quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

[Resenha] A febre

|
Autora: Megan Abbott
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir.Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV?
Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.


A febre, da autora Megan Abbott, é um livro de suspense e estava nos meus desejados desde que eu fui em um encontro da Editora Intrínseca e a trama foi apresentada. O ritmo da narrativa cresce a cada momento que novas teorias são jogadas, e a autora em nenhum momento nos dá uma pista concreta. Eu fui avançando na leitura me perguntando onde tudo ia chegar. Uma cidade com um lago misterioso, acontecimentos estranhos, meninas com reações bizarras... Sério, qual o sentido de tudo? É paranormal? Fantasia? Psicológico? Durante a leitura são vários e vários questionamentos, e tudo isso só serviu para me fazer ficar grudada no livro até terminar.

E o que eu achei dessa história? Apesar da narrativa confusa, talvez com esse propósito mesmo, eu gostei muito do que encontrei. É um livro surpreendente, e talvez nem todos gostem do desenvolvimento, e até mesmo do final, mas todo esse clima de mistério e segredos me deixou muito animada para tentar descobrir o motivo de tudo. E, todas as minhas teorias estavam erradas.

Deenie, Lise e Gabby são amigas inseparáveis, então foi uma coisa horrível presenciar Lise tendo uma convulsão assustadora no meio da aula. A garota é internada no hospital, mas os médicos não fazem ideia do motivo e porque ela está tão doente. Há todo um mistério em cima disso, o que deixa as pessoas assustadas. Quando mais garotas desmaiam e têm tiques nervosos os pais começam a se preocupar. Surge todo o tipo de teoria, desde a vacina contra o HPV ser o motivo até a água poluída do lago. Ou será que é algo no ar da cidade?


Deenie tenta entender o que está ocorrendo, e porque apenas ela ainda não sentiu nada de estranho. Nesse meio tempo ela precisa lidar com o drama com as amigas: ela tem um segredo de Lise, e agora se sente culpada por a amiga estar tão doente, e Gabby está cada vez mais distante.

Há vários personagens no livro, e todos eles se destacam de alguma forma dentro da trama. Mas Deenie é uma das mais cativantes; com uma personalidade doce e tímida, ela não tem medo de enfrentar seja lá o que está acontecendo. Ela só quer ajudar suas amigas. 

A febre tem uma proposta bem diferente, e o mais interessante de tudo é que a história é baseada em um fato real que ocorreu em Nova York. Porém, já aviso que esse é um livro que divide opiniões, e algumas pessoas não curtiram tanto a narrativa da autora. Eu gostei da leitura, achei ela fluída e os vários pontos de vista de outros personagens fizeram com que o suspense fosse ainda maior. 


13 comentários:

  1. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele, confesso que fiquei bem curiosa quanto a leitura e saber o que está acontecendo. Quero ler e espero gostar tanto quanto você, pois adoro leitura fluída e com dinâmica na narrativa. Dica anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Então, eu coloquei um tempo atrás este livro nos meus desejados e depois eu desisti, pois eu li muita coisa negativa a respeito dele. Muita gente leu e acabou dizendo que não era muito bom que era confuso e então eu deixei passar. Mas eu ainda vou dar uma chance um dia, mas não tenho muita prioridade.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto algo sobre esse livro no insta, mas não sabia que ele era baseado em algo que realmente ocorreu.
    Muito interessante.
    Quando comecei a ler a resenha, eu pensei que não seria algo que iria pra minha lista de leitura, mas ao longo da sua narrativa percebi que o livro tem um entendo envolvendo, que prende k leitor, aguça a curiosidade.
    Já anotei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida, vejo esse livro tem muito tempo e não sabia sobre o que era a história, fiquei ainda mais surpresa por descobrir que é baseado em fatos reais, muito interessante isso, quem sabe eu dê uma chance futuramente, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei assustador os acontecimentos que as amigas presenciam. Gosto dos temas abordados e espero ter a oportunidade de conhecer a escrita da autora e não sentir dificuldades com o ritmo da narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Acho que vi este livro em algum outro lugar e fiquei interessada, gosto de livros que te deixam presas a história devido a todo um clima de mistério e esse parece ter muito disso, com toda a especulação que se forma. Adorei o post :D

    Bjus, Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei muito empolgada com o enredo. Achei a capa insana, mas foi algo que me chamou muito a atenção. Já quero ler e ter.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Antes eu tinha muita vontade de ler este livro, mas essa vontade passou depôs de um tempo. Hoje eu ja não tenho tanta curiosidade assim com relação ao livro. Acho que vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Andressa?

    Eu já conhecia a autora, mas esse livro em questão (Febre) ainda não conhecia, parece ser uma boa leitura, gostei da premissa e da sua resenha, fico contente que gostou da leitura. Parabéns pela foto, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha lido uma resenha desse livro e fiquei bem inativada e curiosa para saber o porquê dos acontecimentos.

    Na sua resenha você apresentou mais alguns fatos que eu não tinha lido nas anteriores o que me deixou cada vez mais curiosa.

    Sua resenha ficou bem construtiva e despertando ao leitor a curiosidade do que afinal esta acontecendo. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    A premissa me parece ser um livro bem envolvente. Mas sua resenha deixou bem claro que não é um livro que eu gostaria, livros confusos me deixa super nervosa e acabo desistindo da leitura sem esperar pela melhor parte, que pode não aparecer... Porém, gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Realmente, a proposta do livro é bem diferente e isso que chama atenção, a originalidade da história. Fiquei intrigada como tudo irá se desenrola e o que é essa febre e tudo mais... amei!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Olá Andressa!!!
    Acabei de ler sua resenha e já fui colocando o listo nos livros que quero ler.
    Fiquei me perguntando o que a Denie teria que foi a única não afetada de todas essas meninas??
    E apesar de suspense não ser muito meu gênero tem uns livrs aqui e ali que me despertam a curiosidade e esse foi um deles.
    Pela capa achei que seria algo diferente, mas lendo sua resenha vi que tem muita coisa mais por trás para se descobrir aí.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir