final não foi tão bom :( Essa confusão de não saber em que o a história está, acaba a atrapalhando a leitura mesmo...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, não tem como não querer ler algo com esses elementos. rs
      beijos

      Excluir
  5. Que pena que não foi tão bom quando você esperava :( mais a leitura parece boa para mim

    ResponderExcluir
  6. Essa semana li uma resenha desse livro, e a menina que leu criticou, disse que tinha achado tudo muito confuso, e que foram poucas as coisas que ela conseguiu entender o/ mais realmente eu leria só pra tirar minhas próprias conclusões.
    Só fiquei meio pé atrás, pq vc disse que o final é insatisfatório, o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente confuso em certos momentos, mas nada que me fez desistir da leitura, sabe? rs
      Mas vale a pena ler e tirar mesmo suas próprias conclusões.
      bjs

      Excluir
  7. Gostaria de ler para dar a minha opinião.. sei lá. Vai que eu gosto ! rsrs.
    Gostei da sua sinceridade na resenha.
    Beijos, fica com Deus.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. :D
      Espero que você tenha oportunidade de ler!
      bjs

      Excluir

  8. Olá, querida!
    Eu já li uma resenha dele, se não estiver enganada, e devo confessar que não prende minha atenção, apesar de ser de um dos gêneros que eu mais gosto.
    Espero que um dia possa ter a oportunidade de ler.
    Beijos ;*
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que você tenha oportunidade de ler. ;) Queria ver se a sua opinião é igua a minha. rs
      bjs

      Excluir
  9. Parece ser super legal, amei sua resenha.

    Blog: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  10. Há, eu acertei quando disso em outro comentário que o livro parecia ser tão bom quanto a capa. Fiquei curiosa agora, faz um tempo que não leio uma história assim, diferente e original. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber. ^^ O livro apesar de confuso é ótimo.
      bjs

      Excluir
  11. Nossa, parece que o livro aborda vários tipos de seres sobrenaturais e acho que é natural se confundir ou não lembrar quem é determinado personagem já que tem tantos rs
    Acho que essa falta de definição entre passado e futuro durante a narrativa também iria me irritar um pouco até me acostumar com isso =/
    Achei a capa bem bonita e gostei da sinopse. Se um dia eu tiver oportunidade de lê-lo, com certeza o farei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, me confundi muito com isso. :/
      Essa parte dos flashbacks me deixaram bem perdida e acabei achando a história confusa, mas depois acostuma. rs
      bjs

      Excluir
  12. Oiiii nao conhecia esse livro!!!
    Vou procura-lo para ler!!!

    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/09/a-linhagem.html

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas fiquei um tanto quanto curiosa. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante,mas ainda assim não despertou tanto a minha curiosidade. Se chegar a lê-lo vai ser pela Aline. adoro personagens góticas.
    A história parece ser bem legal, e a capa é bem bonita. Despertou minha curiosidade, sim. Mas não é algo que eu não possa controlar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Aline é muito legal. Ela tem um fichário cheio de espinhos. haha *-*
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Dessa!! Tudo bem?
    Aguardava ansiosa pela resenha desde que li a sinopse, e depois que li ela fiquei ainda mais animada =)
    Este livo se encaixou perfeitamente do que gosto em um livro de fantasia. Fiquei curiosa para saber como estes personagens se "encaixam" e com tantos seres sobrenaturais se apresentam na historia. Está na minha lista de desejados =)
    E parabéns pela resenha, ficou detalhada e me deixou bem interessada !!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, td e você?
      Que bom saber disso, Michelle. *-*
      Assim que puder, compre!
      Muito obrigada, é maravilhoso saber que você gostou da resenha.
      bjs <3

      Excluir
  16. Como eu já havia dito, amei essa capa e este livro já está na minha lista de desejados. Parece bem interessante, estou ansiosa para desvendar a história de Renato, só fiquei com um certo receio pelo fim, pois me sinto decepcionada quando um livro tão bom tem um final que falta algo. Mesmo assim preciso lê-lo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Juliana! /o/
      Ah, mas vai que você goste do fim? rs Sei lá, vale a pena ler igual, não me arrependi disso pelo desfecho. Só fiquei decepcionada mesmo. :/
      bjs

      Excluir
  17. Que pena que o desfecho não te agradou porque eu só gosto de finais empolgantes e misteriosos. Eu também leria esse livro sem saber a trama porque adorei a capa, gosto muito de capas com ilustrações, são as minhas favoritas. E acho um pouco difícil acompanhar um livro com vários personagens porque sou um pouco louca e me sinto desconfortável quando não sei o nome de todo mundo ou não me lembro :ppp Enfim, o livro parece bem legal ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro capas com ilustrações, são sempre as mais bonitas. < 3
      Nem fala, ter muito personagem acaba nos desviando da história em si. :/
      bjs

      Excluir
  18. Nossa, fiquei muito interessada nesse livro! Mesmo o final não te agradando, acho que a trama pode me agradar!
    E a capa é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mt linda mesmo. *-*
      O final não interfere, apesar de nos deixar com aquela sensação de faltar algo. rs
      beijos

      Excluir
  19. Juro que possuía algumas expectativas em relação a este livro. Ele me conquistou por sua capa e sinopse, mas, depois de conferir algumas opiniões, desisti de querer lê-lo. Porém, quem saiba um dia eu pegue-o para ler, sem muitas expectativas? rs

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe? E vai que você goste. rs Acho que vale a pena tentar. ^^
      beijos

      Excluir
  20. Oie:)
    Que pena eu pensei que o livro fosse tão bom, mas eu acho que vou dar uma chance.
    A capa é tão linda*-*
    Amei a resenha!!!!
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.
      Dá mesmo, apesar do final a história é muito boa.
      bjs

      Excluir
  21. Olá,
    com certeza esse é o tipo de livro que faz sucesso pela capa, ELA É LINDA!
    Já havia lido uma resenha dele e até procurei o autor, mas a época eu n achei e acabei desistindo... depois da sua resenha o estímulo voltou. A ideia do sobrenatural, td mt diferente do conhecido... SHOW!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir