quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

[Resenha] Replay

|
Autor: Marc Levy
Páginas: 238
Editora: Suma
Tudo que Andrew Stilman queria era uma segunda chance. Após partir o coração da mulher que amava, seu maior desejo era voltar no tempo e consertar os erros, mas isso é impossível – ou, ao menos, era o que ele pensava.
Na manhã do dia 9 de julho de 2012, durante sua caminhada matinal às margens do Rio Hudson, o prestigioso repórter Andrew Stilman é violentamente atacado, sem conseguir ver o criminoso. Após sua morte, o inesperado acontece. O jornalista não vê uma luz no fim do túnel, nem muito menos abre os olhos no céu, mas acorda dois meses antes de seu assassinato. Quando acorda, Andrew está de volta ao dia 9 de maio do mesmo ano. Ele vai reviver os dois próximos meses atento a qualquer detalhe que possa ajudá-lo a descobrir quem o agrediu – ou melhor, irá agredi-lo – dois meses depois.
Do coração de Nova York até as ruas de Buenos Aires, Andrew vive uma aventura repleta de reviravoltas, enquanto tenta salvar a própria pele e não decepcionar seu grande amor mais uma vez. O protagonista de Replay, best-seller de Marc Levy, além de consertar os erros que cometeu, terá de correr contra o tempo para tentar evitar sua morte e encontrar seus possíveis assassinos.


Replay é meu primeiro contato com a escrita do autor Marc Levy, publicado pela editora Suma. Eu sempre li muitas resenhas falando bem dos livros dele, porém, nunca tinha tido a oportunidade de ler. Na verdade, Replay estava há alguns bons anos na minha estante, só faltava um empurrãozinho. E agora eu finalmente posso dizer que já li algo do Marc Levy! E, eu já quero ler mais obras do autor, pois essa história foi muito surpreendente e a escrita dele é bastante envolvente. Como eu já tinha esse livro na estante resolvi começar a leitura sem relembrar a sinopse, o que nesse caso acabou se tornando algo ainda mais empolgante.

Eu comecei a leitura acompanhando a história de um homem que reencontra após muitos anos a ex-namorada da adolescência, alguém que teve um grande impacto em sua vida, e que foi embora sem se despedir. Esse reencontro acaba despertando os mesmos sentimentos novamente, em ambos, e assim eles começam a namorar. Até que ele acaba partindo o coração da mulher que ama. E, além de tudo, dias depois ele é assassinado. Eu fiquei tipo: que horror!


Mas, a parte mais incrível ainda está para acontecer, e eu nem esperava por nada disso. Esse mesmo homem assassinado acorda dois meses antes de tudo acontecer e ganha a oportunidade de mudar seu futuro e tentar descobrir quem é seu assassino. Então eu fui de pensar que era apenas um livro de romance e tudo mais para uma trama cheia de mistério e suspense. A busca para achar seu assassino é bastante intensa, principalmente porque Andrew é um jornalista que está fazendo uma matéria à respeito de um dossiê de um casal também de jornalistas, que foram torturados na ditadura argentina.

Andrew não tem medo de ir atrás da verdade, mesmo que se coloque em risco, e por isso fica muito difícil de saber quem pode tê-lo matado. Replay é um livro de romance e investigação que nos envolve do início ao fim. Até mesmo a história paralela que acompanhamos do casal torturado e a busca para montar a matéria é algo incrível. O autor conseguiu inserir tanta coisa no enredo, e de forma natural, sem parecer que nada é desenvolvido direito. Andrew é um homem que recebe a segunda chance e consegue aprender com seus erros, ele se transforma em uma pessoa melhor. 

O final é daqueles que você nem imagina a possibilidade, e por isso acaba sendo tão surpreendente. Replay tem uma narrativa dinâmica, tornando a leitura bastante fluída. Eu gostei muito desse livro, e mal vejo a hora de conferir os outros que o autor já tem publicado por aqui. Recomendo! 

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar, mas achei bem interessante. Eu já li um livro com uma premissa parecida (alguém morre e acorda para resolver o seu próprio caso.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem do autor. Mas fiquei bem interessada pela história, a capa é bem instigante.
    Gosto bastante de livros com finais surpreendentes, fico contente que esse livro tenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir