sábado, 1 de junho de 2019

[Resenha] A paciente silenciosa

|
Autor: Alex Michaelides
Páginas: 350
Editora: Record
Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.
Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?



A paciente silenciosa, de Alex Michaelides, é um thriller psicológico que eu recebi na caixa V.I.B do Grupo Editorial Record. O livro foi lançado no final de abril, porém, só consegui trazer essa resenha para vocês agora. Eu simplesmente amo thrillers pelo simples fato de: 1. duvidar até da minha sombra; 2. me achar Sherlock Holmes e ser feita de trouxa no final; 3. acertar algumas suspeitas de vez em quando; 4. sentir na pele o conceito de blow my mind quando tem uma reviravolta muito foda! E com essa leitura foi quase tudo isso, exceto a terceira. Em nenhum momento suspeitei de nada. 

Alicia é uma excelente pintora, bastante renomada, mas que agora se encontra em uma clínica após ter matado seu marido com cinco tiros. Ela não fala desde então. Esse silêncio todo nos faz pensar que realmente algo além do que foi suspeitado aconteceu. Em vários momentos me vi pensando que Alicia no fim não matou seu marido. Em outros, seu silêncio me deixava com a certeza de que algo aconteceu naquela noite e que ela acabou matando, sim, o marido. 

Theo Faber é um psicoterapeuta que está disposto a tentar ajudar Alicia. Seu caso o interessa bastante, e caso ele consiga fazê-la falar sobre aquele fatídico dia ele será bastante sucedido em sua carreira. E aos poucos ele acaba se aproximando de Alicia e levando sua vontade de ajudar a paciente a alguns caminhos pouco éticos. 


A narrativa intercala entre Theo e os diários de Alicia de antes do assassinato. Percebemos que ela era uma mulher insegura e um pouco depressiva, e que tinha algumas pessoas próximas pouco confiáveis. O que nos leva a suspeitar de todos em certo momento. Porém, alguns relatos em seu diário parecem ser surtos psicóticos, então a questão é, ela realmente matou o marido?

O final, apesar de parecer um pouco corrido, é extremamente surpreendente. A leitura é totalmente viciante, não consegui desgrudar nem por um minuto do livro, pois eu precisava saber se Alicia finalmente ia falar. A paciente silenciosa é ambientada a maior parte do tempo em uma clínica psiquiátrica, o que faz o leitor conhecer outros pacientes também, e é algo bastante angustiante. Eu gostei muito da escrita do autor, e é um livro que eu recomendo para quem curte um bom thriller psicológico. 

4 comentários:

  1. Olá tudo bem?

    Eu simplesmente amo thriller psicológicos exatamente pelos mesmos motivos que você. Amo um bom suspense e tento sempre acertar o final, mesmo errando em boa maioria dos livros.
    Mas eu fiquei ainda mais fascinada por esse livro por ter juntado duas coisas que amo: suspense e psicologia.
    O fato de ter um psicoterapeuta no meio da trama me fascinou demais, de modo que agora eu tenho mesmo que ler esse livro.
    Também adorei sua resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também quero muito ler esse livro. Tua resenha me deixou mais curiosa ainda. Também tenho um blog literário. Siga-o www.livroseleiturasdepaula.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey! Tudo bem? Eu sou apaixonada por thrillers! Tô louca pra ler esse livros desde que vi as primeiras postagens de divulgação, adorei a proposta que ele traz. Acredito que essa ideia da Alicia não falar mais nada contribui muito pro suspense, afinal, a gente fica com aquela pulguinha atrás da orelha quanto as motivações da personagem. Gostei muito da resenha viu?

    Parabéns :)

    http://nebulosadeflores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Li estes dias este livro e simplesmente não consegui gostar. Achei tudo muito enrolado e o thriller mesmo foi bem pouco. Sobre o final muitos livros já se utilizaram disto então achei mais ou menos.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir