segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

[Resenha] Os Caras de Fantasma

|
Autor: John Flanagan
Páginas: 307
Editora: Fundamento
Série: Brotherband, 6
Hal e seus companheiros foram pegos por uma monumental tormenta quando partiram de Clonmel e por isso acabaram desviando de seu curso. Atracaram em uma terra tão distante que Hal não conseguiu reconhecê-la ou identificá-la nos mapas. E, mesmo sem avistar nenhum habitante no local, a tripulação do Garça-Real tinha uma sensação horripilante de que estava sendo observada. De repente, o silêncio foi rompido quando um urso gigantesco atacou duas crianças. Os garças entraram em ação e salvaram os garotos, ganhando, assim, o reconhecimento e a amizade da população. Mas não houve tempo para um merecido descanso ou comemoração! Os Caras de Fantasma, uma tribo selvagem e cruel que pinta os rostos de branco, estavam a caminho para saquear e destruir a vila. Os garças não poderiam deixar isso acontecer! Pelo menos, não sem uma boa luta.

1. Os exilados
2. Os invasores
3. Os caçadores
4. Os escravos 
5. A montanha


Os Caras de Fantasma é o sexto volume da série Brotherband, do autor John Flanagan e publicado pela Editora Fundamento. A série faz parte do mesmo universo de Rangers, porém, com outros personagens e voltado mais para a cultura viking. Quem acompanha o blog sabe o quanto eu adoro Brotherband, todos os livros que eu li até agora foram fascinantes e muito envolventes, e em Os Caras de Fantasma isso não mudou. Então, você sabe que está viciada em uma série quando já leu cinco volumes dela em um ano, pois é. Essa resenha não tem nenhum spoiler, mas você pode conferir as resenhas anteriores para se situar melhor na história.  

Os Brotherband estavam voltando para casa quando se depararam com uma enorme tempestade. Hal nunca tinha passado por algo do tipo, e essa foi de longe a pior tormenta que ele precisou encarar. Como skral, ele precisa tomar uma decisão difícil, com pouca água para todos, ele precisa escolher entre continuar no rumo, ou até mesmo tentar dar a volta na tempestade, (o que levaria dias e a água acabaria muito antes disso) ou então partir para o oceano Sem fim, de onde nunca ninguém voltou e que nem aparece nos mapas. O problema da segunda opção é que não há garantia de que achariam terra, e eles ficariam sem água mesmo assim. Após uma votação, e as duas opções sendo tão ruins, o grupo se decide por tentar a sorte no oceano Sem Fim.

Após dias eles conseguem encontrar uma ilha onde montam acampamento e esperam a temporada de tempestades passar. Aparentemente não há ninguém morando lá, mas os garotos sentem a todo momento que estão sendo vigiados. Até que certo dia eles acabam salvando duas crianças de um ataque de urso e descobrem que estavam sendo observados todo esse tempo. A vila não é muito grande, e após a população perceber que os Garça não representam nenhum perigo, e até mesmo salvar duas de suas crianças, eles resolvem fazer uma festa de comemoração.


A cultura desse povo é bem diferente do que os garotos estão acostumados, mas logo eles acabam fazendo amizades e trocando algumas experiências. Porém, Hal não fica muito contente de saber que há uma tribo de selvagens que ataca as vilas. Apesar de fazer oito anos que eles não descem o rio, a preocupação do skral é grande. E é então que chega a notícia que os Caras de Fantasma estão saqueando as vilas pelo caminho e logo chegarão onde eles estão. Hal poderia partir sem se intrometer na luta, que nem é dele mesmo, porém, saber que a tribo que ele conheceu, e que as pessoas que se tornaram seus amigos, está prestes a ser massacrada é algo inimaginável. Nenhum dos Garça pensa duas vezes, eles vão lutar!

A primeira parte da trama em que os Garça estão em alto mar é bem intensa e assustadora: as ondas são enormes, eles estão sempre molhados, Hal fica horas sem dormir e os suprimentos estão acabando. Eu gostei de finalmente ver o grupo tanto tempo no mar, porém, confesso que essa parte acabou sendo um pouco mais lenta, por conta de tanta descrição de navegação. O ritmo muda quando eles encontram a ilha e a tribo, onde as coisas se assossegam um pouco, apesar de todos os perigos.

Hal continua sendo um excelente líder, que sabe lidar com as situações e pensa no grupo como um todo. Nesse volume o autor não focou apenas em alguns personagens, conseguimos acompanhar as habilidades de cada um deles para o grupo e suas personalidades. Lydia continua sendo uma garota destemida, e que achou nos Garça uma verdadeira família. Os gêmeos continuam com as brigas absurdas. Jasper vai acabar mostrando seu verdadeiro valor. E Stig está muito mais maduro e não age mais por impulso, porém, algo acontece e ele vai precisar dos amigos para passar por uma situação difícil.

Eu gostei muito dessa leitura, e já estou ansiosa para começar a ler o sétimo volume. Recomendo demais a série. Se você gosta de uma boa aventura não vai querer perder essa que tem muitos perigos, mas também muita amizade envolvida.


5 comentários:

  1. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro que conheci essa série no seu blog, pego muitas indicações da Fundamento por aqui. Eu sempre gostei de piratas, por isso aventuras no mar me fisgam completamente, pena que justamente essa parte ficou com um pouco de excesso de informações. Mas nada que tenha tirado o brilho da história. Não vejo a hora de poder ler a série. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa obra e achei o título bem curioso.
    Por não ter lido os livros anteriores não sabia bem do que se tratava esse livro, mas sua resenha me ajudou a clarear minha mente. Rs
    Gosto bastante de livros com aventura, vou anotar sua dica.
    Sua resenha está ótima, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro do John Flanagan, só sei que quero muito conhecer a escrita do autor. Gostei da sua resenha e fiquei ainda mais interessado no livro por tratar de pirataria e aventuras em mar aberto, gosto muito do tema.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar sobre a série Rangers e tenho muita curiosidade de ler, mas essa outra série eu ainda não conhecia. Eu achei a premissa interessante e parece ser o tipo de leitura que me agrada. No entanto, me desanima muito o fato de serem tantos livros. Aliás, é o motivo para eu não ter lido Rangers ainda.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Legal que o foco não ficou restrito a apenas um personagem, acho que assim o leitor consegue visualizar melhor o enredo como um todo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir