segunda-feira, 26 de março de 2018

[Resenha] Ruínas de Gorlan

|
Autor: John Flanagan
Páginas: 239
Editora: Fundamento
Série: Rangers - Ordem dos arqueiros
Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Ruínas de Gorlan é o primeiro livro da série Rangers - Ordem dos Arqueiros, do autor John Flanagan. Eu li os três primeiros livros dessa série em 2011, e acabei nunca dando continuidade. Porém, desde o ano passado tenho acompanhado outra série do autor, do mesmo universo de Rangers, que eu estou adorando: Brotherband. Então, eu acabei ficando com aquela vontade enorme de terminar Rangers, e por isso resolvi fazer a releitura dos primeiros volumes, e minha nossa! A leitura foi ainda melhor do que a primeira vez. Vários detalhes eu nem me lembrava mais, reler esse livro foi incrível. O autor tem uma forma muito envolvente de cativar o leitor em sua trama, e diferente da maioria dos livros de fantasia, ele não perde muito tempo detalhando lugares. É tudo muito dinâmico, e acompanhar Will nessa jornada é fabuloso.

Will nunca soube quem eram seus pais, apenas que o pai foi muito corajoso na guerra contra o mal. A partir disso, o garoto inventou uma história muito enfeitada sobre quem ele era: um bravo guerreiro, que fez uma grande diferença na guerra. Sendo assim, o sonho de Will sempre foi entrar para a Escola de Guerra e seguir os passos do pai. Quando os órfãos que o barão acolhe em seu castelo atingem certa idade, eles podem escolher o ofício que querem seguir. Para grande amargura de Will, seu rival, Horace, é escolhido na Escola de Guerra. E ainda para sua decepção, eles não o aceitam nela também. 

É então que Will descobre que suas habilidades chamaram a atenção de Halt, um arqueiro da Ordem dos Arqueiros, uma das mais importantes posições, e também desconhecida, já que a ordem é muito sigilosa e não revela muito sobre o que praticam. Will inicia seu treinamento com Halt, e descobre que ser pequeno não é uma desvantagem. Will é ágil, sabe ser silencioso e escala muito bem. Depois de anos sofrendo nas mãos de Horace, e ouvindo que nunca iria ser um guerreiro com aquele tamanho, ele enfim se sente útil. Em contrapartida, apesar de Horace ser grande, valente e temperamental, acaba sentindo na pele tudo o que fez Will passar, quando um trio de valentões resolve o incomodar. As punições são pesadas, mas o garoto não pensa em desistir.


Nesse primeiro livro temos um desenvolvimento focado no treinamento de ambos os garotos. E por mais que seja uma introdução ao enredo de Rangers, não achei em nenhum momento a leitura cansativa. É tudo tão fascinante, e tanto Will quanto Horace mostram um grande amadurecimento no decorrer da narrativa. E o autor aos poucos vai mostrando que o mal está ressurgindo, e que tempos difíceis estão por vir. Será que Will estará preparado?!

Há pequenas reviravoltas na trama que deixam a leitura ainda mais empolgante. Esse volume não possui tanta ação, exatamente pelo que eu disse anteriormente: ele introduz bastante esses dois jovens no ofício que vão desempenhar daqui para a frente. Mas, o próximo livro promete um pouco mais de perigos e aventuras. Os capítulos são curtos, o que torna a leitura ainda mais fluída. E a escrita do autor é muito viciante. Você não consegue largar o livro até a última página chegar.

O que eu mais gosto na trama de Ruínas de Gorlan é que ela mostra que os heróis não precisam ser altos, fortes e tudo mais. Eles podem ser pequenos e de aparência frágil. Will mostra que inteligência também é importante. E que um arco e flecha pode ser tão poderoso quanto uma espada. Eu estou louca para continuar essa série, eu gostei muito do enredo leve, cheio de aventuras e algumas lições. Recomendo muito os livros do John Flanagan. Ele escreve uma fantasia juvenil de qualidade.

22 comentários:

  1. Olá!
    Não tinha conhecimento do livro, mas vejo que há uma premissa muito boa. A história do garotinha é bem interessante e impactante já que percebo haver bullying por ele ser pequeno, mas que ele tomou isso como coragem para conseguir o que queria. Já quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Andressa!
    Prefiro leituras como essa, que trazem uma fantasia bem construida e muita aventura, onde podemos nos divertir com os personagens e acompanhar seu desenvolvimento durante toda trama.
    Gosto dos livros de fantasia.
    “Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.” (Vitoria Cirilo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Adoro reler alguns livros, sempre descubro coisas novas em enredos que eu já conhecia. Não conheço a série e apesar de ser um livro mais introdutório a trama parece boa e deixando ansiosos pela continuação que pelo visto trará os tempos difíceis. Vamos anotar a recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adoro fantasia e gostei muito de conhecer essa série. Já vi resenhas dela por aí, mas nunca tive muito interesse. E hoje confesso que me interessei muito! A ambientação medieval, com todos os detalhes de lutas e guerreiros, os meninos aprendendo seus ofícios, na luta contra o mal, me agrada de verdade!
    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pelo visto essa série é daquelas pra se ter na cabeceira né.
    Eu não sou tão conhecedora de livros do gênero, mas tenho tentado realizar algumas leituras e me surpreendido bastante.
    Vou anotar essa dica pra ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Nunca antes tinha ouvido falar dessa série e não despertou o meu interesse, confesso. Não sou muito de ler fantasia, apesar de quando ler amar!kkkkkkk... No momento, estou apaixonada por Harry Potter, que eu só conhecia pelos filmes, mas que está sendo fantástico acompanhar através dos livros. É sempre assim: não dou nada por determinada fantasia, mas quando leio me rendo.rsrs Portanto, o fato de Ruínas de Gorlan não ter me atraído não significa nada: provavelmente se um dia o livro aparecer em minhas mãos acabarei me apaixonando pela história. :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já faz muitooo tempo que estou querendo ler este livro. Mas quando penso que são 11 fico com um pé atrás! Lendo sua resenha minha vontade de ler retornou, quem sabe não tomo coragem e pego para ler este ano?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu tenho uma amiga que ama essa série e ela sempre me recomenda, mas eu sempre acabo deixando de lado. Eu adoro a premissa do livro, então provavelmente é uma leitura que eu gostaria de fazer. E fico feliz em saber que o autor não estereotipou os heróis, trazendo eles mais "pequenos" e frágeis. Adorei.

    beijos e parabéns pela resenha! =)

    ResponderExcluir
  9. Não sou de ler fantasia, mas confesso que essa premissa me ganhou. Já vi pessoas lendo esse livro e nem tinha dado atenção, agora fiquei interessada.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Já vi muitos falando sobre essa série por ai, e sei que são bastante livros também, mas sabe que sempre tive uma pequena curiosidade sobre a história e lendo sua resenha essa curiosidade voltou e espero em algum momento ter a chance de realizar a leitura da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá Andressa!!!
    Quando eu li a sinopse fiquei arrematada do livro me lembrar muito o estilo "Robin Hood", mas acho que se deu pelo personagem fazer parte de um grupo de arqueiros.
    Essa é a primeira vez que ouço falar do mesmo e achei interessante que a história tenha rendido uma outra, e que você gostou tanto que até está relendo esta para lembrar de fatos mencionados na que tem ligação.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca curti livros de fantasia, mas meu marido sempre quis ler essa série.
    Gostei bastante de sua resenha e vou anotar para a listinha de presentes de datas comemorativas para o marido.. huahuahuhua
    Obrigado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro e o gênero não me agrada muito, mas achei a história bem interessante apesar de tudo. Pelo fato de se focar no treinamento dos garotos eu realmente já pensei que seria uma leitura cansativa então fico feliz que esse não é o caso. Adorei o modo que a autora descreve os heróis, é bem diferencial e intrigante ♥

    UM BEIJO

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa

    Que bom que você não achou a leitura cansativa. Capítulos curtos realmente deixam a leitura mais dinâmica, eu só não leria porque é um gênero que raramente leio, não me chama muito a atenção. Achei bem bacana essa não estereotipagem gos heróis, achei bem válida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu já vi resenhas rolando por aí, mas confesso que a sua foi a que mais me deixou empolgada em ler o livro. Eu curto bastante fantasia e com certeza com essa eu irá curtir também. Adorei a resenha e já estou separando o meu exemplar e colocando na lista do próximo!
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oiee Andressa ^^
    Nossa, eu sempre quis ler essa série! Lembro que batia os olhos nos livros desde que criei minha conta no Skoob, mas não sei por que ainda não os li. Deve ser por serem vários, aí dá preguiça e um pouco de dó do dinheiro...haha' Mas a história parece ser incrível, bem diferente de tudo o que eu já li, e é tão bom quando os personagens fogem do "comum", né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii. Tudo bom? Adorei o post. O livro parece trazer uma história bem interessante (confesso que tenho uma paixãozinha por arco e flecha e sou louca para aprender a usa-los).
    Adorei sua resenha e esse livro com certeza vai para a minha lista de desejados.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  18. Legal saber que o livro é leve e instigante. gosto desse gênero, mas nunca li o autor, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa! Tudo bem?
    PENSA numa série pela qual dou um boi pra não entrar e uma tropa pra não sair!
    Até agora li sete dos doze livros, junto com um amigo meu super querido, e me apaixonei pela premissa e os personagens! Como tu falou no texto, o Horace muda MUITO! E no passar dos livros ele se torna um dos melhores personagens!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Muitos falam dessa série, mas a o nada não encarei pela quantidade de livros. Hahaha
    Achei legal ele não ser tão cansativo, geralmente livros que tem a função de apresentar todo o universo e seus personagens, são um pouco cansativos. O que não é o caso 🤓
    Espero conhecer melhor a história em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu ja tinha visto esses livros por ai, mas nunca me interessei muito por eles. A capa nunca me atraiu muito e nunca tive vontade de ler resenha dele antes. Mas agora acho que vou dar uma chance ao livro. Vou tentar comprar da próxima vez ou assim que possível.

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu adoro fantasia mas normalmentr fujo dessas histórias com cavaleiros e etc. Sua resenha me convenceu a dar uma chance a esse titulo, pois parece se diferenciar de outros do gênero. Adorei!

    ResponderExcluir