quarta-feira, 14 de março de 2018

[Resenha] Deixada para trás

|
Autor: Charlie Donlea
Páginas: 368
Editora: Faro Editorial
Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.
Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.
A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.
Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.

Deixada para trás é o segundo livro do Charlie Donlea que a Faro Editorial lançou aqui no Brasil, e mais uma vez temos um thriller psicológico incrível e com um suspense de tirar o fôlego. As reviravoltas acabam por confundir o leitor, e fica um pouco que impossível de resolver o caso. Eu cheguei perto do final sem fazer ideia de quem poderia ser o culpado. E essa sensação é a que eu mais gosto em livros no gênero: ser surpreendida por alguém que eu não estava esperando. Voltando para trás na leitura eu, pelo menos, não consegui achar nenhuma pista que poderia ter dado a ideia do culpado. Os fatos só aparecem quando a narrativa entra no passado, e conta o fatídico dia do sequestro. Dessa forma, não me senti tão burra por não ter percebido. 

Nicole e Megan estudam no mesmo colégio, porém, não são amigas. Nicole é mais rebelde, adora seduzir os garotos, e tem um temperamento difícil. Já Megan é mais correta, gentil e focada, ainda mais sendo a filha do xerife da cidade. Certo dia, em uma festa, ambas garotas somem. A polícia não consegue localizar nenhuma das duas. Até que algumas semanas após o desaparecimento, Megan surge. Ela conseguiu escapar de um bunker no meio da floresta, e foi salva por um caminhoneiro que estava passando por perto naquela hora. Megan vira a garota sequestrada que conseguiu escapar, e todos esquecem de Nicole. 

Lívia, a irmã mais velha de Nicole, é uma perita forense, que um ano após o sequestro da irmã, recebe em sua mesa o corpo de um jovem que está ligado ao passado de Nicole. Lívia sempre se culpou por não ter atendido o telefonema da irmã no dia do sequestro. Ela sempre pensou que poderia ter a salvado de alguma forma. Agora, ela só quer encontrar o corpo de Nicole para poder dar um final nisso tudo. Junto com Megan, que está recobrando algumas memórias daquele dia, elas vão atrás de pistas de por que ela conseguiu escapar, e o que pode ter acontecido com Nicole.


A narrativa do autor intercala entre três personagens principais - Lívia, Nicole e Megan -, e também entre o passado e presente. E apesar de ela não ser linear, os capítulos vão se aproximando do dia do sequestro com "um mês antes do sequestro" ou "treze meses depois do sequestro". Então, temos relatos do que Nicole fez antes de ser sequestrada, e no presente acompanhamos Lívia e Megan tentando entender o caso, até que chegamos na conclusão, e o que o autor nos revela é completamente chocante. Eu fiquei estarrecida com aquele final. Juro.

Deixada para trás é uma leitura marcante, com capítulos curtos, personagens convincentes e situações arrepiantes. Eu gostei dessa nova obra do autor, e já quero que a Faro Editorial traga mais livros dele. Eu simplesmente amo thrillers, porque eu sempre consigo me envolver na trama de uma forma intensa e crítica, no sentido de tentar entender quem são os personagens e quem pode esconder algo importante. Recomendo muito o livro!

18 comentários:

  1. Andressa!
    Estou com A Garota do Lago aqui para ler e já quero esse também.
    Gosto demais de livros que alternam passado e presente.
    E aqui ainda tem toda a trama dos sequestro e a mente doentia do sequestrador, acoplados a uma escrita que prende o leitor que só quer deixar o livro quando resolver toda a trama, achei fantástico e quero ler.
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada na obra, já vou adicionar no skoob porque eu via ele mas não me dava atenção alguma, mas fico pensando como deve ser a experiência de ter passado por isso? Nossa, deve ser um suspense bem louco e arrebatador mesmo. Adoro este tipo de suspense.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa,
    Quem conhece meus gostos literários sabe que amo thrillers e estou sempre a procura de uma nova recomendação do gênero. Só que livros de suspense sempre nos trazem os mesmos elementos, o que os deixam muito parecidos e sem grandes surpresas. Deixada Para Trás me deixou ansiosa para desvendar este mistério e o diferencial da história, para mim, está na sobrevivente Megan (que terá relatos sobre o ocorrido) e na Livia, que por ser irmã de uma das vítimas fará com que seu papel de detetive desta história tenha uma carga mais íntima e pessoal. Ainda não li nada do autor, mas estou certa de seus livros irão para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andressa!

    Eu amo thillers, sobretudo os psicológicos! Fico com o coração na mão, suando frio, desesperada, mas nunca deixo de lê-los.kkkkkkk... Só a sinopse de Deixada para Trás já me roubou o fôlego e sua resenha me instigou ainda mais. Tenho um milhão de livros na lista de futuras leituras, mas já quero ler esse! Provavelmente o devorarei em poucas horas e depois terei pesadelos. Normal.kkkkkkkk...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Todos os elogios que você desenvolveu sobre o livro me fisgaram porque estou entrando neste gênero agora e quero ler algo como esse:personagens convincente e este tipo de trama que incomoda, mas prende. Adorei a indicação!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma certa curiosidade por esse livro, desde que o vi por aí. Adoro esse gênero literário. E o fato de você ter tecido elogios a ele me animou bastante. Saber que não perderei meu tempo é um alívio.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Já estava na minha lista de desejos e não vejo a hora de iniciar a leitura!
    Obrigado pela dica!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, sua resenha me deixa com ainda mais vontade de ler esse livro, pois amo esses livros cheios de mistério, onde tentamos criar inúmeras teorias mas nem chegamos perto da verdade.

    ResponderExcluir
  9. MANO DO CÉU! Eu quero esse livro! É sério mesmo, porque já é a terceira resenha que leio sobre e fico muito animada. Eu quase nem tenho livros da Faro em casa, então, nenhuma experiência com a editora e muito menos com o autor. Estou ansiosa para ler. Adorei a sua resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não leio muitos thrillers, mas ultimamente venho sentindo curiosidade de ler mais livros desse gênero. Tenho visto muitos comentários positivos sobre esse livro e a sinopse é realmente instigante. Apesar de não gostar muito quando o autor apresenta uma narrativa não linear, intercalando entre o passado e presente, porque acho que isso pode quebrar o ritmo da leitura. Porém, parece que no caso desse livro funciona. Além disso, estou bastante curiosa para saber o que é revelado no final que é tão surpreendente.
    Adorei sua resenha e a dica está anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem??

    Então, posso dizer que foi o melhor livro do anoooo simmmmmm!!!!
    Charlie arrasa, amei a bagunça q ele fez na minha cabeça, não descobri nada dessa vez.
    Adorei sua resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Eu não costumo ler trellers, porque acabo me impressionando fácil de mais, mas tenho visto este livro em varias redes sociais e ficado curiosa para conhecer um pouco mais. Sua resenha me deu uma clareza sobre o conteúdo e sobre o suspense, e o fato de não ter conseguido descobrir até chegar ao fim me deixou bem curiosa pra saber como se esconde tão bem assim um resultado rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. ADORO THRILLER.
    E essa capa me deixou impactada. Quero muito ler essa história e me surpreender com o enredo. Só ouço elogios a obra, quero muito conferir!

    ResponderExcluir
  14. Olá Andressa, tudo bem?

    Eu comecei a ler Deixada para trás logo que ele chegou em casa, mas devido a mil outros afazeres, acabei deixando-o de lado e dando preferência a livros que não necessitassem de tanta atenção quanto um thriller precisa, rs. Mas ele está na minha meta de leituras agora para o início de abril e não abro mão disso! Donlea só escreve coisa boa!

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andressa!
    Eu adorei esse livro. Já sou apaixonada desde o primeiro livro que li do autor e fiquei super ansiosa por este.
    Comecei o livro e não consegui largar até terminar. Foi difícil imaginar quem seria o psicopata e tentar desvendar cada mistério da trama. Adorei o final que ficou meio aberto e me fez questionar diversas coisas.
    Achei a trama sensacional, especialmente para mulheres.

    Um super beijo,
    Barb.
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Estou louca para ler algo deste autor e fiquei super curiosa com esse livro! Adoro thrillers e adoro ser surpreendida até o final! É a melhor sensação quando não conseguimos montar o quebra cabeças e o autor vem e mostra como tudo estava ali na nossa cara né? rs Adorei saber também sobre os capítulos curtos, personagens verossímeis e situações arrepiantes. Já anotei a sugestão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu obtenho esse livro em minha estante, a trama é bem envolvente, com uma premissa muito boa. Eu gosto bastante de livro que contém mistério e suspense, e esse já me deixou bastante curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  18. Oi oi querida!

    Adorei a resenha e amei conhecer essa história. Não sabia nada sobre o enredo do livro, e até fiquei com receio de começar a ler por causa da sinopse, mas agora que li sua opinião eu amei o livro e já quero ler em breve. Não sou acostumada a ler livros do gênero, mas creio que preciso sair dessa minha zona de conforto.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir