quinta-feira, 20 de junho de 2019

[Resenha] A fúria e a aurora

|
Autora: Renée Ahdieh
Páginas: 336
Editora: Globo alt
Duologia: A fúria e a aurora, 1
Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.
Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

A fúria e a aurora, da autora, Renée Ahdieh, é uma releitura do clássico As mil e uma noites. Eu nunca li a história original, mas já sabia um pouco sobre o que se tratava, e por isso fiquei muito animada por essa releitura. Renée conseguiu me envolver desde a primeira página e criou uma personagem forte e que tem grande destaque no enredo. Terminei essa leitura me perguntando o motivo de não ter lido antes. Me apaixonei pela ambientação e escrita da autora.

A história nos apresenta Sherazade, uma garota de dezoito anos que perdeu sua melhor amiga, Shiva, para o terrível rei de Khorasan. Khalid Ibn Al-Rashid tem uma noiva por noite, e na manhã seguinte, ela está morta. Apesar do horror da situação a cada dia famílias se despedem de uma jovem, por puro medo. Esse governo de terror, e a morte de sua melhor amiga, fazem com que Sherazade queira dar um basta nisso, e se vingar do rei. Ela então decide se voluntariar para ser sua esposa.


Na primeira noite a moça resolve contar uma história ao rei, que acaba se interessando bastante, porém, para saber o final ele precisa deixá-la viver mais um dia. Khalid percebe a intenção de Shazi, e os dois vão conhecendo melhor um ao outro a cada noite. A química dos dois é algo que cresce, e quando menos espera Shazi percebe que pode estar se apaixonando por um assassino. Mas, isso não seria possível, certo? Ela não poderia trair sua amiga ao amar o monstro que a matou.

Khalid é um personagem que possui um segredo obscuro, mas que aos poucos vai nos conquistando ao se mostrar além daquilo que mostrava aos outros. Até mesmo os personagens secundários conseguem cativar o leitor, e se mostram importantes no enredo. A autora colocou elementos que enriqueceram a trama e a deixaram muito envolvente. As descrições dos lugares são incríveis. 

Com uma narrativa leve e fluída Renée vai nos apresentando um romance de tirar o fôlego e que, mesmo sendo o foco principal do livro, vai formando um cenário político igualmente marcante, além de mostrar uma cultura tão diferente do que estamos acostumados. Eu amei essa leitura e indico para todos, tem uma boa dose de fantasia, romance e segredos obscuros.

4 comentários:

  1. Geente, que legal! Eu que quero ler mil e uma noites acho que gostaria de ler esse livro antes haha parece muito incrível, fiquei apaixonada lendo a resenha.

    Beijos

    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia o livro, mais adoro o gênero, romance é sempre bem vindo, desde que a construção seja bacana eu fiquei bem empolgada para ler a obra espero ter a oportunidade em breve!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro já faz um tempo, lembro que adorei a leitura, agora deu até uma vontade de ler a continuação, que também dizem ser muito boa.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    EU confesso que nao conhecia estes livro ainda, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura... Nao sabia que era uma reletiura de "MIl e Uma Noites".

    QUe otimo que a historia e bem explorada, incluindo a cultura e todos esses segredos obscuros...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir