sábado, 24 de março de 2018

[Resenha] Uma história de verão

|
Autora: Pam Gonçalves
Páginas: 304
Editora: Galera Record
É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.



Depois de Boa noite eu confesso que as minhas expectativas estavam lá em cima com Uma história de verão. Enquanto o primeiro livro tratou de assuntos importantes em todo o decorrer da narrativa, o segundo deixou os temas em segundo plano, focando no romance e no drama adolescente. E não se enganem, o livro não é juvenil, os personagens estão indo para a faculdade e a vida sexual deles é bem aberta, então sim, eu esperava que a história tivesse uma profundidade maior. E acabei me decepcionando. No entanto, apesar desse ponto negativo, pelo menos para mim que acabei esperando algo no estilo da primeira obra, a história é rápida de ler, e tem pontos positivos.

Um dos pontos é que a história é inspirada em uma música da banda Forfun. Eu amava as músicas deles quando era adolescente, então isso foi algo que me deixou um pouco mais empolgada em relação a leitura. Outro que eu posso citar: os amigos de Analu, gostei deles muito mais do que da personagem principal. Gisele e Yuri são mais pé no chão, e foram coerentes com sua personalidade. Analu se mostrava ora insegura, aquela que não sabia como contar para os pais que mudou o curso da faculdade, ora alguém muito experiente com os garotos e independente. E nem vou falar sobre o ex que a traiu e voltou a surgir em sua vida. Tem como ser mais trouxa?


Enfim, Uma história de verão nos mostra pais que nunca estão satisfeitos com sua filha. E sempre colocam mais e mais expectativas, muitas delas impossíveis, e esperam que ela siga os passos que eles querem. A família de Analu é superficial, ela flagrou o pai traindo sua mãe com a secretária, e no entanto, eles permanecem casados. A mãe de Analu precisa passar a imagem de que sua família é perfeita. E é por isso que o baque é grande quando a garota fala na festa de comemoração, feita para ela e o irmão gêmeo, que não passou no curso de direito, e sim em cinema, seu grande sonho.

Eu não achei a obra ruim, não me entendam mal, mas eu esperava que os temas tratados não fossem deixados em segundo plano. E, eu confesso, a "inocência" da personagem me incomodou um pouco. A leitura é bastante fluída, os capítulos não são longos, e é possível ficar curiosa para saber como a vida de Analu vai ser daqui para a frente. O ex em sua vida não foi algo que eu gostei, não torci nem um pouco pelo casal, e depois dessa vibe 'eu consigo me virar sozinha', eu esperava atitudes bem diferentes e mais maduras da parte dela.  

Eu fico chateada de não ter gostado tanto assim desse livro da Pam, mas realmente senti falta do que eu encontrei em seu outro livro. Se você procura uma história leve, descomplicada e bem verão, você vai gostar bastante de Uma história de verão. Essa capa está muito amorzinho, eu adorei ela.

10 comentários:

  1. Andressa!
    Uma pena não ter gostado tanto do livro e concondo com alguns de seus questionamentos que fez, principalmente em relação a inocência da protagonista.
    E também ser mais focado no romance...embora eu goste.
    Acho bem importante esses temas serem abordados e poderem de alguma forma, ajudar os adolescentes.
    Bom domingo de luz e paz!
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/03/divulgacao-cultural-40-28-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é muito fofa!
    Não é a primeira vez que vejo resenhistas preferindo o primeiro livro do que esse; fico até curiosa em relação a Boa noite.
    Acredito que eu não vou ler esse livro, me incomoda muito quando a história não é aprofundada e fica só naquela superficialidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Andressa

    Eu desde que vi já pensei que não seria meu tipo de livro. Achei que tinha uma pinta muito juvenil e quando os temas ficam tratados meio superficialmente, fico sempre com a sensação de vazio, de quem não teve todas as duvidas saciadas... Enfim, acho que essa leitura deixarei passar. Esse lance da inocencia da personagem, dependendo de como é tratado, realmente pinta surreal e pode cansar o leitor, porque fica aquela coisa forçada, até enjoativa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro e nem a autora. A trama é bem interessante e bem envolvente, apesar de haver alguns pontos negativos, ainda houve uma química legal da trama. Não sei se leria mas me deixou bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente isso acontece! Quem sabe no próximo você já goste mais.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Pelo visto é uma leitura mais jovem e de repente por isso a autora não aprofundou tanto, no entanto, a capa e a premissa me chama atenção e me agradaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Que pena que o livro não te agradou como um todo infelizmente isso acontece de vez em quando,pelo que vi as questões foram deixadas de lado é ruim quando isso acontece.Acho que não ia gostar dessa protagonista também não pelo jeito que você descreveu parece bobinha demais para meu gosto.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. olá, Andressa. uma pena que o livro não te cativou como o outro da autora... eu não leria por ser um gênero que não curto, e ainda mais depois dos pontos que vc falou que te incomodaram,definitivamente não é uma leitura pra mim...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O livro me parece interessante, mas como você falou, acho que focar muito no romance não é muito bom. Tenho muita vontade de ler "Boa noite", "Uma história de verão" tem uma capa linda, talvez eu compre o livro só pela edição. Adorei sua resenha. Espero ler algum dos dois livros da Pam.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Nunca li nada da Pam Gonçalves, mas já tive uma experiencia parecida com a tua, de ler algo do autor e ir para o próximo livro com uma sede de leitura e acabar se decepcionando, mas... faz parte. Sinceramente, Uma história de verão, não me despertou muito interesse, mas, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir